A Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) divulgou na tarde desta segunda-feira, 1º de agosto, o Manual do Candidato do Vestibular 2017. As inscrições serão recebidas do próximo dia 19 até 8 de setembro.
Oportunidades
O Vestibular preencherá 8.734 vagas para cursos superiores da Universidade de São Paulo (USP) e de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
Enem
Outras 2.238 vagas serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2017/1. As oportunidades são exclusivas para quem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Destas, 597 são para Ampla Concorrência, 1.155 para estudantes que concluíram o ensino médio integralmente na rede pública e 586 para oriundos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Isenção
O prazo para pedidos de isenção e redução da taxa seguem até 11 de agosto. Saiba quais as modalidades e como solicitar os benefícios.
O resultado será publicado até 19 de agosto. Os beneficiados não estarão automaticamente inscritos no Vestibular 2017.
Habilidades Específicas
Os cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual e Música são as únicas graduações que contarão com provas de habilidades específicas no Vestibular 2017. Design e Arquitetura e Urbanismo tiveram esta etapa suspensa para possibilitar a adesão ao SiSU.
Veja também: Arquitetura e Design da USP aderem ao SiSU e suspendem habilidades específicas
Alguns cursos contam com as provas específicas antecipadas. Artes Visuais passa pelos testes em 9 de outubro. Já a graduação de Música da Escolas de Comunicação e Artes (ECA) terá o the entre 9 e 14 do mesmo mês. Para a mesma graduação, só que em Ribeirão Preto, a etapa começa no dia 10/10 e se encerra em 14/10.
Os demais cursos terão provas específicas em janeiro de 2017. Artes Cênicas conta com os testes entre 11 e 13/01, enquanto Audiovisual passa pela fase apenas no dia 13.
Provas
As provas tradicionais da primeira fase serão aplicadas em 27 de novembro. Os locais de realização desta etapa serão conhecidos no dia 21 anterior. Já a segunda será aplicada entre 8 e 10 de janeiro.
Resultado
O resultado será divulgado em 2 de fevereiro. Outras três chamadas serão feitas nos dias 9, 17 e 23 do mesmo mês. Duas convocações estão previstas para 6 e 10 de março.
Reescolha
A primeira reescolha será feita em 15 e 16 de março. A sétima chamada será realizada com base nas manifestações de interesse e terá a lista divulgada em 17 seguinte.
A segunda reescolha é esperada para 22 e 23 de março, cuja oitava chamada será publicada em 24 do mesmo mês.