SiSU 2020/2: inscrições terminam hoje

Interessados em concorrer às vagas têm até as 23h59 para a inscrição. Seletiva utiliza notas do Enem 2019.
Em 10/07/2020 00h05 , atualizado em 13/07/2020 14h23 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Termina nesta sexta-feira, 10 de julho, as inscrições para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/2. Cadastro é gratuito e vai até as 23h59.

Inscreva-se no SiSU 2020/2

A inscrição é exclusiva aos estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não zeraram a redação.

Como se inscrever?

Os interessados em se cadastrar no SiSU terão a oportunidade de escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. As vagas são oferecidas nas universidades para o segundo semestre deste ano. Veja o passo a passo da inscrição:

  • Acesso: Antes de começar a inscrição, o candidato deve estar cadastrado no Site do Governo Federal. Quem não se cadastrou é só acessar o Portal do Governo e depois do cadastro utilizar os dados. Quem já tem o cadastro deve clicar, no Site do SiSU, em ‘Fazer Inscrição’ e entrar com os dados.
  • Dados: O estudante deve conferir todos os dados para o SiSU entrar em contato, caso necessário. Depois da atualização da página é só seguir com a inscrição e, se precisar, pode alterar esses dados a qualquer momento no período de inscrição.
  • Minha inscrição: Nesta página o estudante pode escolher até duas opções de curso e também é o local em que vai acompanhar a inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção".
  • Vagas: Neste momento o candidato pode pesquisar as vagas que estão sendo oferecidas pelo nome do município, da instituição ou do curso.
  • Modalidade: Após a escolha do curso, o interessado deve ficar atento aos detalhes e as modalidades disponíveis e, então, escolher para qual pretende concorrer. Quando escolher é só clicar em "Escolher esta modalidade" para continuar. É importante estar atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.
  • Confirmação: Após ver que todos os dados estão corretos e verificar a documentação que será exigida pela instituição na matrícula é só clicar em “Confirmar minha inscrição”. Após confirmar a inscrição, o sistema voltará para a tela "Minha inscrição" e você pode alterar as opções até o fim das inscrições.
  • Classificação parcial: Durante o período de inscrição você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial. A mudança pode ser feita até as 23h59 de hoje.

Veja também: Como funciona o SiSU
Mais: O que é a nota de corte do SiSU

Resultado

A previsão é que o Ministério da Educação (MEC) libere o resultado do SiSU 2020/2 no dia 14 de julho e as matrículas dos aprovados serão realizadas entre os dias 16 e 21 seguintes. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso poderá manifestar interesse nas vagas da lista de espera do SiSU, de 14 a 21 de julho. As instituições de ensino serão as responsáveis pela divulgação dessas próximas chamadas.

Vagas

A oferta do SISU 2020/2 é de 51.924 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior. As vagas são distribuídas em ampla concorrência e diferentes categorias de cotas e ações afirmativas.

Nesta edição do SiSU há a novidade da oferta de vagas para cursos a distância (EaD). No dia 25 de maio o MEC publicou no Diário Oficial da União uma Portaria alterando o regulamento do SiSU para a inclusão dos cursos EaD.

Mais: Consulte as vagas do SiSU 2020/2
Veja também: Todas as instituições que participam do SiSU

O SiSU 2020/2

Atualmente, o SiSU é a principal forma de ingresso nos cursos superiores de diversas universidades públicas no país, substituindo os tradicionais vestibulares.

Em consequência da pandemia do coronavírus, muitos processos seletivos têm passado por alterações no cronograma e foi o que aconteceu com o SiSU. As inscrições deveriam ter sido realizadas entre 16 e 19 de junho. 

Como as inscrições não foram abertas no dia esperado e também não houve pronunciamento do MEC, os estudantes começaram uma série de reclamações nas redes sociais. Somente no período da tarde houve o pronunciamento sobre o adiamento das inscrições.

ProUni, Fies e Enem

Os cronogramas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre também tiveram alterações em seus cronogramas, além do Enem 2020. Veja como ficaram as situações:

  • ProUni 2020/2: As inscrições serão recebidas de 14 a 17 de julho. Serão realizadas duas chamadas, uma no dia 21 de julho e a outra em 4 de agosto. A consulta de bolsas já está aberta.
  • Fies 2020/2: As inscrições serão de 21 a 24 de julho e as consultas de vagas serão abertas no próximo dia 14. O resultado será informado no dia 28 de julho.
  • Enem 2020: As provas do Enem deste ano serão aplicadas somente em 2021. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Saiba mais!

Para mais informações sobre o SiSU 2020/2 acesse a Página do Brasil Escola ou consulte o edital.