Fazer simulados do Enem é uma das dicas de preparação para as provas do Enem 2024. O exame começa daqui a exatamente um mês, no dia 3 de novembro, em todo o Brasil.
A estimativa é que mais de 5 milhões de estudantes façam o Enem 2024. Quem tiver terminado o ensino médio quando o resultado do exame sair poderá usar as notas para ingressar no ensino superior.
O ingresso às universidades, por meio das notas do Enem, pode ser feito por meio de programas do Ministério da Educação, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O desempenho no exame permite também que os estudantes usem as notas para se inscrever em vestibulares na maiores das universidades do Brasil e estudar em Portugal.
Veja também:
Pré-Enem 2024: Brasil Escola fará aulão ao vivo e gratuito com revisão de temas
3 formas de se preparar para o Enem 2024
Faltando apenas um mês para o Enem 2024, é intessante que o aluno siga formas estratégicas para se preparar para as provas e obter o resultado desejado. Anote as dicas!
1) Faça simulados
Fazer simulados e resolver provas anteriores do Enem ajuda os alunos a entenderem como a prova funciona e se organizar em relação ao tempo.
Os simulados são testes cuja proposta é literalmente simular o formato de determinadas provas. Os estudantes fazem esses exames como maneira de se preparar para as futuras avaliações.
A ideia é que o aluno simule que está fazendo as provas do Enem, determinado um horário e um local específico para essa atividade. Depois, é só conferir os erros e os acertos.
Leia por que fazer simulados do Enem
Faça o simulado do Enem do Brasil Escola
2) Revise temas que mais caem
Temas como meio ambiente e Era Vargas, por exemplo, sempre caem nas provas do Enem. Por isso, a segunda forma de se preparar para o Enem 2024 é revisar os temas que têm mais chance de aparecer nas questões.
O Enem é formado por quatro provas objetivas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. A recomendação é que os estudantes revisem temas específicos de cada uma dessas áreas do conhecimento.
No caso de Linguagens no Enem, por exemplo, professores indicam que os alunos revisem temas como gêneros textuais e funções de linguagem. Por outro lado, professores de matemática reforçam a importância de o jovem saber que a prova dessa área tem questões do Enem que cobram a matemática em situações cotidianas e práticas.
Veja o que estudar para o Enem 2024
3) Pratique a escrita
Praticar a escrita ajuda o estudante a chegar preparado para a prova de redação do Enem, que tem um perfil diferente dos vestibulares, por exemplo.
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem, divulgou hoje (3) a Cartilha da Redação do Enem 2024 com todas as informações sobre a produção textual.
Na prova do Enem, os candidatos devem produzir uma redação dissertativa argumentativa cujo tema costuma ser uma questão-problema de cunho social. É necessário analisar o assunto e lançar uma proposta de intervenção, que é uma possível solução viável para a questão.
Leia também:
Redação do Enem 2024: professores compartilham dicas de como começar o texto
Redação do Enem 2024: professor explica como fazer proposta de intervenção
Banco de Redações
Com o Banco de Redações do Brasil Escola, por exemplo, você tem sua redação corrigida sem pagar nada por isso. A correção pode ser feita por professores ou pela Iara, nossa inteligência artificial que corrige a redação em segundos seguindo as competências do Enem.
Todo os meses são temas diferentes e focados em assuntos da atualidade. Em outubro, o tema do Banco de Redações aborda arquitetura e exclusão social.
Enem 2024
Os inscritos farão as provas do Enem 2024 em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro em várias cidades do Brasil. O cartão de confirmação de inscrição deve sair ainda em outubro.
Veja abaixo a distribuição das provas:
=>03/11, das 13h30 às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens
=>10/11, das 13h30 às 18h30: 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza
Segundo o Edital, os portões de acesso às provas do Enem 2024 serão abertos às 12h e fechados às 13h. A recomendação é chegar com antecedência ao local de prova para evitar contratempos.
Leia também:
O que estudar para o Enem 2024
Crédito da imagem:
[1] Roibu/Shutterstock