Em contato realizado pelo Brasil Escola, a Fundação Universitária para o Vestibular da Universidade de São Paulo (Fuvest/USP) e a Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Comvest/Unicamp) informaram que não pretendem alterar as provas dos Vestibulares 2021 por coincidirem com as provas digitais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
O Enem Digital 2020 estava marcado para os dias 11 e 18 de outubro, mas foi adiado para os dias 22 e 29 de novembro em razão da pandemia de coronavírus. A alteração fez as novas datas coincidirem com a primeira fase da Unicamp, no dia 22 de novembro, e da Fuvest, no dia 29.
As assessorias de comunicação da Fuvest e Unicamp deram justificativas semelhantes para a manutenção das datas dos vestibulares. Elas alegaram que as universidades paulistas, públicas e algumas privadas, já haviam definido seus calendários quando as datas das provas digitais do Enem foram alteradas.
As maiores universidades de São Paulo, como USP, Unicamp, Unesp, ITA, PUC-SP e Unifesp, reúnem-se todos os anos para elaboração de um calendário único de provas, para possibilitar que os candidatos participem de todos os vestibulares do estado.
Veja o cronograma dos Vestibulares 2021 das universidades em São Paulo
Um outro motivo apresentado pela Fuvest e Comvest é o fato do Enem Digital ser opcional e que os estudantes podem optar por fazer as provas impressas do Enem 2020, nos dias 1 e 8 de novembro. Essas datas não coincidem com nenhum vestibular das grandes universidades de São Paulo.
A Fuvest também lembra que as provas digitais do Enem são restritas a uma pequena parcela de participantes. "A prova digital do Enem é uma experiência inédita, restrita a 100 mil candidatos. Ou seja, apenas cerca de 2% dos estudantes de um universo de mais de 5 milhões poderão fazer essa opção."
Apesar de não cogitar o adiamento por conta do Enem Digital, a Comvest afirmou que está acompanhando a evolução da pandemia e não descarta o adiamento, se for para garantir a segurança e bem-estar dos candidatos.
Enem Digital
Pela primeira vez, o Inep irá aplicar provas digitais do Enem 2020 para até 101.100 participantes que concluíram o ensino médio ou irão concluir este ano. Até às 10h de ontem, dia 12, cerca de 93 mil estudantes já haviam feito a opção pela versão digital.
Saiba como vai funcionar o Enem Digital
As provas serão feitas em 110 cidades em todos os estados e no Distrito Federal, em locais com uma infraestrutura adequada para receber os computadores onde serão aplicados os exames. As questões poderão apresentar infográficos, vídeos e games. Apenas a redação será redigida no formato impresso.
As inscrições para o Enem 2020, provas impressas e digitais, seguem abertas até 22 de maio. A taxa é de R$ 85 e poderá ser paga até 28 de maio.