SiSU 2019: casal aprovado em Medicina conta como conciliar namoro e estudo

Juliana e André foram aprovados em primeiro e segundo lugar no curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí.
Em 30/01/2019 10h33 , atualizado em 30/01/2019 11h06 Por Silvia Tancredi

Juliana e André se conheceram em um cursinho para o Enem
Juliana e André se conheceram em um cursinho para o Enem
Crédito da Imagem: Arquivo pessoal
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Passar em Medicina no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já é uma conquista e tanto. E se um casal de namorados passar juntos no curso, em primeiro e segundo lugar, na mesma universidade? Foi o que aconteceu com um casal de Timón, no Maranhão.

Veja o resultado do SiSU 2019/1

Juliana de Souza Lima, 21 anos, e André Bandeira de Paula, 20 anos, foram aprovados no curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. Como os dois estudaram todo o ensino médio em escolas públicas, optaram pelas vagas reservadas aos cotistas. 

Juliana passou em primeiro lugar, e André em segundo no sistema de cotas da UFPI

O casal se conheceu em 2017, em um cursinho preparatório para o Enem em Teresina, cidade separada de Timón pelo Rio Parnaíba. “Descobrimos que morávamos perto, na mesma cidade, e aos poucos o relacionamento começou. Desde então, nos ajudávamos e tirávamos as dúvidas de estudo um com o outro”, relembra André. 

Para Juliana, a aprovação foi fruto de muito foco, estudo e dedicação. “Sempre estivemos muito focados no nosso objetivo de cursar Medicina, por isso o namoro não atrapalhou."

Veja também: 5 maneiras de estudar com o namorado (a)

Rotina de estudos

Juliana conta que a rotina de estudos do casal era bem parecida. Eles chegavam ao cursinho às 7h e saíam às 15h. Em seguida, voltavam para casa. Os estudos continuavam e, caso surgisse alguma dúvida em alguma matéria, eles a esclareciam por meio de um aplicativo de mensagens para celular. 

“O nosso namoro dá certo porque sempre estávamos estudando juntos, um apoiando o outro. Era uma competição saudável”, avalia André. 

Geralmente, o casal também tinha atividades no curso aos sábados e aos domingos. Nesses dias, eles aproveitavam para estudar juntos depois do almoço na casa de Juliana, otimizando o tempo de estudos. "No começo, acho que a família dela não gostava muito do namoro porque achava que iria atrapalhá-la, então estudávamos cada um na sua casa. Com o tempo a família viu nossa dedicação e deu liberdade para estudarmos juntos depois do cursinho", relembra André.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: conciliando trabalho e estudos: rotina de estudos para quem trabalha

Namoro

André Bandeira e Juliana Lima
Casal estudava junto até fora do cursinho

Para o casal, o namoro em época de Enem foi saudável e até ajudou para que ambos atingissem o objetivo. “Acho que, para namorar durante esse período, precisa ter foco porque, se a pessoa tem um foco, o namoro nunca vai atrapalhar. Se você tem um objetivo, busque-o sempre”, aconselha Juliana.

André concorda com a namorada e diz que o relacionamento ajudou a não desanimar.  “Como estávamos estudando juntos, tinha sempre aquela motivação para estudar. Mesmo se eu não tivesse um rendimento muito bom, eu gostaria de ficar estudando com ela, para ficar perto dela".

Nada atrapalhou os estudos?

Casais têm suas crises, mas, de acordo com André, o foco nos estudos não deixava nada atrapalhar. “Como todo casal de namorados, tivemos alguns desentendimentos, mas nada que atrapalhasse nossa concentração nos estudos. Somos muito focados e nos esforçamos ao máximo para chegar a esse objetivo".

Juliana comenta ainda que a carga de ansiedade foi grande durante a preparação e na expectiva das notas do Enem 2018 e, depois, do resultado do SiSU. “Tínhamos medo de fracassar. No nosso caso, seria uma frustração dobrada caso apenas um de nós fosse aprovado mesmo tendo a mesma rotina de estudos”.

Como conciliar namoro e estudo

Juliana e André acreditam que não existe fórmula mágica para o conciliar namoro em época de Enem e vestibular, mas que é fundamental que um entenda o outro e o apoie. Eles também deram algumas dicas para casais que irão se preparar para o Enem 2019.

  • Entenda e apoie a outra pessoa;
  • Mantenha uma rotina de estudos parecida;
  • Otimize o tempo para estudar e namorar;
  • Tire dúvidas de estudos com o namorado(a);
  • Crie uma competição saudável;
  • Aproveite para passear e se divertir com o parceiro(a);
  • Mantenha o foco nos estudos;
  • Busque seu objetivo sempre.

Relacionados

Juliana e André se conheceram em um cursinho para o Enem
Aos 64 anos, enfermeiro passa no vestibular de Medicina
Conheça a história de Francisco Almir Freitas Brito, enfermeiro de Fortaleza (CE), que passou no vestibular para o curso de Medicina aos 64 anos
Notícias
Juliana e André se conheceram em um cursinho para o Enem
Dia dos namorados: saiba como conciliar estudos para o vestibular com namoro
Hoje, 12 de junho, é o Dia dos Namorados. E se o casal está em época de vestibular, como fazer para conciliar os estudos com o relacionamento? É possível?
Notícias
Juliana e André se conheceram em um cursinho para o Enem
Enem 2018: confira o resultado
Confira o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Notas foram publicadas nesta sexta-feira, 18 de janeiro, na Página do Participante. O Brasil Escola traz o resumo de como foi o exame e com usar a pontuação do Enem.
Notícias
Juliana e André se conheceram em um cursinho para o Enem
Enem 2018: conheça 8 estudantes nota 1000 e suas dicas de redação
Conheça 8 estudantes nota 1000 na redação do Enem 2018. Eles deram dicas, contaram como foi a preparação, as propostas de intervenção e as opções de cursos no SiSU.
Notícias
Juliana e André se conheceram em um cursinho para o Enem
SiSU 2019/1 recebe inscrições da lista de espera
O prazo para participar da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 começou nesta segunda-feira, 29 de janeiro. Os candidatos que se inscreveram no processo seletivo e não foram convocados na chamada regular poderão manifestar interesse até 5 de fevereiro.
Notícias
Juliana e André se conheceram em um cursinho para o Enem
SiSU 2019/1: resultado está disponível para consulta
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 nesta segunda-feira, 28 de janeiro. Os aprovados devem realizar a matrícula de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.
Notícias
Juliana e André se conheceram em um cursinho para o Enem
SiSU 2019/1: saiba quanto é preciso para passar em Medicina e outros cursos
Interessados em tentar uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 já podem consultar as últimas notas de corte.
Notícias
Juliana e André se conheceram em um cursinho para o Enem
SiSU: MPF quer que cotistas também disputem vagas na ampla concorrência
O Ministério Público Federal (MPF), em Goiás, entrou nesta quarta-feira, 30 de janeiro, com pedido de liminar junto ao Ministério da Educação solicitando que estudantes que concorrem no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) a vagas reservadas para cotistas também possam se inscrever na ampla concorrência. 
Notícias