Topo
pesquisar
Em 16/03/2018 10h33, atualizado em 16/03/2018 12h21

Resultado do P-FIES 2018/1 é adiado novamente

Notícias

Resultado da modalidade com juros do Programa de Financiamento Estudantil será divulgado no dia 23 de março. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) adiou novamente o resultado do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) 2018/1. Inicialmente, a relação de pré-selecionados seria divulgada no dia 12 de março, depois passou para hoje, dia 16, e agora vai sair no dia 23 de março.

Segundo o MEC, a alteração da data ocorreu porque as instituições financeiras pediram mais tempo para realizar a análise cadastral dos candidatos ao novo financiamento.

O P-FIES é a modalidade do FIES com juros, cuja taxa varia conforme o agente financeiro responsável pelo contrato. Serão oferecidas 75 mil vagas para estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos (R$ 4.770).

Assim como na modalidade sem juros, o P-FIES também é exclusivo para estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010, e que tiveram nota mínima acima de 450 pontos, sem ter zerado a redação.

Novo FIES

No final de 2017, o governo anunciou algumas mudanças no Fies, entre elas a criação duas faixas de financiamento, beneficiando grupos diferentes. Veja os detalhes de cada uma:

FIES
- 80 mil vagas para o primeiro semestre;
- Fonte de recurso: Tesouro Nacional;
- Juros zero com correção da inflação;
- Prestações máxima de 10% da renda familiar;
- Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

P-FIES
- 75 mil vagas para o primeiro semeste;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Fonte de recurso: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento;
- Juros de acordo com o banco em que o financiamento for fechado;
- Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

O resultado do FIES 2018/1, modalidade sem juros, foi divulgado no dia 5 de março. Os pré-selecionados tiveram até ontem, 15, para concluir a inscrição no FiesSeleção.

Depois de concluída a inscrição, os aprovados precisam comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em até cinco dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição.

Os estudantes devem, ainda, comparecer a um agente financeiro do Fies. O prazo também é de 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil à data de validação das informações pela CPSA da respectiva instituição de ensino.

Lista de espera

Até 13 de abril, os candidatos não selecionados na modalidade sem juros do FIES poderão se inscrever na lista de espera, pelo site do FiesSeleção. Se forem selecionados, deverão complementar sua inscrição no mesmo site no prazo de 3 dias úteis, a contar da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção. No caso do P-FIES, não haverá lista de espera.

Para mais informações, acesse o site do Fies ou o Edital.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola