SiSU: MPF quer que cotistas também disputem vagas na ampla concorrência

Ministério Público Federal em Goiás solicita ao MEC que inscrições para o SiSU sejam reabertas para que candidatos possam participar das duas modalidades
Em 31/01/2019 16h15 , atualizado em 31/01/2019 17h40 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério Público Federal (MPF), em Goiás, entrou nesta quarta-feira, 30 de janeiro, com pedido de liminar junto ao Ministério da Educação solicitando que estudantes que concorrem no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) a vagas reservadas para cotistas também possam se inscrever na ampla concorrência. 

Segundo o MPF, o Edital do SiSU fere o princípio da isonomia pois não permite que os candidatos concorram em mais de uma categoria .

"A ausência de previsão da possibilidade de migração do sistema de cotas para o sistema de ampla concorrência, ou da possibilidade de inscrever-se em ambas as modalidades perpetua uma grande injustiça com os candidatos que não conseguem comprovar o critério racial ou social”, afirma o órgão.

Na opinião do ministério, a avaliação que cada indivíduo faz sobre a própria cor e o modo como ele é reconhecido pela sociedade é altamente subjetiva. "Admitir que o candidato que se julga pertencente a uma cota determinada e é desclassificado age sempre de má-fé e merece ser punido, é equivocado", avalia.

Para o MPF GO, excluir o candidato que não foi enquadrado nos critérios fenótipos e socioeconômicos para cotistas do SiSU implica em puni-lo sem chance de defesa e contraditório, violando as garantias constitucionais.

Solicitações

Por meio de Ação Civil Pública (ACP), a MPF GO solicita que o MEC retifique o Edital do SiSU 2019/1 e reabra o prazo de inscrições a fim de permitir aos estudantes que optaram pelas vagas reservadas pelo sistema de cotas ou de outras políticas afirmativas que também possam inscrever-se na modalidade de ampla concorrência

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra solicitação é que, nos editais dos próximos processos seletivos do SiSU, haja a opção de inscrição concomitante nas modalidades: vagas reservadas em decorrência da Lei 12.711/2012 ou vagas determinadas às demais políticas afirmativas adotadas pelas IES e vagas de ampla concorrência.

O Brasil Escola entrou em contato com o Ministério da Educação mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.

SiSU 

O SiSU é um programa criado em 2010 que oferece vagas em universidades públicas para quem fez o Enem. Conforme determinado no Edital, no momento da inscrição, o candidato precisa escolher uma vaga entre as três modalidades abaixo:

    • Ampla concorrência
    • Reservadas para estudantes oriundos de famílias de baixa renda e para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas
    • Reservadas nos programas de ação afirmativa das próprias universidades públicas

O prazo de inscrições para o SiSU 2019/1 foi de 22 a 25 de janeiro. A lista de aprovados saiu na última segunda-feira (28). O período de matrículas junto às universdades segue aberto até dia 4 de fevereiro


Relacionados

SiSU 2019/1 recebe inscrições da lista de espera
O prazo para participar da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 começou nesta segunda-feira, 29 de janeiro. Os candidatos que se inscreveram no processo seletivo e não foram convocados na chamada regular poderão manifestar interesse até 5 de fevereiro.
Notícias
SiSU 2019/1: resultado está disponível para consulta
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 nesta segunda-feira, 28 de janeiro. Os aprovados devem realizar a matrícula de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.
Notícias
SiSU 2019/1: saiba quanto é preciso para passar em Medicina e outros cursos
Interessados em tentar uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 já podem consultar as últimas notas de corte.
Notícias
SiSU 2019: balanço parcial mostra queda de mais de meio milhão de inscritos
O balanço do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 divulgado na noite de ontem, 23 de janeiro, mostra uma queda de mais de 600 mil inscritos em relação ao mesmo período do ano passado. Site do SiSU apresenta problemas desde terça-feira.
Notícias
SiSU 2019: casal aprovado em Medicina conta como conciliar namoro e estudo
Passar para o curso de Medicina no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1, cujo resultado saiu ontem, 28 de janeiro, já é uma conquista e tanto. Conheça, a seguir, o caso de dois namorados que passaram juntos, para essa mesma carreira, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Notícias
Sisu 2019/1: está aberto período de matrículas nas universidades
Os aprovados na chamada regular têm até o dia 4 de fevereiro para realizar as matrículas nas próprias instituições de ensino
Notícias