O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de ser a principal prova para os estudantes que querem entrar em uma universidade no país, também atrai a atenção de pessoas que desejam trabalhar no exame e garantir uma renda extra.
Porém, trabalhar no Enem não é tão simples. Existem várias funções e treinamentos para ocupar um dos cargos oferecidos no exame. Entre os profissionais, existem os fiscais e certificadores, que trabalham no dia da prova, mas também os que atuam depois da aplicação do exame, como é o caso dos corretores da redação.
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Se você deseja ser um corretor de redação do Enem ou saber como é feito este trabalho, confira a seguir todas as informações sobre essa função!
Para ser um corretor de redação é obrigatório que o interessado tenha graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística e que possua um computador e um smartphone em boas condições para o trabalho.
Profissionais com cônjuge, pais, filhos, dependentes legais ou qualquer outro parente de primeiro grau inscrito no Enem não podem corrigir as redações. Também são proibidas de exercer a função as pessoas que já apresentaram qualquer conduta repreensível em edições anteriores do Enem ou como colaborador em trabalhos do consórcio que aplica a prova.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a responsável por realizar o processo seletivo que escolhe os corretores da redação do Enem. A seleção é realizada em cinco etapas, confira:
1) Cumprimento dos requisitos da inscrição, de caráter eliminatório;
Os interessados, após confirmarem que se encaixam em todos os pré-requisitos exigidos, devem se inscrever on-line no período e página informados pela FGV. A seleção é feita anualmente e não há cobrança de taxas.
2) Curso de Capacitação a Distância de Avaliadores, de caráter obrigatório e eliminatório;
Os candidatos que se classificam na etapa de inscrições devem realizar um curso de capacitação on-line na plataforma disponibilizada pela FGV. O curso tem duração de 93 horas e o conteúdo é dividido em nove módulos.
O material teórico do curso é composto por textos e vídeos, questões de múltipla escolha, uma questão dissertativa e um exercício final. Cada questão tem uma nota específica e o participante que receber nota zero ou não realizar qualquer etapa do curso é eliminado.
3) Período de confirmação de participação, de caráter obrigatório e eliminatório;
Os participantes com melhor desempenho são selecionados para serem os avaliadores. A quantidade é definida de acordo com a necessidade dos Times e quantidade de vagas para cada polo.
Os selecionados devem confirmar o interesse em continuar participando do processo seletivo, de acordo com as instruções dadas pela FGV, além de assinar os termos de compromisso e sigilo.
4) Capacitação Presencial de Avaliadores, de caráter obrigatório e eliminatório;
A etapa presencial da capacitação é realizada em uma das cidades-sede e tem duração obrigatória de 16 horas, divididas em dois dias.
Os possíveis corretores passam por um treinamento com a cartilha de correção do Enem que, até 2020, era restrita aos corretores. A cartilha contém os critérios de correção da redação e foi liberada para o público geral em 2020, durante a pandemia do coronavírus, para contribuir com a preparação dos estudantes em isolamento.
Clique para conferir a cartilha de correção da redação do Enem
5) Pré-teste, de caráter obrigatório e eliminatório;
É realizado a distância, em sistema de correção on-line, e tem o objetivo de verificar o alinhamento dos possíveis avaliadores aos critérios de correção.
O pré-teste é formado por 50 redações do tema do Enem do ano de aplicação, às quais o avaliador deve atribuir notas em todas as competências. Os aprovados recebem a função de corrigir as redações do Enem.
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Os Polos podem ser compostos por um ou mais estados brasileiros, podendo ter mais de um Polo em um único estado. Cada Polo é composto por Cidades-sede de Time, que são os locais destinados para a realização da Capacitação Presencial de Avaliadores.
No momento da inscrição, o participante deve indicar uma Cidade-sede de Time como 1ª opção e uma como 2ª opção.
Após o curso de Capacitação a Distância, caso não haja vagas na Cidade-sede escolhida pelo participante como 1ª opção, ou o Polo não seja criado, ele poderá ser selecionado para atuar na 2ª opção. Porém, todas as despesas com deslocamento, alimentação e hospedagem são de responsabilidade do participante.
O número de avaliadores varia anualmente, mas são cerca de 5 mil selecionados. A quantidade de vagas também depende da necessidade de cada polo.
Há dezenas de exigências para assumir o trabalho de corretor da redação do Enem. Entre as principais estão: atuar de forma séria, responsável, idônea; ser pontual e assíduo em todas as atividades; manter sob sigilo todas as informações e os materiais apresentados.
O avaliador deve se comprometer a fazer a correção mínima de 100 redações por dia em um sistema de on-line. O número máximo de redações por dia é 200, porém o aumento da cota só é permitido para o avaliador que apresentar desempenho satisfatório, de acordo com critérios estabelecidos pela FGV.
Já o avaliador que realizar a correção de um número total de textos menor ou igual a 150 no prazo de três dias poderá ser afastado do trabalho.
As redações corrigidas devem ser entregues por cota máxima de correção diária e, a cada 50 redações, o avaliador recebe duas redações especiais para análise de seu desempenho. Essas redações são chamadas de “padrão-ouro” e têm uma nota de referência dada por uma equipe de especialistas e, por meio delas, o desempenho do avaliador é definido.
Quem tiver o desempenho satisfatório poderá realizar a 3ª avaliação. No caso, o avaliador não sabe, no momento da correção, qual o tipo de avaliação está realizando, podendo ser de 1ª, 2ª, 3ª ou avaliação de redação de desempenho.
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As redações do Enem passam por dois corretores que têm a função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências. Veja as competências:
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
A nota final é a média aritmética da pontuação total dada pelos dois corretores, exceto em casos em que há discrepância entre as duas notas. Nesse caso, um terceiro corretor precisa dar nota à competência.
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Os corretores recebem por tipo de avaliação. Veja abaixo os valores brutos: