Topo
pesquisar
Em 20/05/2019 10h12, atualizado em 20/05/2019 10h12

Enem 2019: prazo para solicitação de nome social está aberto

Notícias

Participantes que desejam substituir o nome civil pelo nome social devem fazer solicitação e enviar os documentos até o dia 24 de maio. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, 20 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o prazo para os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 solicitarem o atendimento por nome social. Prazo vai até sexta-feira, 24 de maio.

Solicitar atendimento por nome social

A medida, adotada pelo Enem em 2014, permite que durante a realização das provas os candidatos travestis e transexuais sejam identificados e reconhecidos socialmente de acordo com a sua identidade de gênero. No caso, é feita a substituição do nome civil pelo nome social nas listas de salas e permite que eles possam escolher os sanitários masculino ou feminino.

Como solicitar o nome social no Enem 2019?

Após ter realizado a inscrição no Enem 2019, entre os dias 6 e 17 de maio, o candidato precisa acessar a Página do Participante para solicitar o direito e enviar os documentos exigidos pelo Inep.

Veja a documentação necessária:

  • Fotografia atual nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
  • Cópia digitalizada da frente e do verso de um dos documentos de identificação oficial com foto;
  • Cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo nome social disponibilizado na Página do Participante.
Uso do nome social é solicitado ao fazer login na Página do Participante

Resultado

A aprovação da solicitação é condicionada à análise da documentação, por isso é importante que os documentos possuam todas as informações solicitadas e estejam legíveis. O resultado poderá ser consultado individualmente na própria Página do Participante no dia 31 de maio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caso o pedido não tenha sido aceito, o participante terá entre os dias 3 a 7 de junho para apresentar o recurso e enviar um novo documento comprobatório. O resultado do recurso será informado no dia 10 de junho. Se o recurso não for aceito, o candidato fará o exame com o nome civil.

Nome Social no Enem

Desde que a medida foi adotada pelo exame, em 2014, o atendimento já foi utilizado por 1.341 participantes. Confira o número de atendimentos por nome social em cada edição:

  • 2014: 102 participantes
  • 2015: 278 participantes
  • 2016: 407 participantes
  • 2017: 303 participantes
  • 2018: 251 participantes

Taxa de inscrição

É importante lembrar que, para os candidatos que não foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição, solicitada entre os dias 1 e 10 de abril, é necessário pagar o boleto da taxa até a próxima quinta-feira, 23 de maio, para que a inscrição seja confirmada. O boleto é gerado ao fim da inscrição e tem o valor de R$ 85. A taxa deve ser paga em agências bancárias, casas lotéricas, aplicativos bancários, internet banking e agências dos Correios que tenham o serviço do Banco Postal.

Enem 2019

De acordo com o Inep, o Enem 2019 teve 6.384.957 inscritos. As inscrições desta edição foram encerradas às 23h59 da última sexta-feira, 17 de maio. São Paulo, Minas Gerais e Bahia foram os estados com maior número de participações. 

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.O gabarito oficial para fins pedagógicos será publicado no dia 13 de novembro. Já o resultado do Enem 2019 está previsto para janeiro de 2020.

Mais informações no Site do Enem, Edital do Enem 2019 ou na nossa Página Especial do Enem 2019.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola