Em 25/05/2020 15h35 , atualizado em 25/05/2020 15h41

SiSU passa a oferecer vagas em cursos a distância

Notícias

MEC altera Portaria Normativa que regulamenta o Sistema de Seleção Unificada. Matrícula também poderá ser feita pela internet. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 25 de maio, uma Portaria alterando o regulamento do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A principal mudança é a possibilidade das instituições oferecerem vagas em cursos a distância.

Veja aqui a Portaria

Saiba como funciona o SiSU

Até a edição do primeiro semestre de 2020 do SiSU, as instituições públicas de ensino superior não poderiam oferecer vagas em cursos a distância e em cursos que exigem teste de habilidade específica (THE). Agora, o impedimento vale apenas para os cursos que exigem prova de aptidão.

Uma outra mudança trazida pela Portaria é a determinação de que as instituições participantes deverão disponibilizar meio digital para que o estudante possa encaminhar a documentação exigida para a matrícula. Antes, o registro acadêmico era apenas presencial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A possibilidade de efetuar a matrícula pela internet é uma solução encontrada para os aprovados no SiSU do 2º semestre não precisarem se deslocar até a faculdade durante a pandemia de coronavírus. Praticamente todas as universidades públicas estão com atividades presenciais suspensas por causa do covid-19.

Cronograma

A publicação do regulamento é a primeira etapa de uma edição do SiSU. Entre hoje e sexta-feira, dia 29, as instituições devem informarem as vagas que oferecerão na edição do segundo semestre. Portanto, ainda não há previsão de quantas vagas serão disponibilizadas.

As inscrições para estudantes serão recebidas entre 16 e 19 de junho. O SiSU 2020/2 utilizará as notas do Enem 2019 como critério de seleção, assim como a edição do primeiro semestre.

Relacionados
A UFPel está com as inscrições abertas para o Vestibular 2020/2 de cursos a distância. Prazo vai até o dia 27 de agosto.
A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em Minas Gerais, divulgou nesta sexta-feira, 19 de junho, o resultado do Vestibular 2020/2 para cursos a distância (EaD).
A Unitins divulgou que as vagas do Vestibular 2020/2 serão oferecidas no SiSU. Ofertas são para os campus de Palmas e Paraíso.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou no Twitter que as inscrições para a edição do segundo semestre de 2020 do SiSU foram adiadas para julho.
As inscrições para a edição do segundo semestre de 2020 do SiSU estão previstas para abrir hoje, mas até o momento o Ministério da Educação (MEC) sequer divulgou o Edital.
As inscrições do Enem 2020 foram prorrogadas pelo Inep. Provas ainda não têm datas para aplicação.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou em uma rede social as datas de inscrição das edições do segundo semestre de 2020 do SiSU, ProUni e Fies.
Após adiamento, MEC repassará a relação de candidatos da lista de espera para as instituições hoje, 10 de fevereiro.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES