O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira, 21 de março, no Diário Oficial da União, o Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Às 11h, o ministro da Educação, Mendonça Filho, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, concederão uma entrevista coletiva sobre o Enem 2018.
Saiba quem pode fazer o Enem 2018
No documento, os estudantes têm acesso às principais informações sobre o Enem 2018, como cronograma, inscrições e isenção de taxa, composição das provas, regras e divulgação dos resultados.
As inscrições para o Enem 2018 serão realizadas de 7 a 18 de maio. O valor da taxa foi mantido em R$ 82 e poderá ser pago até o dia 23 de maio, em qualquer agência bancária, lotéricas e agências dos Correios.
Tire suas dúvidas sobre a inscrição do Enem
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas vão ganhar isenção de taxa do Enem 2018. A gratuidade também será concedida a estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e beneficiados pela Lei nº 12.799.
Pela primeira vez, os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão recebidos antes das inscrições. O prazo para justificativa será entre os dias 2 e 11 de abril.
Além disso, quem conseguiu isenção da taxa do último Enem e faltou às provas terá que justificar a ausência para ganhar novamente a isenção no exame deste ano. Cerca de 1,5 milhão de estudantes estão nessa situação.
Saiba como solicitar isenção no Enem
Outra novidade é em relação ao tempo de prova do segundo dia. A partir do Enem 2018 os participantes terão 30 minutos a mais para responder as questões de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias, passando de 4h30 para 5h.
Os estudantes que tiverem problema em seu local de prova poderão solicitar reaplicação do exame em até cinco dias úteis após o último dia de prova, 11 de novembro. O pedido deverá ser feito pela internet e será analisado, individualmente, pela Comissão de Demandas.
Em relação à segurança, o Edital do Enem 2018 prevê que o aplicador de prova possa revistar artigos religiosos, como burca e quipá.
Em outubro, os participantes terão acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição, documento que informa o local da prova do Enem. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos.
1º dia do Enem 2018 (4 de novembro): Redação; 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas.
2º dia do Enem 2018 (5 de novembro): 45 questões de Matemática; 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h, horário oficial de Brasília, e as provas começam às 13h30. A duração será de 5h30 no primeiro dia e, agora, 5h no segundo dia.
Com as notas em mãos, os estudantes poderão usar as notas do Enem 2018 para participar de programas do Governo Federal, como o SiSU, o ProUni e o Fies e ingressar em várias instituições de ensino, inclusive de Portugal. Saiba mais.
Faltam menos de 8 meses para o Enem 2018. Que tal se preparar desde já no Brasil Escola? Confira artigos, dicas, videoaulas, simulados e correção comentada das edições anteriores do exame.