Férias acadêmicas e viagens no exterior

Por Hotcourses Brasil

Flórida é um ótimo destino
Flórida é um ótimo destino
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Vida de estudante universitário é corrida. Fato! São meses em salas de aula, de estudos em casa, de provas e trabalhos para entregar... Muitos ainda precisam manter um equilíbrio entre universidade e trabalho, sem deixar que um atrapalhe o andamento e o aproveitamento do outro. E, é claro, precisa sobrar um tempinho também para a vida social. A situação é a mesma em qualquer lugar do mundo. A vantagem de se estudar no exterior é que, uma vez em férias, você tem um país inteiro para explorar.

Quando acontecem as férias acadêmicas no exterior?

Em países do Hemisfério Norte como Estados Unidos e Inglaterra o ano letivo termina no meio do ano, quando inicia-se o verão. A Summer vacation dura os três meses da estação (junho, julho e agosto). É o período em que todos aproveitam o tempo agradável para viajar e fazer atividades ao ar livre após passarem pelo inverno, que costuma ser bastante rigoroso.

As férias de inverno no final do ano é só uma folga, chamada de Winter break, durante o Natal e a virada do ano, recomeçando as aulas logo nos primeiros dias de janeiro. Tem também a Spring break, uma semana de folga universitária para marcar o início da primavera, em março.

Todos esses breaks (folgas) e vacations/holidays (férias) indicam o término ou o começo de um term – bimestre, trimestre ou semestre, dependendo de como a sua universidade internacional divide os períodos do ano letivo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Viagens nas férias

Aqui vão três dicas valiosas para quem quer aproveitar as férias universitárias no exterior para viajar:

1) Cadastre-se em sites de companhias aéreas e marque a opção para receber e-mails com promoções. Você terá em sua caixa de entrada os melhores preços de passagens de avião e poderá planejar a sua viagem com antecedência.

2) Faça uma reserva em hostels. Os albergues são a melhor opção para jovens universitários. Primeiro, porque são bem baratos – um quarto compartilhado com vários amigos pode custar apenas U$ 10. Segundo, porque são lugares ideais para conhecer pessoas. A grande maioria dos hostels possui salas de lazer com mesas de jogos, promovem festas para os hóspedes e excursões para baladas e pontos turísticos, etc. Além disso, você pode optar por diversas formas de reservas e preços: quarto feminino ou misto, quarto individual, banheiro compartilhado, banheiro individual, etc.

3) Pesquise bem o seu destino antes de viajar. Visite, por exemplo, o website de guia turístico Lonely Planet. Uma boa pesquisa sobre o que o lugar tem para oferecer impede que você corra o risco de perder atrações e pontos importantes.

Encontre já o seu curso no exterior pelo Hotcourses Brasil, e comece também a planejar as suas viagens!

Por Brenda Bellani