SiSU 2020/1: Após adiamento, lista de espera será entregue para instituições nesta segunda-feira (10)

Prevista para 7 de fevereiro, relação de candidatos é necessária para as chamadas que serão feitas pelas universidades.
Em 10/02/2020 08h47 , atualizado em 11/02/2020 09h02 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: shutterstock/brasil escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Após adiamento, o Ministério da Educação (MEC) repassará para as universidades nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, a relação dos candidatos que manifestaram interesse na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1. O cronograma previa que os nomes fossem enviados na última sexta-feira (7)

Tire suas dúvidas sobre o SiSU

As universidades aguardaram na sexta-feira (7) a lista oficial do MEC, já que é a partir da relação dos candidatos que são feitas as demais chamadas do SiSU, mas relataram que não receberam nenhum material. A nota oficial do Ministério da Educação foi publicada somente à noite, mas o órgão não explicou o motivo do adiamento e nem por qual razão não informou as instituições e os candidatos sobre a mudança no cronograma. 

Problemas no SiSU

Este não é o primeiro problema no SiSU 2020/1, seleção que já começou com aumento no prazo de inscrição para contornar um possível prejuízo aos participantes por causa do erro nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. 

Veja também: estudantes denunciam erros nas notas de corte do SiSU 2020/1

A divulgação do resultado do SiSU 2020/1 também teve um obstáculo. A Justiça Federal suspendeu a liberação das notas até que o MEC explicasse o motivo dos erros nas notas do Enem 2019 e comprovassem que a pontuação foi revisada de forma igualitária para os participantes, evitando que concorrentes aos cursos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada não fossem prejudicados. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O resultado do SiSU foi liberado no fim da tarde do dia 28 de janeiro, somente após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatar o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU). O atraso na divulgação da primeira chamada resultou no início tardio das inscrições do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e, por isso, o MEC aumentou em um dia o período de inscrições da seleção de bolsas estudantis. 

Vagas

O SiSU 2020/1 teve oferta de 237.128 vagas em 128 instituições de ensino. Os convocados em primeira chamada tiveram até 4 de fevereiro para a matrícula institucional. 

Os candidatos que não foram convocados em nenhuma das duas opções de curso puderam declarar interesse na lista de espera do SiSU de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. As próximas convocações serão realizadas pelas próprias instituições de ensino, em suas páginas oficiais, conforme cronograma que definirem e considerando a quantidade de oportunidades disponíveis. A única regra imposta pelo MEC é de que os aprovados sejam convocados até 30 de abril. 

Mais informações no site do MEC e na página do SiSU.