Unicamp anuncia mudanças no Vestibular 2024

Foram anunciadas mudanças nas questões de matemática, filosofia e sociologia do Vestibular Unicamp
Em 22/03/2023 09h05 , atualizado em 22/03/2023 09h47 Por Miguel Souza

Na foto, alunos concentrados respondendo prova
Entre as mudanças, está a inclusão de três questões de filosofia e três questões de sociologia
Crédito da Imagem: Antonio Scarpinetti / Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Unicamp anunciou mudanças no Vestibular 2024. Entre as alterações, está a inclusão de questões específicas de filosofia e sociologia.

A mudança será aplicada na 1ª fase do exame, que terá três questões de filosofia e três questões de sociologia. 

A decisão não muda a quantidade de questões totais do Vestibular, que conta com 72 questões. Porém, para isso, o número de questões das demais disciplinas foi reduzido de oito para sete questões. 

De acordo com o diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), José Alves de Freitas Neto, a mudança pretende deixar clara a importância desses conteúdos na formação dos estudantes do ensino médio.

Leia mais: Livros dos Vestibulares 2024, 2025 e 2026 da Unicamp

Mudanças nas questões de Matemática do Vestibular Unicamp 2024

Outra mudança está nas questões de matemática do Vestibular. A partir de agora, o número de questões de matemática será menor para os que optarem pela área de Humanidades, caindo de seis para quatro questões.

A mudança também ocorre para aqueles que vão prestar o exame para a área de Biológicas. Para esse grupo, o número de questões relacionadas à biologia sobe de seis para oito, e o número de questões de matemática também diminui de seis para quatro.

Ambas as alterações são para a segunda fase do processo seletivo. A mudança, de acordo com o diretor, visa deixar a prova mais atualizada:

Teremos a possibilidade de aprofundamento dos conhecimentos em Ciências Biológicas para o pessoal da Saúde e a utilização de questões abertas nas áreas de Sociologia e Filosofia para o pessoal da área de Humanidade e Artes - José Alves de Freitas Neto

Apesar das novidades, o Vestibular Unicamp segue com o mesmo formato: 1ª fase com conteúdos mais básicos e gerais por disciplinas e, na 2ª fase, por área de conhecimento.

Itinerários formativos do Novo Ensino Médio no Vestibular Unicamp 2024

Os itinerários formativos do Novo Ensino Médio não serão exigidos na prova da Unicamp. De acordo com a Comvest, apenas serão exigidos aqueles conteúdos que fazem parte da formação básica, geral e comum para todos os estudantes do Ensino Médio.

No novo ensino médio, os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher. 

Projeto Cria Unicamp

Para interagir e contribuir na preparação dos estudantes de ensino médio para o Vestibular, a Comvest desenvolveu o projeto "Cria Unicamp".

O Cria Unicamp vai reunir estudantes para analisar, em sala de aula, a lista de obras literárias indicadas e que poderão ser exigidas na prova. 

Ao todo, serão nove encontros, aos sábados. As inscrições gratuitas serão realizadas entre os dias 10 e 17 de abril, no site da Comvest.

Datas Vestibular 2024 Unicamp

15 de maio a 5 de junho: pedidos de isenção de taxa de inscrição

28 de julho: resultado dos pedidos de isenção de taxa

31 de julho a 31 de agosto: inscrições

29 de outubro: provas da 1ª fase

3 e 4 de dezembro: provas da 2ª fase

7 a 9 de dezembro: provas de habilidades específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança)


Relacionados

Na foto, alunos concentrados respondendo prova
Consulta pública sobre o novo Enem será aberta no dia 18
O MEC vai abrir a consulta pública para o novo modelo do Enem na próxima quarta-feira, 18. Mudanças já devem ser apresentadas no edital do Enem 2017.
Notícias
Na foto, alunos concentrados respondendo prova
Cursinho gratuito 2023/2 da Unicamp em Limeira (SP) recebe inscrições
Cursinho gratuito da Unicamp situado em Limeira (SP) abriu hoje (17) inscrições para as turmas do segundo semestre de 2023.
Notícias
Na foto, alunos concentrados respondendo prova
Matriculados na Unicamp em 2023: cresce percentual de estudantes de escolas públicas
Estudantes de escolas públicas que se matricularam na Unicamp representam quase a metade dos ingressantes (49,5%).
Notícias
Na foto, alunos concentrados respondendo prova
Novo Enem: o que esperar para 2024
Entenda o que é o Novo Enem, o que esperar para 2024, o que vai mudar na prova, quando ele começará a valer e mais informações.
Enem
Na foto, alunos concentrados respondendo prova
Unicamp Portas Abertas 2023 recebe inscrições
Unicamp Portas Abertas (UPA) 2023 já está com inscrições abertas. O evento é direcionado a estudantes que querem conhecer as faculdades e institutos da Unicamp
Notícias
Na foto, alunos concentrados respondendo prova
Vestibular 2024 Unicamp: inscrições abertas para oficina de redação
A Unicamp já está com inscrições abertas para a oficina de redação voltada ao Vestibular 2024. Os interessados podem fazer o cadastro até dia 12 de maio.
Notícias
Na foto, alunos concentrados respondendo prova
Vestibular da Unicamp: confira assuntos que mais caem
A inscrição para o Vestibular 2024 da Unicamp já começou. A primeiras provas serão aplicadas em outubro, então é importante saber quais assuntos mais caem.
Notícias