Após a divulgação do edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 ontem, 31 de março, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) emitiu nota criticando o calendário em consequência da paralisação das aulas escolares.
Estudantes de todo o país estão sem aulas presenciais, desde o fim de março, em consequência da pandemia do coronavírus (Covid-19). Com isso, o conselho teme que a desigualdade entre os estudantes para o ingresso na universidade aumente, já que nem todos possuem recursos para manter os estudos durante o período de paralisação.
Confira parte da nota do Consed:
“O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) manifesta profunda preocupação quanto às datas divulgadas, uma vez que estão suspensas as aulas nas escolas em todo o território nacional, bem como pelos prejuízos para os estudantes, especialmente de escolas públicas. Não há dúvidas de que os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio são os que sofrem o maior impacto. Por isso, a importância do diálogo e do olhar para os mais afetados neste difícil momento de pandemia do COVID-19.”
Clique para conferir a nota na íntegra
Ainda de acordo com a nota do conselho, o intuito é que se espere acabar o período de pandemia e suspensão de aulas para poder definir novas datas para o Enem 2020.
A União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) também se manifestaram contra o calendário, afirmando que manter o cronograma é falta de sensibilidade com o atual momento e que muitos estudantes não têm condições de ter aulas a distância. Para defender a suspensão do edital, as entidades abriram uma petição (clique aqui para conferir).
Veja também: Sem aulas, estudantes adaptam rotina de estudo durante pandemia do coronavírus
No início da noite desta quarta-feira, 1º de abril, o Inep divulgou uma nota oficial sobre a situação. Veja a nota:
"Sobre as diversas manifestações face a um possível adiamento das datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, em suas versões impressa e digital, incluindo nota divulgada à imprensa pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece:
Entenda a importância da publicação do edital do Enem 2020 clicando aqui."
De acordo com o edital, as inscrições do Enem 2020 serão recebidas de 11 a 22 de maio. Já as provas digitais, novidade para este ano, serão aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro e provas tradicionais nos dias 1º e 8 de novembro.
Mais: Saiba como estudar em casa para o Enem 2020
Para mais informações acesse a Página do Enem 2020.
Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/secretarios-de-educacao-pedem-adiamento-do-enem-2020/347701.html