Valentine’s Day: Conheça 5 tradições do pelo mundo

Vários países comemoram o Valentine’s Day de diferentes formas. Conheça algumas delas.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A data mais romântica dos Estados Unidos acontece no dia 14 de fevereiro. O famoso Valentine’s Day celebra o amor em todas as suas formas, em especial o romântico e platônico, como já explicamos aqui. Mas não é só na América que a data tem significado. Vários países do mundo inteiro comemoram o Valentine’s Day de diferentes formas. Conheça algumas a seguir!

Mas antes...

Tópicos deste artigo

Uma breve história sobre o Valentine’s Day

Segundo a história mais popular, acredita-se que a data foi escolhida por marcar o aniversário de morte de São Valentim, um santo relacionado ao amor romântico por enfrentar a proibição de casamentos na Idade Média.

Na época, quando era bispo, Valentim desrespeitou as ordens do imperador que bania matrimônios durante a guerra para que seus soldados lutassem melhor, e continuou a unir jovens apaixonados em segredo. Por isso, foi preso e condenado à morte.

5 tradições de Valentine’s Day pelo mundo

Vários países do mundo inteiro comemoram o Valentine’s Day de diferentes formas.

1. França

Embora seja uma celebração famosa nos Estados Unidos, há relatos de que a primeira carta de Valentine’s foi escrita na França em 1415, quando o Duque d’Orleães enviava cartas de amor à sua esposa da prisão.

Hoje em dia, a vila francesa chamada Valentine vira o epicentro do romance entre o dia 12 e 14 de fevereiro todos os anos. Casas, jardins, árvores e espaços públicos são decorados com cartões, rosas e pedidos de casamento. Além disso, alguns casais seguem a tradição de plantarem uma mudinha de árvore na data, representando o amor compartilhado por eles.

2. Romênia

Na Romênia, a comemoração acontece dez dias depois. O dia 24 de fevereiro, um feriado nacional chamado de Dragobete, é uma mistura de dia dos namorados (ou day for lovers, como chamam por lá) e celebração da primavera de uma vez só. Localmente, é considerado o início da nova estação, quando os romenos se despedem do rigoroso inverno.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os casais escolhem esta data para ficarem noivos. Eles vão colher flores juntos e amigos molham seus rostos com a neve remanescente para desejar boa sorte.

3. Filipinas

Nos últimos anos, o 14 de fevereiro é o dia do casamento em massa nas Filipinas. Isso porque o governo passou a patrocinar eventos para que jovens casais pudessem se casar.

As cerimônias coletivas acontecem em shoppings e outros espaços públicos pelo país e reúnem centenas de casais para firmar seus laços ou renovar os votos.

4. Coreia do Sul

Os coreanos não limitam a celebração do amor apenas em fevereiro. Na Coreia do Sul, o dia 14 de todos os meses do ano é comemorado de alguma forma diferente. Em maio, por exemplo, é o “dia das rosas; em junho, o “dia dos beijos”.

Em fevereiro, as mulheres presenteiam os homens com chocolates. Cada tipo de relação pede por um chocolate diferente. No dia 14 de março, chamado de “Dia Branco”, são os homens que presenteiam as mulheres.

E há, inclusive, um dia para os solteiros: 14 de abril, quando os coreanos solteiros se vestem de preto e jantam juntos um macarrão chamado de jjajang myeon tingido de preto e feito com carne de porco e frutos do mar.

Estude na Coreia do Sul

5. Gana

Gana celebra o “Dia do Chocolate” no 14 de fevereiro. A tradição não tem uma história romântica: o governo criou a data em 2007 para melhorar o turismo no país. Gana é um dos maiores produtores de cacau do mundo.

No dia 14, há shows, eventos e jantares temáticos em restaurantes pelo país para comemorar o chocolate. E, é claro, as pessoas se presenteiam com essas delícias!