Inscrições para o Enem 2018 abrem na segunda-feira (7)

Os estudantes interessados em participar contarão com prazo até dia 18 para se inscrever.
Em 04/05/2018 10h42 , atualizado em 04/05/2018 11h12 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: enem 2018
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 abrirá inscrições na próxima segunda-feira, dia 7 de maio. Os estudantes interessados em participar da principal avaliação do Brasil deverão se inscrever até o dia 18 do mesmo mês. A taxa será de R$ 82.

Saiba tudo sobre o Enem 2018

Todo o processo de inscrição será feito pela internet, no site oficial do Enem. Os estudantes deverão informar o número do CPF, um endereço de e-mail válido, um número de celular e cadastrar uma senha para ter acesso ao sistema de inscrições.

Os participantes deverão preencher ainda as informações pessoais, endereço, dados de escolaridade e socioeconômicos, local de prova e opção língua estrangeira (inglês ou espanhol). Também é necessário ter um documento de identidade pessoal e com foto.

É importante ter muita atenção na hora de registrar esses dados, pois algumas informações não podem ser alteradas posteriormente, como local de prova.

Veja o passo a passo de como se inscrever no Enem 2018

Pagamento

Ao fim da inscrição, o candidato que não for isento deve gerar o boleto da taxa de inscrição. O pagamento precisa ser feito até o dia 23 de maio em agências bancárias, casas lotéricas, internet banking ou agências dos Correios. Somente serão confirmadas as inscrições dos estudantes isentos ou que pagarem a taxa no prazo previsto.

Para o Enem 2018, o Inep recebeu os pedidos de isenção antes do período de inscrições, entre os dias 2 e 15 de abril. Confira o resultado dos pedidos de isenção no Enem 2018.

Provas do Enem 2018

As provas do Enem 2018 serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos. Em ambos os dias os participantes terão que responder 90 questões objetivos, mas no primeiro domingo também tem prova de redação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dia 4/11: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação.
Dia 11/11: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. 

O primeiro dia de provas terá cinco horas e meia de duração, e o segundo cinco horas. As provas começarão às 13h30, horário de Brasília, mas os candidatos deverão chegar até as 13h.

A previsão é de que o gabarito oficial do Enem 2018 seja publicado três dias úteis após o segundo dia de provas. Já o resultado final, com o desempenho dos participantes no exame, é esperado para janeiro de 2019.

Com as notas do Enem 2018, os estudantes podem ingressar em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O exame também é usado em universidade privadas, oferecendo bolsas de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e financiando as mensalidades por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Para mais informações, acesse o edital do Enem.

Estude no Brasil Escola

Você já pode ser preparar para o Enem 2018 com os conteúdos disponibilizados pelo Brasil Escola. Se ainda não se inscreveu em nosso canal no Youtube, ainda está em tempo. Além disso, o canal de videoaulas no site oferece diversos conteúdos que podem cair na prova. O Brasil Escola conta ainda com as Provas Anteriores e Correções Comentadas; Simulado; Banco de Redações; e um canal de Dicas.