Natal longe de casa: as festas de fim de ano como um estudante no exterior

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Dezembro chegou. É tempo de comprar presentes, tirar amigo-secreto (ou oculto), enfeitar a casa com adornos natalinos, reunir-se com quem mais amamos... Mas se você estiver estudando no exterior? Esta época do ano pode ser bastante propícia para a homesickness – a saudade de casar – ficar mais intensa. Isto é bastante normal. Mas pense bem: também é uma oportunidade incrível de vivenciar as tradições natalinas em outra cultura.

Para começar, se for a países como Estados Unidos e Inglaterra, será a chance de ter um Natal com neve de verdade. Segundo, os costumes normalmente são parecidos com os nossos, desta forma, você não se sentirá tão deslocado. Também armam as árvores de Natal, enfeitam a casa de dourado, verde e vermelho, compram muitos presentes e os colocam embaixo da árvore, as famílias se reúnem para a ceia, as crianças esperam a visita do Papai Noel à meia noite... Se você optou por uma homestay dentre as moradias no exterior para estudantes, terá a chance de fazer parte de uma ceia natalina de uma família nativa.

Mas se você morar em um dormitório acadêmico ou em um apartamento dividido com roommates (ou até mesmo morar em uma homestay, mas preferir passar o Natal com os amigos), pode combinar uma reunião com os colegas de classe, outros estudantes, ou amigos conquistados até então. Em uma universidade no exterior, você já deverá ter feito amizade com estudantes de diferentes nacionalidades. Vocês podem combinar de cada um trazer um prato e um presente típicos de seus países de origem, uma forma bem legal de dividir tradições e costumes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora se não estiver afim de algo caseiro, pode optar por uma balada: clubs de cidades grandes costumam promover festas especiais de Natal para quem prefere celebrar a data de forma mais agitada.

E por que não comprar-lhe um presente de Natal? Você pode estar há tempos de olho em um eletrônico, uma roupa de marca, uma viagem – coisas que costumam ser bem mais baratas no exterior -, e esta é uma ótima hora de presentear-se. A época é também propícia para ajudar ao próximo. Entidades, bibliotecas, igrejas locais, por exemplo, realizam diferentes atividades voluntárias para doar presentes a crianças ou enviá-los a países carentes. A Red Cross é também uma boa opção, promovendo ações voluntárias por todo o país, seja EUA ou Inglaterra.

Por Brenda Bellani