Whatsapp
Em 22/05/2018 15h23 , atualizado em 22/05/2018 15h23

Fies 2018/1: edital de vagas remanescentes será divulgado nos próximos dias

Notícias

Portaria sobre o preenchimento das oportunidades ociosas do financiamento foi publicada hoje (22). Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Imagem: fies
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) divulgará nos próximos dias o edital de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018/1. A portaria sobre o preenchimento das oportunidades foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) desta terça-feira, 22 de maio. 

Conheça o Fies

As mantenedoras das instituições de ensino terão de hoje (22) até quinta-feira (24) para informar ao MEC quais são as vagas remanescentes para serem oferecidas pelo Fies. Essas oportunidades serão disponibilizadas no edital que será divulgado em breve. 

Quem poderá concorrer?

As vagas remanescentes poderão ser concorridas pelos estudantes que preencherem, de forma conjunta, os seguintes requisitos:

=> Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;

=> Ter média de 450 pontos nas provas do Enem e não ter zerado a redação do exame;

=> Possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Quem não poderá concorrer?

Não poderão concorrer os candidatos que estejam em uma das seguintes condições:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

=> Esteja usando o Fies atualmente;

=> Não tenha quitado o financiamento do Fies. 

De onde são as vagas remanescentes?

O Novo Fies, nome que o projeto ganhou em 2018, contou com 155 mil vagas para o primeiro semestre. Destas, 80 mil foram para a modalidade sem juros, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), enquanto outras 75 mil foram para o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). 

As vagas remanescentes do Fies são oportunidades que não foram preenchidas por motivos como:

=> Cancelamento de inscrição;

=> Falta de complementação da inscrição no FiesSeleção;

=> Ausência na universidade para validação das informações;

=> Ausência no banco para entrega de documento e formalização do contrato;

=> Participantes com dados recusados na seleção do Fies. 

Como há a ociosidade de vagas em cada edição do Fies, o MEC abre semestralmente um período para que as oportunidades sejam preenchidas. 

Mais informações na portaria das vagas remanescentes e no site do Fies.

Relacionados
Entenda a diferença entre a suspensão e o cancelamento do FIES e saiba como solicitar cada uma das situações.
O Ministério da Educação (MEC) publicou a lista de aprovados em chamada única do Processo Seletivo 2018/1 do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
O fim do prazo da pré-seleção na lista de espera do Fies 2018/1 foi prorrogado até 25 de abril. Os estudantes que forem convocados contam com até três úteis para complementar a inscrição.
Os estudantes pré-selecionados no Fies 2018/1 contam com novo prazo para finalizarem as inscrições, agora até do dia 15 de março.
Mais de 450 mil estudantes inadimplentes no Fies poderão renegociar dívidas a partir do segundo semestre deste ano. Inadimplência está estimada em R$ 10 bilhões e poderá ser revista com desconto.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai receber inscrições para as vagas remanescentes no processo seletivo 2018. Os prazos variam, conforme a categoria em que o estudante se enquadra e os registros devem ser feitos pela internet.
MEC adiou pela terceira vez o resultado do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) 2018. Pré-selecionados serão conhecidos no dia 26 de março.
O MEC anunciou hoje (6) as novas regras para o FIES a partir do 2º semestre de 2018. Mudanças incluem financiamento mínimo obrigatório de 50%, aumento no valor financiado e transferência de vagas
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES