Dia dos namorados: saiba como conciliar estudos para o vestibular com namoro

Profissionais indicam que casal estabeleça limites e converse bastante para passar pelo período da melhor forma possível
Em 12/06/2023 14h42 , atualizado em 13/06/2023 14h06 Por Silvia Tancredi

casal de estudantes com dizeres: namoro x estudos para o vestibular
Namorar e estudar para o vestibular é possível, conforme especialistas
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Hoje, 12 de junho, é o Dia dos Namorados. E se o casal está em época de vestibular, como fazer para conciliar os estudos com o relacionamento? É possível? Ou algum ponto pode ficar prejudicado?

A maioria dos alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio e estão às vésperas de fazer vestibulares e Enem são adolescentes. Muitos deles estão vivenciando o primeiro relacionamento da vida e estão empolgados. Mas, a maioria tem consciência de que estão vivendo um período importante de suas vidas e precisam aprender a lidar com isso.

Segundo especialistas que atuam diretamente com adolescentes, pode-se sim conciliar estudos e namoro desde que o casal estabeleça limites e converse bastante. 

Os profissionais, inclusive, comentam que, se os dois estudantes estão em época de vestibular, o relacionamento pode dar certo porque ambos estão no mesmo momento da vida.

Como conciliar os estudos e o namoro na época de vestibular?

Rodrigo Oliveira, psicólogo clínico e mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB), de Goiânia (GO), explica que passar no vestibular e manter um namoro legal não é uma tarefa simples, mas os jovens podem aprender a lidar com esse momento.

"O ideal é estabelecer limites claros relacionados à duração das ligações e à frequência dos encontros, além de criar um tempo de qualidade quando estiver com seu ser-humaninho do coração", comenta. 

Mariana Klinke, psicanalista, de São Paulo (SP), acredita que o sucesso do namoro em época de vestibular depende de uma boa conversa e de alinhar alguns pontos.

"Conciliar os estudos com o namoro na adolescência é algo que começa com uma conversa, de os dois combinarem. Como os dois estão no mesmo momento de vestibular, um pode entender o que o outro está passando. E ambos sabem que é um periodo específico, não é para a vida toda, então é possivel combinar as coisas", sugere.

A psicanalista reforça que o namoro pode significar também um momento de relaxar e dar um tempo nos estudos. Para ela, seja namorando, seja com amigos, é importante o adolescente fazer um pausa nos estudos para dar um espaço na mente e evitar uma sobrecarga que pode acabar gerando ansiedade nesse período de vestibular. 

Mariana Klinke, psicanalista de São Paulo

Tempo de namoro x tempo de estudo

Os profissionais indicam que, para lidar da melhor forma com o namoro na época de vestibular, o ideal é que os estudantes determinem um tempo específico para os estudos e outro para o namoro. 

"Uma dica para os namorados é estudar durante a semana, quando eles têm aula, e não podem  ficar muito tempo no celular. Então, os encontros podem ser as pausas nos estudos e podem ser marcados ao final de semana", aconselha a psicanalista.

Mariana reforça que, aos finais de semana, o vestibulando pode se divertir e isso inclui o namoro. De acordo com ela, as pessoas são seres sociais, então ficar só fechado no quarto e ficar dias e dias somente estudando não é produtivo e pode acabar gerando um efeito que não é esperado.

Namorados que se ajudam nos estudos

O psicólogo Rodrigo lembra que, quando os dois vestibulandos estão na escola ou no cursinho, ou seja, os dois estão estudando, isso pode ser de bastante ajuda. "É mais facil a gente compreender o outro quando estamos passando pela mesma situação", afirma.

Para o profissional, o ideal é que o casal se mantenha firme nos estudos e que seja compreensivo com o outro. Conforme o psicólogo lembra, o casal  também pode se ajudar. "Às vezes, um é melhor numa matéria que o outro e, então, podem ajudar a melhorar o desempenho deles nos estudos. Pode ser uma troca não só de estudos, mas também de carinho, de compreensão, de apoio, em que um ajuda o outro".

"Ter alguém por perto que compartilha os mesmos desafios e tem a mesma vontade de alcançar o sucesso no vestibular torna esta jornada mais tranquila. O acolhimento nos momentos de frustração, os momentos de reflexão, a descontração e até os puxões de orelha de um ou do outro para manterem o foco são importantíssimos para que o casal alcance os seus objetivos", acredita o psicólogo Rodrigo.

Rodrigo de Oliveira é psicólogo clínico

Mas, e se houver brigas?

Discussões em relacionamentos podem acontecer em qualquer idade. Caso haja um desentendimento nessa fase de vestibular, Rodrigo acredita que a melhor ferramenta nessas horas é o diálogo sincero e acolhedor. 

"É muito importante comunicar as nossas expectativas, sentimentos e inquietações antes que isso tudo aumente de proporção e se torne um problema. Também é importante acolher as expectativas, sentimentos e inquietações do outro, ainda que não sejam exatamente o que esperávamos" analisa.

Mariana reforça que os desentendimentos podem acontecer porque cada um tem uma forma de lidar, de pensar. Mas, segundo ela, se o casal dialoga, o combinado nao sai caro.

História de sucesso: vestibular e namoro

Sarah Emmely Fazanaro, 21 anos, e Jorge Miranda Palomino, 22 anos, ambos de São Paulo, mostram que é possível, sim, lidar com namoro e vestibular de forma tranquila. 

Os dois namoram há um ano. Eles se conheceram durante os estudos no cursinho Poliedro. Ambos querem prestar vestibular para o curso de Medicina. 

"Costumamos dizer que não é difícil conciliar namoro com estudos se os dois possuem o mesmo foco no que querem. Se ambos estão se esforçando para conquistar algo, haverá compreensão sobre o pouco tempo que temos para aproveitar a mais tradicional “vida de casal” com encontros e momentos românticos", ressalta o casal.

Sarah reforça que é importante lembrar que o namoro deve vir como um fator que facilite a vida, que os dois se incentivem, se ajudem, e não como um compromisso fixo do fim de semana o qual você esta cansado demais para atender. 

"Dito isso, aos casais em tempo de pré-vestibular, tenham em suas cabeças seus objetivos bem claros e o futuro que desejam construir juntos, dessa forma terão mais facilidade de abdicar de certos privilégios de casais em circunstâncias diferentes e aproveitem os poucos momentos juntos. Foco, amor e muito estudo a todos vocês!", aconselha o casal de namorados que está prestando vestibular para Medicina.

Sarah e Jorge estudam para o vestibular de Medicina 

Dicas para conciliar o namoro com os estudos para o vestibular

  1. Fazer a gestão de tempo: tempo de namoro X tempo de vestibular;

  2. Organizar um cronograma, com datas e horarios, para estudar durante a semana e deixar o sábado e o domingo livres para poder namorar;

  3. Conversar e entender que o tempo destinado ao namoro não será o mesmo, mas que ele será de qualidade;

  4. Lembrar-se de que a vida não se resume ao vestibular, por mais que neste momento haja uma cobrança maior relacionada à performance a acadêmica;
  5. Manter uma rotina de autocuidados com exercício físico, boa alimentação e tempo de qualidade com quem se gosta é base para conseguirmos nos manter bem mentalmente.  

  6. Ser compreensivo, olhar para o outro, o que é importante para ele, o que ele está precisando, entender este momento prestar atenção antes de sair cobrando e discutindo;

  7. Evitar ficar tanto no whatsapp com o namorado/a enquanto está estudando. 

  8. Não negligenciar os sinais de que alguma coisa pode não estar legal fisicamente ou mentalmente e busque o suporte de um profissional qualificado.