Taxa do Enem 2019 pode ser paga até hoje

Boleto de R$ 85 pode ser pago em agências bancárias, casas lotéricas, internet banking, aplicativos bancários e Correios.
Em 23/05/2019 00h30 , atualizado em 04/06/2019 10h09 Por Giullya Franco

Crédito da Imagem: brasil escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Termina nesta quinta-feira, 23 de maio, o prazo para os estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 pagarem a taxa de inscrição. O valor é de R$ 85.

A taxa do Enem 2019 deve ser paga em agências bancárias, casas lotéricas, aplicativos bancários, internet banking e agências dos Correios que tenham o serviço do Banco Postal. A confirmação pode levar alguns dias para ser feita. O estudante deve acompanhar a confirmação na Página do Participante.

Até a manhã de ontem, 22, apenas 35% dos inscritos não isentos haviam pago a taxa de inscrição. Além deles, os estudantes beneficiados com a isenção da taxa também estão com a participação confirmada no Enem 2019. Os bancos podem demorar até cinco dias para compensar o pagamento da taxa.

Menor número de inscrições

O Enem 2019 registrou o menor número de inscritos desde a edição de 2011. Este ano o exame contou com 6.384.957 inscrições. Em relação a última edição houve uma redução de cerca de 400 mil inscrições.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número final de participantes do Enem 2019 será informado no dia 28 de maio, após o período de confirmação dos pagamentos bancários.

Atendimento Específico e Especializado

O Inep já disponibilizou o resultado das solicitações para o atendimento específico e especializado no Enem 2019. O atendimento específico é voltado para gestantes, idosos, lactantes e para outras condições específicas. O atendimento especializado é destinado aos candidatos com autismo, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência intelectual (mental), déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira e visão monocular.

Saiba mais sobre o atendimento específico e especializado

Os candidatos que tiveram os pedidos negados após a análise do laudo médio podem apresentar recurso a partir de hoje, na Página do Participante, para enviar os novos documentos que comprovem a necessidade do atendimento. O período de recurso vai até o dia 29 de maio e o novo resultado será disponibilizado no dia 5 de junho.

Nome Social

Termina amanhã, 24 de maio, o prazo para os candidatos que desejam obter o atendimento no Enem 2019 pelo nome social. A medida permite que durante a realização das provas os candidatos travestis e transexuais sejam identificados e reconhecidos socialmente de acordo com a sua identidade de gênero. No caso, é feita a substituição do nome civil pelo nome social nas listas de salas e permite que eles possam escolher os sanitários masculino ou feminino.

A aprovação da solicitação é condicionada à análise da documentação, por isso é importante que os documentos possuam todas as informações solicitadas e estejam legíveis. O resultado poderá ser consultado individualmente na própria Página do Participante no dia 31 de maio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nova Gráfica

Na terça-feira, 21 de maio, o Inep informou que foi assinado o contrato com uma nova gráfica para a impressão das provas do Enem 2019. A gráfica que ficará responsável pelo exame é a Valid Soluções S/A.

Com o fechamento do contrato o Inep garantiu que não haverá atrasos no cronograma do Enem. Em abril deste ano, a gráfica RR Donnelley, responsável pela diagramação e impressão dos cadernos de provas do Enem desde 2009, foi a falência gerando preocupações quanto ao cumprimento das datas do Enem 2019.

Veja mudanças no Enem 2019

Para esta edição já havia sido informado pela organização que as provas passariam por mudanças na forma de diagramação do caderno de provas. A intenção é diminuir os custos e o número de folhas do exame. Serão incluídas folhas de rascunhos nas provas, mas o espaço será reduzido. Os candidatos terão um espaço destinado a cálculos no final do caderno de questões, além de espaço com linhas para o rascunho da redação.

Enem 2019

As inscrições desta edição do Enem foram encerradas às 23h59 do dia 17 de maio. São Paulo, Minas Gerais e Bahia foram os estados com maior número de participações.

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo, os participantes terão 5h30 para responder 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e elaborar uma redação. A prova do segundo domingo será composta por 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias com duração de 5h.

O gabarito oficial para fins pedagógicos será publicado no dia 13 de novembro. Já o resultado do Enem 2019 está previsto para janeiro de 2020.

Como estudar para o Enem 2019

Os estudantes que estão se preparando para as provas do Enem 2019 podem acompanhar o Aulão gratuito do Brasil Escola que será realizado ao vivo no dia 16 de junho, a partir das 9h. O evento será transmitido pelo YouTube, no vídeo abaixo.

Os estudantes também podem aproveitar as outras opções que o Brasil Escola oferece para quem deseja estudar de graça para o Enem 2019. Estão disponíveis videoaulas, simulado, envio de textos para o Banco de Redações, provas anteriores e muito mais.

Mais informações no Site do Enem, Edital do Enem 2019 ou na nossa Página Especial do Enem 2019.