Whatsapp
Em 06/08/2021 00h01 , atualizado em 05/08/2021 12h54

Inscrições do SiSU 2021/2 terminam hoje (6)

Notícias

Interessados podem se inscrever até as 23h59 desta sexta-feira, pela internet, gratuitamente. Por Lorraine Vilela Campos
Oferta é de mais de 62 mil vagas, havendo oportunidades para cotistas
Oferta é de mais de 62 mil vagas, havendo oportunidades para cotistas
Crédito da Imagem: Brasil Escola
PUBLICIDADE

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/2 terminam nesta sexta-feira, 6 de agosto. Os interessados podem se inscrever até as 23h59 de hoje.

Faça sua inscrição no SiSU 2021/2

Podem se inscrever no SiSU 2021/2 os participantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e que não tenham zerado a redação. Além disso, é necessário ter terminado o ensino médio para fazer a inscrição na seleção. 

Vagas

O SiSU 2021/2 tem oferta de oferta de 62.365 vagas, distribuídas em 1.932 cursos de graduação de 70 instituições de ensino superior públicas.

As instituições federais tem reserva mínima de 50% para a Lei de Cotas, ou seja, estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (havendo percentual para pretos, pardos e indígenas). As demais universidades podem adotar tal legislação para cotistas ou oferecer suas próprias ações afirmativas. 

Como fazer a inscrição no SiSU 2021/2?

A inscrição do SiSU 2021/2 é gratuita e totalmente on-line. Confira o passo a passo para se inscrever!

  • : Entre no site do SiSU, clique em "Fazer Inscrição" e preencha seus dados pessoais. 
  • 2º: Confira seus dados de contato e informações pessoais. Se estiverem corretos, confirme.
  • 3º: O passo seguinte é a inscrição em si. O candidato pode escolher duas opções de curso para concorrer, levando em consideração a ordem de preferência. É no espaço " Minha Inscrição" que o participante acompanhará seu cadastro ao longo da seleção. 
  • 4º: Pesquise as vagas disponíveis no SiSU. A procura pode ser feita pelo nome do município, da instituição ou do curso que deseja ingressar.
  • 5º: A etapa seguinte é a escolha da modalidade de concorrência. É importante conferir quais as exigências de cada categoria, já que será necessário apresentar a documentação em caso de convocação. 
  • 6º: Após conferir todos os dados, as opções de curso escolhidas e as modalidades de concorrência, o candidato deve confirmar sua inscrição.

Os candidatos podem conferir a classificação parcial durante o período de inscrições no SiSU 2021/2. Com isso, dá para ter noção se existe possibilidade de aprovação dentro do número de vagas disponíveis. 

O candidato pode alterar as opções de curso/turno/modalidade até as 23h desta sexta-feira, 6 de agosto. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultado e Lista de Espera

O resultado do SiSU 2021/2 será divulgado em 10 de agosto. As matrículas serão realizadas entre os dias 11 e 16 seguintes. 

Os candidatos que não forem escolhidos em nenhuma das duas opções de curso poderão participar da Lista de Espera do SiSU. As inscrições serão recebidas de 10 a 16 de agosto.

A lista de espera é repassada para as instituições de ensino, as quais ficarão responsáveis pelas chamadas seguintes do SiSU 2021/2. Cabe aos estudantes o acompanhamento nas próprias páginas das universidades.

Mais informações no edital ou pelo site do SiSU

Relacionados
O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições do SiSU 2021 do segundo semestre. A inscrição é gratuita para quem fez o Enem 2020.
Está aberta a consulta de vagas do SiSU 2021/2. Seleção preencherá mais de 62 mil oportunidades em instituições públicas de ensino superior.
O MEC divulgou nesta terça-feira, 10 de agosto, o resultado do SiSU 2021/2. Lista de Espera também está com inscrições abertas.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES