MEC adia pela terceira vez o resultado do P-FIES 2018

Pré-selecionados serão conhecidos no dia 26 de março, 14 dias depois da primeira data prevista.
Em 23/03/2018 10h32 , atualizado em 23/03/2018 13h35 Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: MEC
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) adiou pela terceira vez o resultado do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES), modalidade com juros que foi criada este ano. Inicialmente, o resultado seria divulgado no dia 12 de março, depois 16, passou para hoje, 23 de março, e agora será divulgado na segunda-feira, 26.

De acordo com o MEC, a prorrogação ocorre por decisão conjunta do ministério com os bancos, que não conseguiram enviar os dados dos estudantes habilitados para a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do MEC. A decisão foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

O P-FIES é a modalidade do FIES com juros, cuja taxa varia conforme o agente financeiro responsável pelo contrato. Serão oferecidas 75 mil vagas para estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos (R$ 4.770).

Assim como na modalidade sem juros, o P-FIES também é exclusivo para estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010, e que tiveram nota mínima acima de 450 pontos, sem ter zerado a redação.

Problemas no SisFIES

Alguns estudantes que foram pré-selecionados no FIES, modalidade sem juros, reclamaram que não estavam conseguindo acessar o sistema do FIES (SisFIES) para a emissão de um documento para a contratação do financiamento junto à instituição de ensino. O MEC afirmou que resolveu o problema antes do fim do prazo, que foi na última quarta-feira, dia 21.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O resultado do FIES 2018 foi divulgado no dia 5 de março. Os selecionados tiveram até o dia 15 para concluir a inscrição no FiesSeleção e até 21 de março para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da respectiva instituição de ensino. O próximo e último passo é comparecer a um agente financeiro.

Lista de espera

Até 13 de abril, os candidatos não selecionados na modalidade sem juros do FIES poderão se inscrever na lista de espera, pelo site do FiesSeleção. Se forem selecionados, deverão complementar sua inscrição no mesmo site no prazo de 3 dias úteis, a contar da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção. No caso do P-FIES, não haverá lista de espera.

Para mais informações, acesse o site do Fies ou o Edital.


Relacionados

Confira resultado do P-Fies 2018/1
O Ministério da Educação (MEC) publicou a lista de aprovados em chamada única do Processo Seletivo 2018/1 do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
Notícias
Edital do FIES 2018/1 já pode ser consultado
Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 16 de fevereiro, o Edital do FIES 2018/1.
Notícias
Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior)
Clique aqui, entenda o que é o Fies, saiba como ele funciona e quem pode participar. Descubra também a diferença entre o SiSU, o ProUni e o Fies.
Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior)
Fies 2018/1: edital de vagas remanescentes será divulgado nos próximos dias
O MEC publicou hoje (22) a portaria que regulamenta a oferta de vagas remanescentes do Fies 2018/1. O edital sairá nos próximos dias com o cronograma e as regras da seleção.
Notícias
Fies 2018/1: prazo para pré-selecionados finalizarem as inscrições é prorrogado mais uma vez
Os estudantes pré-selecionados no Fies 2018/1 contam com novo prazo para finalizarem as inscrições, agora até do dia 15 de março.
Notícias
Resultado do Fies 2018/1 já pode ser consultado
MEC divulgou nesta segunda-feira, 5 de março, a lista de pré-selecionados no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2018.
Notícias
Resultado do P-FIES 2018/1 é adiado novamente
O Ministério da Educação (MEC) adiou novamente o resultado do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) 2018/1.
Notícias