Resultado do Fies 2018/1 já pode ser consultado

Pré-selecionados deverão complementar a inscrição no FiesSeleção de amanhã até próxima quinta-feira (8)
Em 05/03/2018 18h57 , atualizado em 08/03/2018 16h08 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no início da noite desta segunda-feira, 5 de março, a lista de pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2018. Este resultado é referente aos estudantes com até três-salários mínimos, que contaram com financiamento com juros zero.

Consulte o resultado do FIES 2018

Segundo MEC, a oferta nesta modalidade foi de 100 mil vagas e os pré-convocados deverão complementar a inscrição de amanhã (6) até a próxima quinta-feira (8) no FiesSeleção. Em seguida, eles precisam comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em até cinco dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição.

Os estudantes devem, ainda, comparecer a um agente financeiro do Fies. O prazo também é de 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil à data de validação das informações pela CPSA da respectiva instituição de ensino.

P-Fies

Os candidatos que se inscreveram na modalidade do Programa de Financiamento Estudantil, terão acesso ao resultado até no dia 12 de março. Nesta segunda modalidade de subsídio, puderam se inscrever os estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos e a taxa de juros varia, conforme o agente financeiro responsável pelo contrato.

Ao todo, o P-Fies deve beneficiar 55 mil estudantes. Em 2018, a expecetativa do MEC é oferecer, somando as oportunidades das duas modalidades, 310 mil novas vagas, nos dois semestres.

Lista de Espera

Ainda de acordo com o calendário do Fies 2018/1, entre os dias 6 e 30 de março os candidatos participantes da lista de espera que forem pré-selecionados deverão complementar a inscrição no FiesSeleção no prazo de até três dias úteis, a contados a partir da divulgação da pré-seleção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No caso dos estudantes inscritos pelo P-Fies, o resultado será publicado em chamada única, não havendo lista de espera.

Fies 2018/1

O Fies é um programa que oferece financiamentos em universidades particulares. Durante o período de inscrição, os candidatos puderam escolher até três opções de cursos.

Somente puderam participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010, e que tiveram nota mínima acima de 450 pontos, sem ter zerado a redação.

Além disso, os candidatos foram selecionados pela renda: estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos por mês podem se inscrever na Fies. No entanto, aqueles com rendimentos mensais de três até cinco salários somente puderam se inscrever no P-FIES.

Modalidades

No final de 2017, o Governo Federal anunciou algumas mudanças no programa, criando uma nova modalidade de financiamento:

FIES
- 80 mil vagas para o primeiro semestre;
- Fonte de recurso: Tesouro Nacional;
- Juros zero com correção da inflação;
- Prestações máxima de 10% da renda familiar;
- Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

P-FIES
- 75 mil vagas para o primeiro semeste;
- Fonte de recurso: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento;
- Juros de acordo com o banco em que o financiamento for fechado;
- Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

Para mais informações, acesse o site do Fies ou o Edital.


Relacionados

Confira resultado do P-Fies 2018/1
O Ministério da Educação (MEC) publicou a lista de aprovados em chamada única do Processo Seletivo 2018/1 do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
Notícias
Edital do FIES 2018/1 já pode ser consultado
Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 16 de fevereiro, o Edital do FIES 2018/1.
Notícias
Fies 2018/1: prazo para comprovação da inscrição é prorrogado até amanhã (9)
MEC anunciou hoje que os pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 1º semestre de 2018 poderão comprovar a inscrição até amanhã no FiesSeleção.
Notícias
Fies 2018/1: prazo para pré-selecionados finalizarem as inscrições é prorrogado mais uma vez
Os estudantes pré-selecionados no Fies 2018/1 contam com novo prazo para finalizarem as inscrições, agora até do dia 15 de março.
Notícias
Inscrições para o Fies 2018/1 fecham hoje (2)
Interessados em financiar cursos em universidades particulares têm somente até esta sexta-feira, 2 de março, para fazer o cadastro no Fies do primeiro semestre de 2018. 
Notícias
MEC adia pela terceira vez o resultado do P-FIES 2018
MEC adiou pela terceira vez o resultado do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) 2018. Pré-selecionados serão conhecidos no dia 26 de março.
Notícias
No 4º dia do Fies 2018/1, MEC contabiliza 197 mil inscrições
O processo seletivo do primeiro semestre de 2018 do primeiro Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) registrou, até as 12h de hoje, 22 de fevereiro, 197.105 inscrições.
Notícias
Resultado do P-FIES 2018/1 é adiado novamente
O Ministério da Educação (MEC) adiou novamente o resultado do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) 2018/1.
Notícias