Secretários de Educação pedem adiamento do Enem 2020

Provas estão previstas para outubro e novembro. Secretários temem que estudantes sejam prejudicados pela paralisação das aulas.
Em 01/04/2020 17h21 , atualizado em 01/04/2020 19h03 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Após a divulgação do edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 ontem, 31 de março, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) emitiu nota criticando o calendário em consequência da paralisação das aulas escolares.

Saiba tudo sobre o Enem 2020

Estudantes de todo o país estão sem aulas presenciais, desde o fim de março, em consequência da pandemia do coronavírus (Covid-19). Com isso, o conselho teme que a desigualdade entre os estudantes para o ingresso na universidade aumente, já que nem todos possuem recursos para manter os estudos durante o período de paralisação.

Confira parte da nota do Consed:

“O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) manifesta profunda preocupação quanto às datas divulgadas, uma vez que estão suspensas as aulas nas escolas em todo o território nacional, bem como pelos prejuízos para os estudantes, especialmente de escolas públicas. Não há dúvidas de que os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio são os que sofrem o maior impacto. Por isso, a importância do diálogo e do olhar para os mais afetados neste difícil momento de pandemia do COVID-19.”

Clique para conferir a nota na íntegra

Ainda de acordo com a nota do conselho, o intuito é que se espere acabar o período de pandemia e suspensão de aulas para poder definir novas datas para o Enem 2020.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) também se manifestaram contra o calendário, afirmando que manter o cronograma é falta de sensibilidade com o atual momento e que muitos estudantes não têm condições de ter aulas a distância. Para defender a suspensão do edital, as entidades abriram uma petição (clique aqui para conferir).

Veja também: Sem aulas, estudantes adaptam rotina de estudo durante pandemia do coronavírus

No início da noite desta quarta-feira, 1º de abril, o Inep divulgou uma nota oficial sobre a situação. Veja a nota:

"Sobre as diversas manifestações face a um possível adiamento das datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, em suas versões impressa e digital, incluindo nota divulgada à imprensa pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece:

  • A edição anual do Enem é um longo e complexo processo, que compreende diversas etapas. Envolve os participantes, sejam aqueles que estão concluindo o ensino médio, sejam aqueles que já possuem o diploma; a importante parceria com as Secretarias de Educação dos estados e municípios; os órgãos de segurança federais e estaduais; o Exército; as instituições de ensino superior públicas e privadas; bem como os Correios e o consórcio aplicador.
  • O Inep entende que o Enem é uma das políticas públicas de educação mais importantes, a ser prestada anualmente, pois, além de avaliar o ensino médio, significa a porta de entrada ao ensino superior para milhões de brasileiros. Por esse motivo, o Inep está buscando garantir sua execução adequada, não apenas para cumprir com seu dever institucional, mas, principalmente, para não prejudicar mais ainda a sociedade brasileira. Inclusive, com o Enem Digital é oferecida à sociedade mais de uma aplicação durante o ano.
  • Para que haja a execução do Enem, é preciso cumprir com as diversas etapas que antecedem a data de aplicação do exame, como a elaboração da prova, os pedidos e a análise de isenção da taxa de inscrição, a efetivação da inscrição, a impressão, a logística e a distribuição, além de todos os subprocessos associados a essas grandes etapas. Por isso, a publicação dos editais do Enem 2020 é fundamental neste momento, de modo a garantir à sociedade que a concretização dessa política pública seja preservada e para que seja dado início, pelo Inep, à preparação e à viabilidade de execução desta edição do Enem.
  • O Inep confia no excelente diálogo que possui não apenas com o Consed, mas também com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o Conselho Nacional de Educação (CNE) e com demais entidades que representam o ensino superior público e privado, baseado no respeito mútuo, no bom senso e no propósito de engrandecer a educação no Brasil.
  • Não houve, até o presente momento, manifestação formal ao Inep por parte do Consed. No entanto, o Instituto reforça possuir um diálogo sempre aberto junto às mais diversas entidades e à sociedade em geral, destacando que todas as sugestões e críticas apresentadas são muito importantes para o aprimoramento de suas atividades. O Inep garante que cada uma delas será avaliada e discutida, sempre buscando o que seja melhor para a educação brasileira.

 Entenda a importância da publicação do edital do Enem 2020 clicando aqui."

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2020

De acordo com o edital, as inscrições do Enem 2020 serão recebidas de 11 a 22 de maio. Já as provas digitais, novidade para este ano, serão aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro e provas tradicionais nos dias 1º e 8 de novembro.

Mais: Saiba como estudar em casa para o Enem 2020

Para mais informações acesse a Página do Enem 2020
 


Relacionados

Como estudar para o Enem 2020
Confira o que estudar para o Enem 2020 e veja as melhores dicas de como se preparar para as provas estudando em casa. Faça simulados e exercícios do Enem e monte seu cronograma de estudos.
Enem
Enem 2020 começa com erro no sistema de isenção de taxa
Estudantes reclamam que não estão conseguindo solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2020. Mensagem de erro aparece ao informar data de nascimento.
Notícias
Enem 2020: está aberto o prazo para pedidos de isenção de taxa e justificativas de ausência
Estudantes de baixa renda podem solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2020. O prazo vai até o dia 17 de abril, tanto para a prova tradicional quanto para a digital.
Notícias
Enem Digital 2020
Veja as principais informações sobre o Enem Digital 2020 e entenda como será feita a aplicação das provas. Saiba também os locais de aplicação e quem pode se inscrever.
Enem
Inep publica edital do Enem 2020
O Inep divulgou hoje, 31 de março, o edital do Enem 2020. Documento traz as datas das provas e inscrições, além das regras do exame. Confira tudo aqui1
Notícias
Ministro da Educação desmente informação sobre adiamento do Enem 2020
O ministro da educação, Abraham Weitraub, desmentiu a informação do adiamento do Enem 2020 em consequência do coronavírus.
Notícias
Senado pode suspender Enem 2020 ou prorrogar prazos
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) apresentou Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que tem como objetivo suspender o edital do Enem 2020, tornando-o inválido. 
Notícias