Resultado do P-FIES 2018/1 é adiado novamente

Resultado da modalidade com juros do Programa de Financiamento Estudantil será divulgado no dia 23 de março.
Em 16/03/2018 10h33 , atualizado em 16/03/2018 12h21 Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: MEC
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) adiou novamente o resultado do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) 2018/1. Inicialmente, a relação de pré-selecionados seria divulgada no dia 12 de março, depois passou para hoje, dia 16, e agora vai sair no dia 23 de março.

Segundo o MEC, a alteração da data ocorreu porque as instituições financeiras pediram mais tempo para realizar a análise cadastral dos candidatos ao novo financiamento.

O P-FIES é a modalidade do FIES com juros, cuja taxa varia conforme o agente financeiro responsável pelo contrato. Serão oferecidas 75 mil vagas para estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos (R$ 4.770).

Assim como na modalidade sem juros, o P-FIES também é exclusivo para estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010, e que tiveram nota mínima acima de 450 pontos, sem ter zerado a redação.

Novo FIES

No final de 2017, o governo anunciou algumas mudanças no Fies, entre elas a criação duas faixas de financiamento, beneficiando grupos diferentes. Veja os detalhes de cada uma:

FIES
- 80 mil vagas para o primeiro semestre;
- Fonte de recurso: Tesouro Nacional;
- Juros zero com correção da inflação;
- Prestações máxima de 10% da renda familiar;
- Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

P-FIES
- 75 mil vagas para o primeiro semeste;
- Fonte de recurso: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento;
- Juros de acordo com o banco em que o financiamento for fechado;
- Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O resultado do FIES 2018/1, modalidade sem juros, foi divulgado no dia 5 de março. Os pré-selecionados tiveram até ontem, 15, para concluir a inscrição no FiesSeleção.

Depois de concluída a inscrição, os aprovados precisam comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em até cinco dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição.

Os estudantes devem, ainda, comparecer a um agente financeiro do Fies. O prazo também é de 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil à data de validação das informações pela CPSA da respectiva instituição de ensino.

Lista de espera

Até 13 de abril, os candidatos não selecionados na modalidade sem juros do FIES poderão se inscrever na lista de espera, pelo site do FiesSeleção. Se forem selecionados, deverão complementar sua inscrição no mesmo site no prazo de 3 dias úteis, a contar da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção. No caso do P-FIES, não haverá lista de espera.

Para mais informações, acesse o site do Fies ou o Edital.


Relacionados

Fies 2018/1: edital de vagas remanescentes será divulgado nos próximos dias
O MEC publicou hoje (22) a portaria que regulamenta a oferta de vagas remanescentes do Fies 2018/1. O edital sairá nos próximos dias com o cronograma e as regras da seleção.
Notícias
Fies 2018/1: prazo para comprovação da inscrição é prorrogado até amanhã (9)
MEC anunciou hoje que os pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 1º semestre de 2018 poderão comprovar a inscrição até amanhã no FiesSeleção.
Notícias
Fies 2018/1: prazo para pré-selecionados finalizarem as inscrições é prorrogado mais uma vez
Os estudantes pré-selecionados no Fies 2018/1 contam com novo prazo para finalizarem as inscrições, agora até do dia 15 de março.
Notícias
Inscrições da lista de espera do ProUni 2018/1 estão abertas
As inscrições da lista de espera do ProUni 2018/1 começam hoje (16). Candidatos podem se inscrever até a próxima segunda-feira, 19 de março.
Notícias
MEC adia pela terceira vez o resultado do P-FIES 2018
MEC adiou pela terceira vez o resultado do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) 2018. Pré-selecionados serão conhecidos no dia 26 de março.
Notícias
Prazo para seleção na lista de espera do Fies 2018/1 segue aberto até 30 de março
Até o dia 30 de março, os inscritos no Fies 2018/1 podem ser convocados na Lista de Espera do programa. O resultado deve ser publicado na internet.
Notícias
Resultado do Fies 2018/1 já pode ser consultado
MEC divulgou nesta segunda-feira, 5 de março, a lista de pré-selecionados no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2018.
Notícias