Dicas sobre relevo no Enem

As questões sobre relevo no Enem costumam abordar a dinamicidade do meio físico e sua relação com o espaço social.
Por Rodolfo F. Alves Pena

É importante para o candidato a compreensão sobre a dinamicidade do relevo terrestre
É importante para o candidato a compreensão sobre a dinamicidade do relevo terrestre
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Olá, pessoal! Hoje vamos conferir algumas dicas sobre relevo no Enem, um tema muito importante. 

Na prova de Geografia, quando falamos de relevo, falamos basicamente da estrutura superficial da litosfera terrestre, bem como dos elementos que atuam direta ou indiretamente em sua transformação. Vale lembrar que a litosfera (que é equivalente à crosta terrestre) é a mais externa e a menor das camadas da Terra. 

Confira a questão a seguir do Enem de 2010, que trata de algumas das noções básicas sobre as características das rochas:

Questão da prova de 2010 sobre as rochas e os fósseis
Questão da prova de 2010 sobre as rochas e os fósseis

Na questão acima, há uma imagem que retrata o processo de fossilização, que só pode ocorrer em rochas sedimentares, haja vista que o processo de formação delas é o único que viabiliza o soterramento e a conservação dos organismos fósseis, conforme aponta a letra B do exercício. Nesse caso, bastava ao candidato conhecer um pouco sobre a formação e composição da estrutura terrestre. 

Uma importante dica para que o candidato se saia bem em questões sobre relevo no Enem é considerar a litosfera terrestre como um sistema dinâmico, que está sempre em transformação. Além do mais, as provas do Enem de Geografia Física costumam cobrar a relação entre o homem e o meio, ou seja, os elementos físicos com o funcionamento das sociedades, incluindo o modo de vida urbano e o uso e exploração dos solos. Confira outra questão, também do ano de 2010, que exemplifica essa característica:

Questão sobre erosão em áreas urbanas
Questão sobre erosão em áreas urbanas

Para essa questão, é importante considerar que a água é um importante agente de transformação do relevo e, como tal, tende a desgastar o terreno à medida que se desloca, fator que se intensifica em áreas de elevada declividade, como morros e encostas. Os sedimentos retirados por esse processo, que é um processo erosivo, são transportados para as áreas mais baixas, onde costumam estar os rios, que se enchem com esses sedimentos (assoreamento) e acumulam níveis maiores, podendo causar enchentes e prejuízos sociais em áreas urbanizadas. Tudo isso é narrado pela letra A

Portanto, para estudar a dinâmica do relevo, é preciso também compreender os efeitos socioambientais das transformações superficiais da litosfera com ou sem a intervenção humana. Por isso, sugerimos que o candidato prepare-se para a prova com o estudo dos seguintes temas:

O problema das enchentes

Enchentes e deslizamentos de terra no Brasil

Deslizamentos de encostas

Inundações urbanas

Intemperismo

Erosão

Formas de se proteger o solo contra a erosão

Desertificação

Litosfera

Ciclo das Rochas

Tipos de Rochas

Tipos de relevo

Agentes formadores do relevo

As águas como modeladoras do relevo

As dobras e as falhas na formação do relevo

Estrutura terrestre

Estrutura geológica do Brasil

Vulcanismo

Correntes de convecção da Terra

Por hoje é só! Bons estudos a todos e não deixem de conferir as seções de Geografia Física e Geografia Física do Brasil no portal Brasil Escola. Até a próxima!

Assista às nossas videoaulas