Em 28/09/2012 15h14

Férias acadêmicas e viagens no exterior

Estudar no Exterior

Por Hotcourses Brasil
Flórida é um ótimo destino
Flórida é um ótimo destino
PUBLICIDADE

Vida de estudante universitário é corrida. Fato! São meses em salas de aula, de estudos em casa, de provas e trabalhos para entregar... Muitos ainda precisam manter um equilíbrio entre universidade e trabalho, sem deixar que um atrapalhe o andamento e o aproveitamento do outro. E, é claro, precisa sobrar um tempinho também para a vida social. A situação é a mesma em qualquer lugar do mundo. A vantagem de se estudar no exterior é que, uma vez em férias, você tem um país inteiro para explorar.

Quando acontecem as férias acadêmicas no exterior?

Em países do Hemisfério Norte como Estados Unidos e Inglaterra o ano letivo termina no meio do ano, quando inicia-se o verão. A Summer vacation dura os três meses da estação (junho, julho e agosto). É o período em que todos aproveitam o tempo agradável para viajar e fazer atividades ao ar livre após passarem pelo inverno, que costuma ser bastante rigoroso.

As férias de inverno no final do ano é só uma folga, chamada de Winter break, durante o Natal e a virada do ano, recomeçando as aulas logo nos primeiros dias de janeiro. Tem também a Spring break, uma semana de folga universitária para marcar o início da primavera, em março.

Todos esses breaks (folgas) e vacations/holidays (férias) indicam o término ou o começo de um term – bimestre, trimestre ou semestre, dependendo de como a sua universidade internacional divide os períodos do ano letivo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Viagens nas férias

Aqui vão três dicas valiosas para quem quer aproveitar as férias universitárias no exterior para viajar:

1) Cadastre-se em sites de companhias aéreas e marque a opção para receber e-mails com promoções. Você terá em sua caixa de entrada os melhores preços de passagens de avião e poderá planejar a sua viagem com antecedência.

2) Faça uma reserva em hostels. Os albergues são a melhor opção para jovens universitários. Primeiro, porque são bem baratos – um quarto compartilhado com vários amigos pode custar apenas U$ 10. Segundo, porque são lugares ideais para conhecer pessoas. A grande maioria dos hostels possui salas de lazer com mesas de jogos, promovem festas para os hóspedes e excursões para baladas e pontos turísticos, etc. Além disso, você pode optar por diversas formas de reservas e preços: quarto feminino ou misto, quarto individual, banheiro compartilhado, banheiro individual, etc.

3) Pesquise bem o seu destino antes de viajar. Visite, por exemplo, o website de guia turístico Lonely Planet. Uma boa pesquisa sobre o que o lugar tem para oferecer impede que você corra o risco de perder atrações e pontos importantes.

Encontre já o seu curso no exterior pelo Hotcourses Brasil, e comece também a planejar as suas viagens!

Por Brenda Bellani

Artigos Relacionados
Conheça a história do Thanksgiving, o Dia de Ação de Graças, e quando ele ocorre nos Estados Unidos. Black Friday também está envolvido no feriado americano.
Escolas de verão são programas de estudos de curta duração de uma a seis semanas oferecidos por universidades internacionais nas férias de verão.
Listamos quatro opções de estudos no exterior que você pode fazer durante as suas férias escolares! Se você sonha estudar no exterior, mas não pode ou não quer ficar tanto tempo fora, pode recorrer aos cursos de curta duração e programas de verão – que são tão ótimos quanto variados.
Coordenador pedagógico do Colégio Oficina do Estudante dá dicas importantes sobre o que os vestibulandos devem fazer durante as férias escolares.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES