NIIED oferece bolsas de estudo para quem sonha estudar na Coreia do Sul

A Bolsa de Estudo Global da Coreia também oferece vagas especificamente para brasileiros.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: hotcourses
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Coreia do Sul oferece bolsas de estudo para estudantes internacionais por meio do seu instituto de internacionalização da educação chamado NIIED. Uma delas é a Bolsa de Estudo Global da Coreia (Global Korea Scholarship – GKS), que sempre tem vagas especificamente para brasileiros.

O National Institute for International Education (Instituto Nacional para Educação Internacional), mais conhecido como NIIED, é uma agência administrativa do Ministério da Educação da Coreia do Sul responsável por iniciativas de internacionalização da educação coreana, com o objetivo de “desenvolver e cultivar recursos humanos competitivos na Era Global”. 

É função do instituto atrair e apoiar alunos estrangeiros interessados no ensino superior da Coreia do Sul. Para isso, o NIIED promove intercâmbios, financia bolsas de estudo, mantém cursos de universidades coreanas no exterior e administra o teste oficial de proficiência na língua coreana chamado TOPIK.

Uma das principais bolsas de estudo da NIIED é, como mencionamos, a Global Korea Scholarship (GKS), concedida anualmente a estudantes internacionais do mundo inteiro tanto para programas de graduação quanto de pós-graduação.

Tópicos deste artigo

Global Korea Scholarship

A GKS foi criada para fornecer oportunidades de estudar em instituições de ensino superior na Coreia do Sul, aumentando o intercâmbio internacional da educação e aprofundando a relação mútua com os países participantes. As bolsas integrais GKS para graduação valem para programas de associate degree e bacharelados:

  • Associate Degree: 1 ano de curso de coreano + 2 ou 3 anos do programa de associate degree;
  • Bacharelado: 1 ano de curso de coreano + 4 anos de graduação.

As qualificações para concorrer à GKS são as seguintes:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Tanto o candidato quanto seus pais devem ser cidadãos de um dos países participantes de cada ano (o Brasil costuma constar na lista) e não podem ter cidadania coreana;
  • Ter no máximo 25 anos até o dia 1º de março do ano da inscrição;
  • Ter se formado ou estar prestes a se formar no ensino médio até o dia 1º de março do ano da inscrição;
  • Ter GPA médio de 80% a 100% no ensino médio para a bolsa de graduação e de 75% a 100% para bolsas de associate.

A inscrição deve ser feita pela Embaixada da Coreia do Sul no Brasil ou pela própria universidade. A Embaixada e instituições selecionarão os melhores candidatos e os recomendarão ao NIIED, enviando sua inscrição e todos os documentos de suporte. Depois, o Instituto avalia cada um dos candidatos, seleciona os bolsistas e envia o anúncio à Embaixada do país.

A Global Korea Scholarship cobre o valor total do bacharelado ou do associate degree, o curso de coreano e outras despesas, como passagens aéreas, custo de vida, seguro de saúde, acomodação e até a impressão do trabalho de conclusão – tudo em won sul-coreano (KRW).

As bolsas de estudo para graduações são anunciadas em setembro. Os candidatos selecionados pela Embaixada ou universidades devem ser recomendados entre outubro e novembro; e os resultados são anunciados em janeiro. Os bolsistas viajam para a Coreia do Sul no final de fevereiro.

Visite o site oficial do NIIED.