Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP adere ao SiSU

Das 270 vagas disponíveis, 81 utilizarão o Enem. Cursos com THE não aderiram.
Em 16/06/2016 16h13 , atualizado em 16/06/2016 17h21 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) adotou o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como uma das formas de ingresso na maioria dos cursos oferecidos. Os participantes da edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já poderão concorrer.

Adesão

Participarão do SiSU 2017/1 os cursos de Comunicação - Educomunicação, Biblioteconomia, Jornalismo, Editoração, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo. Das 270 vagas previstas, 81 são para o ingresso utilizando as notas do Enem 2016. Destas, 34 são para cotistas. 

Os cursos de Audiovisual, Artes Cênicas, Artes Visuais e Música não serão contemplados pelo SiSU, já que necessitam de provas de habilidades específicas como parte do processo seletivo. Esses cursos continuam com todas suas vagas no vestibular da Fuvest.

A USP limita a adesão ao SiSU em 30% das oportunidades. No entanto, as faculdades da instituição têm autonomia para decidir o uso e quantidade de vagas oferecidas para participantes do Enem. A universidade já ofereceu postos pela seleção unificada no início deste ano. 

Cotas

Metade vagas destinadas ao SiSU será reservada para candidatos de escolas públicas, como determina a Lei de Cotas, com cotas para pretos, pardos e indígenas (PPI). 


Distribuição das vagas da ECA no SiSU / Fonte: Assessoria de Imprensa ECA/USP

Outras faculdades

As faculdades da USP vão apresentar as suas considerações e posições sobre o uso do SiSU no Conselho Universitário. A reunião será realizada no dia 28 de junho. A posição geral de todas as oportunidades que serão oferecidas para o ingresso via Enem será divulgada posteriormente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Notas altas

Em sua primeira participação no SiSU, a USP apresentou dificuldades no preenchimento das 1.489 vagas oferecidas. Apenas 814 oportunidades foram ocupadas no ingresso via Enem, já que as notas mínimas exigidas por curso eram consideradas altas se comparadas às de outras universidades. 

O mesmo problema foi enfrentado no curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na segunda edição do SiSU de 2016. A instituição alegou que houve um equívoco no termo de adesão, por isso as notas mínimas para cada área do conhecimento eram consideradas altas. 

Vestibular

Os cursos que não aderirem ao SiSU continuam com o ingresso pelo processo seletivo da Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest). 

Os pedidos de isenção e redução da taxa do vestibular 2017 já estão abertos e podem ser feitos até 11 de agosto. Os beneficiados serão conhecidos em 19 de agosto. 

As inscrições do vestibular serão realizadas entre 19 de agosto e 8 de setembro. A primeira fase será aplicada em 27 de novembro. Já a segunda fase está prevista para o período entre 8 e 10 de janeiro de 2017. 


Relacionados

Arquitetura e Design da USP aderem ao Enem e suspendem habilidades específicas
Os cursos de Arquitetura e Design da USP aderem ao Enem e suspendem as provas de habilidades específicas. SiSU preencherá 30% das vagas.
Notícias
Candidatos da lista de espera do SiSU 2016/2 começam a ser convocados
A partir desta quinta-feira, 23 de junho, começam as chamadas da lista de espera do SiSU 2016/2.
Notícias
Cursinho gratuito na ECA/USP oferece aulas de Português e Atualidades
O Projeto Redigir está com as inscrições abertas para o curso Comunicação Cidadania.
Notícias
Fuvest 2017: resultado das provas específicas antecipadas é liberado
A Fuvest acaba de liberar o resultado das provas específicas antecipadas do seu Vestibular 2017 para os cursos de Artes Visuais e Música.
Notícias
Fuvest libera prova e gabarito da 1ª fase do Vestibular 2017
A Fuvest já disponibilizou a prova e o gabarito da primeira fase do seu Vestibular 2017, realizada ontem, 27 de novembro, em 104 locais de São Paulo.
Notícias
Fuvest publica listas de obras literárias para vestibulares 2017, 2018 e 2019
A Fuvest publicou hoje (11) a lista de obras literárias para vestibulares 2017, 2018 e 2019. Cada ano conta com a alteração de um livro.
Notícias
Fuvest recebe pedidos de isenção e redução do Vestibular 2017
A Fuvest recebe a partir de hoje (13) os pedidos de isenção e redução da taxa do Vestibular 2017. Prazo se encerra em 11 de agosto.
Notícias
Manual do Vestibular 2017 da Fuvest já está disponível
A Fuvest divulgou na tarde de hoje (1º) o Manual do Candidato do Vestibular 2017.Inscrições começam em 19 de agosto e se encerra em 8 de setembro.
Notícias