Topo
pesquisar
Em 15/07/2014 12h33, atualizado em 24/07/2014 09h59

Dicas sobre agricultura no Enem

Enem

Quase todos os anos surgem questões sobre agricultura no Enem. Para preparar-se, o candidato precisa compreender o papel dessa prática sobre o espaço geográfico. Por Rodolfo F. Alves Pena
O espaço agrário e a agricultura são temas quase certos na prova do Enem
O espaço agrário e a agricultura são temas quase certos na prova do Enem
PUBLICIDADE

Olá, estudantes! Hoje vamos conferir algumas dicas sobre o uso dos solos, as técnicas agrícolas e a agricultura no Enem.
 
O espaço agrário é um importante tema que costuma estar presente em praticamente todas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Compreender a sua lógica, dinâmicas e as características de funcionamento é, nesse sentido, muito importante para conseguir acertar as questões relacionadas.

Antes das nossas dicas, vamos conferir duas questões sobre agricultura no Enem, que foram cobradas, respectivamente, em 2011 e 2013:

Questão sobre agricultura e preservação dos solos no Enem 2011
Questão sobre agricultura e preservação dos solos no Enem 2011

sobre técnicas agrícolas no Enem 2013
Questão sobre técnicas agrícolas no Enem 2013

Repare que as perguntas, de certa forma, apresentam uma perspectiva inversa. Enquanto  a primeira solicita que o candidato identifique uma técnica ou ação que contribui para a danificação do solo por meio do escoamento hídrico (desmatamento, letra E), a segunda aponta uma imagem que possui justamente a função de conter a erosão laminar, provocada pela lavagem superficial dos solos (conforme aponta a letra A). 

Na imagem da segunda questão, temos a ilustração de uma técnica agrícola denominada terraceamento, que possui a função de conter a velocidade da água das chuvas e assim diminuir os impactos sobre o solo. Na primeira questão, essa técnica aparece como opção, porém não é a correta, pois, como sabemos, ela não atua no sentido de contribuir para a danificação dos solos.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, uma importante dica para as questões sobre agricultura no Enem é manter-se atento não só ao espaço agrário em si, mas às técnicas de cultivo utilizadas, bem como à forma com que elas atuam no sentido de promover transformações no espaço geográfico. 

Um exemplo disso é a chamada revolução verde. Ela foi responsável pela implementação de novas tecnologias na produção agrícola, com a mecanização e a criação de técnicas de laboratório. As principais consequências foram a ampliação produtiva, a expansão das fronteiras agrícolas pelo país e a transferência da mão de obra do campo para a cidade (êxodo rural). Trata-se, dessa forma, de uma ampla transformação no espaço geográfico. 

Sobre temas mais gerais da agricultura, recomendamos que o candidato estude assuntos como: agricultura de subsistência, agricultura e conservação, as características da agropecuária, agricultura e os recursos naturais, agricultura sustentável, agronegócio, estrutura fundiária, revolução verde, reforma agrária, potências agrícolas, agropecuária e biotecnologia e agricultura na América Latina.

Sobre a agricultura brasileira, recomenda-se o estudo dos seguintes temas: importância da agropecuária brasileira, fronteira agrícola do Brasil, a questão agrária no Brasil, o MST, expansão da soja, produção agrícola, degradação do solo no Brasil, importância dos pequenos produtores no Brasil e os problemas sociais no campo brasileiro, .

Bons estudos a todos! Em caso de dúvidas, deixe suas perguntas no campo dos comentários. 

Até a próxima!

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola