Terremotos e desastres naturais na prova do Enem

Os terremotos e outras catástrofes podem estar na lista de desastres naturais na prova do Enem. Resta ao candidato informar-se e estar por dentro das causas e efeitos desses problemas.
Por Rodolfo F. Alves Pena

Efeitos de um terremoto que já havia ocorrido no Chile em 2010
Efeitos de um terremoto que já havia ocorrido no Chile em 2010
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Olá, pessoal! Hoje a dica será sobre o tema dos desastres naturais na prova do Enem

Para o próximo exame, é possível que haja algum tipo de questão ou abordagem envolvendo o tema dos desastres naturais na prova do Enem, com destaque para os terremotos. Por isso, o candidato precisa estar ligado não somente nas notícias e temas abordados pela imprensa sobre essas questões, mas também nos elementos geográficos pertinentes a esses casos. 

No início do mês de março de 2014, o Chile foi atingido por uma forte sequência de terremotos, com tremores que atingiram 8,2 e 7,4 graus na escala Richter, considerados de elevada periculosidade. O impacto ocorreu nas proximidades da cidade de Inquique, deixando vários mortos e, inclusive, apresentando risco de tsunami.

Por esse motivo, é possível que alguma coisa a respeito possa surgir no Enem e, na dúvida, é melhor o candidato estar preparado. Nesse tipo de caso, a tendência da prova não é cobrar detalhes sobre a ocasião em si, ou seja, informações detalhadas do fenômeno que aconteceu no Chile, embora seja importante que o estudante esteja informado sobre o caso. O mais comum é que a banca examinadora exija do aluno o conhecimento sobre como se formam e quais as características dos terremotos, bem com a relação destes com os tsunamis. 

Além disso, é importante entender que boa parte do oeste da América do Sul apresenta uma elevada instabilidade geológica, o que explica os frequentes tremores e os muitos casos de vulcanismos no Chile. Isso denota o quão instável é a relação entre homem e natureza, que se interagem e transformam-se mutualmente, mas nem sempre de maneira previsível ou harmônica. 

Como já caiu no Enem?

A seguir, um exemplo de como esse tema dos terremotos já apareceu no Enem, com uma questão que caiu no ano de 2012:
____________________________
De repente, sente-se uma vibração que aumenta rapidamente; lustres balançam, objetos se movem sozinhos e somos invadidos pela estranha sensação de medo do imprevisto. Segundos parecem horas, poucos minutos são uma eternidade. Estamos sentindo os efeitos de um terremoto, um tipo de abalo sísmico.
ASSAD, L. Os (não tão) imperceptíveis movimentos da Terra. ComCiência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, n.o 117, abr. 2010. Disponível em: http://comciencia.br. Acesso em: 2 mar. 2012.

O fenômeno físico descrito no texto afeta intensamente as populações que ocupam espaços próximos às áreas de
a) alívio da tensão geológica.
b) desgaste da erosão superficial.
c) atuação do intemperismo químico.
d) formação de aquíferos profundos.
e) acúmulo de depósitos sedimentares.

_____________________________

A questão acima é relativamente simples. Nela, o candidato precisava apenas saber que os terremotos são provocados pelo acúmulo de energia na zona de encontro entre duas placas tectônicas. Quando essa energia acumulada é liberada repentinamente, ocorrem os terremotos, o que representa um alívio ou acomodação dessa tensão geológica, o que é assinalado pela letra A do exercício.

No entanto, mais do que isso, a questão também exigia do candidato a correta leitura e interpretação do texto. No caso dos terremotos do Chile, pode ser exigido do candidato também algum tipo de relação entre o fenômeno natural e os seus impactos naturais, além da correlação com outros eventos naturais. Por isso, para quem se prepara para a prova, informações nunca são demais. 

Outros tipos de desastres naturais na prova do Enem. 

Os terremotos e tsunamis não são os únicos tipos de desastres naturais na prova do Enem, podendo haver temas e questões relacionadas com outras ocasiões, que nem sempre são fatos recentemente noticiados. 

Dentre os eventos mais recentes, podemos destacar alguns casos de deslizamentos que ocorreram no Brasil e em outros lugares, como na Turquia e no Afeganistão, vitimando centenas de pessoas. Esse tipo de fenômeno costuma ocorrer quando o ser humano ocupa áreas de elevada declividade, removendo a vegetação e tornando os solos menos protegidos e, portanto, mais suscetíveis a esses deslizamentos. 

Outro exemplo de problemas naturais urbanos e gerais que podem ser cobrados na prova do Enem são as enchentes. Assim como os deslizamentos, suas ocorrências podem estar atreladas a manifestações naturais e, principalmente, aos efeitos das atividades humanas, tanto com a ocupação de lugares que já possuem tendência em apresentar cheias quanto pela intensificação da quantidade de água na superfície por inúmeras ações (lixo, impermeabilização dos solos, entre outros).

Portanto, para o candidato, é sempre importante ficar ligado sobre essas ocorrências de desastres naturais e de problemas socioambientais urbanos, pois os temas relacionados com tais eventos podem ser um prato cheio para a banca examinadora do Enem pegar alguns candidatos de surpresa. A dica é não deixar de acompanhar as notícias e manter os estudos em dia, com a opção de acompanhar os textos e os detalhes no portal do Brasil Escola.

Bom, pessoal, por hoje é só! Em breve retornaremos com mais dicas de Geografia para o Enem. Não percam!