Whatsapp
Em 03/08/2021 00h05 , atualizado em 03/08/2021 01h57

Inscrições para o SiSU 2021/2 estão abertas

Notícias

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira. Oferta é de 62 mil vagas. Por Giullya Franco
SiSU oferece vagas em cursos presenciais e de ensino a distância (EaD)
SiSU oferece vagas em cursos presenciais e de ensino a distância (EaD)
Crédito da Imagem: Brasil Escola
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) abriu na madrugada desta terça-feira, 3 de agosto, as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021 para o segundo semestre. Inscrição é gratuita e prazo vai até sexta-feira, 6 de agosto.

A inscrição no SiSU 2021/2 é exclusiva para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que não zeraram a redação e já concluíram o ensino médio.

Esta edição do SiSU tem a oferta de 62.365 vagas, distribuídas em 1.932 cursos de graduação de 70 instituições de ensino superior públicas.

Faça sua inscrição e pesquise as vagas

O SiSU é o principal meio de ingresso nas instituições de ensino superior públicas do país, com vagas em cursos de graduação presencial e de ensino a distância (EaD) gratuitos. A consulta das vagas pode ser feita por curso, instituição de ensino ou cidade de oferta.

Mais: Veja a lista de instituições que aderiram ao SiSU em 2021

Como fazer a inscrição?

Para participar do SiSU 2021/2 os estudantes podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência, da seguinte forma:

1 => Acessar a página do SiSU: As inscrições são feitas no Site do SiSU. Ao acessar a página o candidato deve clicar em ‘Fazer Inscrição’ e entrar com os dados pessoais;

2 => Confirmação de dados: O estudante deve conferir todos os dados para o SiSU entrar em contato, caso necessário. Depois da atualização da página é só seguir com a inscrição e, se precisar, pode alterar esses dados a qualquer momento no período de inscrição;

3 => Minha inscrição: Nesta página será feita a escolha de até duas opções de curso e também é o local em que o inscrito vai acompanhar a inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4 => Pesquisa de vagas: Aqui o candidato pesquisa as vagas que estão sendo oferecidas pelo nome do município, da instituição ou do curso que deseja ingressar;

5 => Verificação de modalidade: Após a escolha do curso, o candidato deve ficar atento aos detalhes e as modalidades disponíveis e, então, escolher para qual pretende concorrer. Quando escolher é só clicar em “Escolher esta modalidade” para continuar. É importante estar atento às informações de como comprovar as ações afirmativas da instituição no momento da matrícula, caso seja selecionado;

6 => Confirmação: Após verificar que todos os dados estão corretos e conferir a documentação que será exigida pela instituição na matrícula é só clicar em “Confirmar minha inscrição”. Após confirmar a inscrição, o sistema voltará para a tela “Minha inscrição” e você pode alterar as opções durante o período de inscrições;

7 => Classificação parcial: Durante o período de inscrição o candidato acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial. A mudança pode ser feita até o fim do período de inscrição.

Notas de corte

Durante o período de inscrição os participantes devem acompanhar o sistema diariamente para conferir a nota de corte dos cursos escolhidos. O sistema é atualizado diariamente com a média mínima exigida para que o candidato seja aprovado em determinado curso.

A média muda de acordo com as inscrições recebidas e é recomendado que os candidatos confiram diariamente a nota do curso para saber as chances de obter a aprovação. As opções de curso podem ser alteradas até o fim das inscrições.

Mais: Saiba como funcionam as notas de corte do SiSU

Resultado

O MEC deve liberar o resultado do SiSU 2021/2 no dia 10 de agosto. Os aprovados precisam acessar o sistema para conferir quais os documentos são necessários para matrícula e realizá-la entre os dias 11 e 16 de agosto junto à instituição em que foi aprovado.

Lista de espera

Quem não for aprovado nas opções de curso escolhidas durante o período de inscrição pode manifestar interesse nas vagas da lista de espera do dia 10 a 16 de agosto. Na lista, só é permitido escolher um dos dois cursos para os quais concorreu.

A lista de espera do SiSU é enviada às universidades, que ficam responsáveis pelas próximas chamadas. A partir deste momento os interessados nas convocações devem acompanhar as divulgações pelas instituições de ensino.

Veja mais: Saiba tudo sobre a lista de espera do SiSU

Para mais informações acesse a página do SiSU 2021/2 no Brasil Escola ou consulte o edital.

Relacionados
As inscrições do SiSU 2021/2 terminam nesta sexta-feira, 6 de agosto. Cadastro segue até as 23h59.
O resultado do ProUni 2021/2 está disponível. Veja a lista de convocados na 1ª chamada.
O MEC divulgou hoje, 28/06, os editais do SiSU, ProUni e Fies do segundo semestre de 2021. Veja as informações!
Está aberta a consulta de vagas do SiSU 2021/2. Seleção preencherá mais de 62 mil oportunidades em instituições públicas de ensino superior.
O MEC divulgou nesta terça-feira, 10 de agosto, o resultado do SiSU 2021/2. Lista de Espera também está com inscrições abertas.
O SiSU tem registrado quedas sucessivas em suas inscrições. Em dois anos, as edições do segundo semestre tiveram redução de 40% dos inscritos.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES