As melhores universidades dos EUA em internacionalização

Instituições ajudam a preparar cidadãos globais com o conhecimento e as habilidades necessárias para serem bem-sucedidos.
Por Hotcourses Brasil

Crédito: Hot Courses
Crédito: Hot Courses
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O prêmio anual da NAFSA, associação de educadores internacionais de mais de 10.000 membros pelo mundo, seleciona as instituições de ensino superior que se destacam em internacionalização. A lista anual reúne as universidades, faculdades e faculdades comunitárias dos Estados Unidos que ajudam a preparar cidadãos globais com o conhecimento e as habilidades necessárias para ser bem-sucedido no mundo interconectado atual.

O que é internacionalização no ensino superior?

Segundo o próprio site da NAFSA, a internacionalização é o esforço consciente para integrar dimensões internacionais, interculturais e globais na filosofia da educação superior.

Os esforços de internacionalização considerados bem-sucedidos envolvem o engajamento ativo e responsável da comunidade acadêmica em parcerias e redes globais, além do incentivo e facilitação da discussão de questões relativas à internacionalização entre associações internacionais de ensino superior e organizações.

Por que isso é importante para estudantes internacionais?

A internacionalização é um fator importante a ser considerado ao decidir pela sua universidade no exterior por uma série de questões. Primeiro, porque isso normalmente indica uma disposição maior da instituição em receber estudantes estrangeiros no seu corpo discente. Consequentemente, ela estará mais apta a oferecer apoio e atender às necessidades de sua população de estudantes internacionais.

Isso pode significar também oportunidades de estudos no exterior; parcerias de pesquisas pelo mundo; intercâmbios de estudantes e professores com universidades brasileiras; bolsas de estudos para estudantes internacionais; eventos multiculturais no campus; oportunidades de carreiras internacionais; etc.

A premiação

O Simon Award da NAFSA é dividido em duas categorias: Comprehensive Award e Spotlight Award. O primeiro seleciona no máximo cinco universidades todos os anos que tiveram um desempenho excepcional em internacionalização na sua missão, estratégias, cursos e resultados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já o segundo, NAFSA Senator Paul Simon Spotlight Award, é concedido a apenas três universidades que se destacaram no ano em cursos e iniciativas inovadoras de internacionalização.

As premiadas mais recentes foram as seguintes...

Tópicos deste artigo

5 universidades mais internacionalizadas dos EUA

1. Davidson-Davie Community College
2. Florida International University
3. Lehigh University
4. Santa Fe College
5. University of Texas at Austin

A Florida International University (FIU), por exemplo, recebe 3.500 estudantes internacionais de mais de 140 países. Ela tem um dos 100 melhores custo-benefício entre as faculdades públicas dos Estados Unidos e oferece mais de 180 milhões de dólares em bolsas de estudo e ajuda financeira para estudantes internacionais.

Outro aspecto da sua internacionalização é a oferta de diversos cursos a distância pela sua plataforma FIU Online, possibilitando que estudantes do mundo inteiro se matriculem nos seus cursos de bacharelado, mestrado e doutorado integralmente ou em meio período.

Outra premiada, a University of Texas at Austin também foi considerada a 34ª melhor universidade global pelo US News & World Report em 2020. Um dos seus destaques é o seu Centro de Língua Inglesa (ELC) que proporciona proficiência e preparo adequados a estudantes do mundo inteiro interessados em uma formação acadêmica nos Estados Unidos.

NAFSA Senator Paul Simon Spotlight Award

1. Indiana University: premiada pelo seu programa Portal Global para Professores.

2. Miami Dade College: premiada pelo seu programa Educar Amanhã no Exterior

3. University of North Carolina Wilmington: pelo seu programa de Admissão no Primeiro Ano na Primavera (FYSA) no Reino Unido.

Todos esses programas premiados promovem o intercâmbio global e a imersão intercultural. O Portal Global da Indiana University, por exemplo, oferece aos estudantes e professores experiências de imersão cultural inestimáveis ao passar oito semanas em outros países, como Austrália, China, Costa Rica, Inglaterra, Grécia, Itália, Japão, Nova Zelândia, Rússia, entre outros.

Já o programa First-Year Spring Admit (FYSA) in the UK da University of North Carolina Wilmington é um programa de intercâmbio pelo qual os estudantes de graduação cursam o primeiro semestre na Bangor University, no Reino Unido, valendo créditos acadêmicos.