Enem terá duas fases e questões discursivas a partir de 2024

Provas sofrerão mudanças para se adaptar ao novo ensino médio. CNE quer questões mais interpretativas e menos conteudistas.
Em 15/03/2022 13h53 , atualizado em 15/03/2022 14h38 Por Adriano Lesme

Novo Ensino Médio entrou em vigor em 2022
Novo Ensino Médio entrou em vigor em 2022
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mudará a partir de 2024, de acordo com um parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) na última segunda-feira, 14 de março. Entre as mudanças estão a aplicação das provas em duas etapas e a presença de questões discursivas.

As mudanças no Enem são necessárias para que as provas sejam adaptadas ao Novo Ensino Médio, que começou a ser implantado em 2022 para o primeiro ano do ensino médio. Até 2024, todas as séries já terão se adequado ao novo formato.

Saiba tudo sobre o Novo Ensino Médio

O parecer do CNE detalha como devem ser as provas do Enem a partir de 2024. Veja:

1ª etapa: provas objetivas e interdisciplinares de conhecimentos gerais + redação

2ª etapa: provas objetivas e discursivas de conhecimentos específicos

No primeiro dia de provas, os participantes responderão questões objetivas de múltipla escolha, mas sobre todas as disciplinas do ensino médio. As questões cobrarão mais habilidades interpretativas do que conteudistas e “conversarão” entre si, ou seja, serão interdisciplinares.

No segundo dia, o estudante responderá apenas questões relativas à área que escolheu na inscrição do Enem. Serão quatro áreas: Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Linguagens e Códigos; e Matemática.

Por exemplo, caso o estudante opte pela área de Ciências Humanas, as provas da segunda etapa teriam questões de Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

As instituições de ensino superior ficarão encarregadas de definir em qual área pertence cada curso de graduação oferecido. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Questões discursivas

O CNE também prevê que o Novo Enem tenha questões discursivas na segunda etapa, como nos vestibulares da Fuvest e Unicamp. No entanto, essa novidade requer mais corretores e mais questões no Banco Nacional de Itens, o que pode adiar a implantação para depois de 2024.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ficará responsável por definir uma nova Matriz de Referência para o Enem, que é a mesma desde 2009, e definir a quantidade de questões em cada uma das etapas.

Definição

O parecer do CNE sobre o novo formato do Enem ainda vai passar por ajustes após as sugestões acolhidas durante a sessão realizada ontem. Quando a versão final do parecer for divulgada, seguirá para a homologação do Ministério da Educação (MEC).

Segundo o ministro da Educação, Milton Ribeiro, as atualizações do novo Enem são objeto de discussão, desde dezembro de 2021, de um Grupo de Trabalho presidido pelo Secretário da Secretaria de Educação Básica (SEB) e que possui representantes da sociedade civil e de órgãos como o CNE e o Inep.

"A decisão sobre o novo Enem somente ocorrerá após a conclusão desse Grupo de Trabalho e será amplamente divulgada à sociedade. O parecer do CNE lançado ontem antecipou discussões ainda em andamento", afirmou Milton Ribeiro. 

Enem 2022

O Inep já definiu as datas de aplicação das provas do Enem 2022: 13 e 20 de novembro. O formato seguirá o mesmo das edições anteriores, com provas em dois domingos consecutivos e divididas entre as quatro áreas de conhecimento mais a redação.

O edital com as regras e as datas de inscrição do Enem 2022 será divulgado nas próximas semanas.