A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, informaram nesta semana como será a distribuição das vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1.
Na UFSM a oferta será de 3.416 vagas. Já na UFPel estão sendo oferecidas 2.613 oportunidades. Nas duas instituições a Lei de Cotas é adotada e, no caso, metade das vagas são reservadas aos estudantes de escolas públicas, com percentual para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Veja como é a seleção em cada uma das instituições:
UFSM
Para concorrer às vagas da UFSM há notas mínimas exigidas para cada curso e os pesos diferentes para as áreas de conhecimento.
Os cursos da UFSM são oferecidos no campus sede, em Santa Maria, e nos campi em Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
Veja o Termo de Adesão da UFSM
UFPel
Na UFPel a única exigência para a participação é que a nota da redação do Enem não tenha sido zerada.
Os cursos oferecidos pela UFPel no SiSU ficam localizados nas cidades de Pelotas, Capão do Leão, São Francisco de Paula, Serafina Corrêa, Agudo, Arroio dos Ratos, Hulha Negra, Jaguarão, Novo Hamburgo, Panambi, Santana da Boa Vista, São José do Norte, Sapucaia do Sul, Cruz Alta, Sapiranga e Santo Antônio da Patrulha.
Veja o Termo de Adesão da UFPel
SiSU 2021/1
As inscrições do SiSU 2021/1 serão recebidas pelo Ministério da Educação (MEC) entre 6 e 9 de abril. A seletiva será exclusiva para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e não tirou nota zero na redação. O resultado do SiSU 2021/1 será liberado no sistema no dia 13 de abril. Os aprovados deverão procurar a instituição para os procedimentos de matrículas.
Para mais informações acesse o site das universidades (UFSM | UFPel).