Novo Enem: o que esperar para 2024

O Enem, maior exame educacional brasileiro, seria alterado em 2024 para se adequar ao Novo Ensino Médio. Mudanças foram suspensas.
Por Silvia Tancredi

No Novo Enem, provas serão divididas em conhecimentos gerais e específicos
No Novo Enem, provas serão divididas em conhecimentos gerais e específicos
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Novo Enem foi apresentado oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC) em março de 2022. Tratava-se de um novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio para se adaptar à reforma do ensino médio. 

O cancelamento desta nova versão do Enem ocorreu em agosto de 2023. O Enem 2024 está mantido no formato tradicional, conforme foi divulgado em coletiva do MEC no dia 7 de agosto de 2023.

Contando com referências nacionais e internacionais, o novo Enem foi uma proposta de prova educacional contextualizada e tecnológica que pretendia auxiliar os estudantes a traçarem sua vida profissional mesmo antes de ingressarem na universidade. 

O Novo Ensino Médio deve passar por mudanças após a realização de uma consulta pública com a comunidade escolar e sociedade. A implementação do novo modelo foi suspensa ao longo da realização da consulta. 

Tópicos deste artigo

Como é o Enem

O Enem foi realizado pela primeira vez em 1999. Inicialmente, as provas eram aplicadas em um único dia e contavam com 63 questões objetivas e uma redação. 

Em 2009, as provas do Enem passaram a ter o formato com que possuem até hoje. A diferença é que, naquele ano, o exame ocorria em um sábado e um domingo consecutivos. Hoje, são em dois domingos consecutivos.

Como estava previsto o Novo Enem

A previsão era de que o novo Enem continuaria sendo aplicado em dois dias, mas com prova de questões objetivas de conhecimentos gerais comum a todos os participantes, no primeiro dia, e prova com questões específicas ao grupo escolhido, no segundo dia.

No Novo Enem, além das perguntas objetivas, também teria questões discursivas. 

1º Dia

Conteúdo: tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase em português e matemática

Provas: questões objetivas de múltipla escolha de disciplinas do ensino médio e uma redação

Objetivo: de forma interdisciplinar e contextualizada, visa que os estudantes aprofundem a interpretação e a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre suas soluções. 

2º Dia

Conteúdo: referenciais para a Elaboração dos Itinerários Formativos (conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio, de acordo com o MEC).

Provas: questões objetivas e questões discursivas de conhecimentos específicos (blocos) conforme o curso de escolha do candidato, além de questões em inglês integradas com outras disciplinas.

Objetivo: aprofundar as competências e habilidades da BNCC observando itinerários como investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.

No momento da inscrição no Enem, os estudantes teriam que optar por um destes quatro blocos: