Matemática no Enem 2024: professores explicam como é a prova e o que cai

Professores de matemática também dão dicas para classificar e resolver as questões dessa área do conhecimento do exame educacional
Em 01/10/2024 16h44 , atualizado em 01/10/2024 17h27 Por Silvia Tancredi

Professora loira com óculos em frente a quadro negro segura giz. Na imagem, está escrito: Matemática no Enem 2024
Enem cobra matemática em situações cotidianas e práticas [1]

Matemática é uma área do conhecimento do Enem cuja prova tem questões que cobram a matemática em situações cotidianas e práticas. A prova da disciplina será aplicada no segundo dia do Enem 2024, no domingo 10 de novembro.

Na prova de Matemática do Enem, os alunos são avaliados por meio de sete competências, como, por exemplo: utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela e construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

No mesmo dia da prova de Matemática do Enem 2024, os alunos vão fazer a prova de Ciências da Natureza, que abrange as matérias de Biologia, Química e Física. Estas últimas disciplinas também costumam cobrar questões com cálculos em situações práticas.

Leia também:

Matemática no Enem 2024: veja dicas e exemplos de questões

Como é a prova de Matemática do Enem?

A prova de Matemática no Enem é composta por 45 questões de múltipla escolha e abrange um conteúdo vasto. Mas, conforme explica Felipe Cavichiolo, diretor do colégio Integrado, esse teste não vai cobrar uma função do segundo grau, por exemplo, só com elementos técnicos, mas, sim, acontecimentos que possam gerar questões matemáticas.

"A prova de Matemática do Enem vai utilizar acontecimentos do dia a dia, como um chute de uma bola ou lançamento de um foguete, e pela trajetória descrita pelo objeto, pela bola, pelo projétil, tirar dali conexões com função do segundo grau", exemplifica.

Na opinião do diretor, o cálculo na prova de Matemática é fundamental, mas o cálculo é subsequente à interpretação.

"A prova de Matemática do Enem apresenta situações cotidianas e práticas, como reportagens ou movimentos da própria natureza que possam gerar questões matemáticas"

Felipe Kiolo

Como são as questões da prova de Matemática do Enem?

As questões da prova de Matemática geralmente contam com imagens, ilustrações e recursos visuais como tabelas, gráficos, mapas e outros para ajudar o estudante a visualizar o "problema" a ser resolvido. Nesse caso, o diretor afirma que o aluno deve fazer interpretação gráfica ou geométrica, por exemplo.

Também é comum que as perguntas envolvam elementos de extração de dados a partir textos jornaliísticos, como reportagens e notícias, e de dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Questão de Matemática no Enem 2020 teve dados do IBGE

3 modalidades de questões da prova de Matemática do Enem

Felipe Cavichiolo explica que a prova de Matemática do Enem conta com questões que se encaixam em três modalidades:

1. Questões fáceis: são diretas, objetivas, de raciocínio, de interpretação básica, que envolvem as quatro operações e as situações do cotidiano. São questões que o aluno já sabe o caminho, que normalmente é feito em um passo.

2. Questões médias: demandam um pouco mais de tempo. O aluno tem noção, tem qualquer capacidade de resolver, mas vai ter um tempo maior de execução, de compreensão e de análise de dados. As questões médias de matemática do Enem podem ser feitas, mas, caso demore muito, é melhor o aluno deixar para depois.

3. Questões difíceis: aquelas que, na primeira leitura, o aluno ainda não tem clareza dos passos que deve tomar. São perguntas que vão exigir mais do estudante. Essas questões não devem ser feitas em um primeiro momento, porque vão tomar o melhor tempo de concentração da prova, que é o tempo inicial e que o inscrito deve gastar com as questões fáceis e diretas.

Felipe Kiolo é diretor de escola [2]

Confira 9 dicas para fazer a prova de Matemática do Enem

Matemática na prática no Enem

Jessica Rama, autora de matemática do Sistema de Ensino pH, reforça que a prova de Matemática do Enem cobra situações da aplicabilidade da disciplina na prática.

"A prova de Matemática do Enem cobra questões práticas, como problemas financeiros, construção de objetos, análise de gráficos, interpretação de tabelas, entre outros. É comum que as questões exijam a interpretação de textos ou dados para depois aplicar conceitos matemáticos"

Jessica Rama

Conforme a autora, a preparação para as questões de matemática aplicadas no dia a dia requer uma combinação de domínio dos conceitos matemáticos e prática constante em problemas contextualizados.

"O foco deve ser em interpretar corretamente o enunciado, identificar os dados relevantes e aplicar os conceitos de forma lógica e prática", recomenda.

Educação financeira na prova de Matemática do Enem

O tema educação financeira vem sendo debatido nos últimos tempos. Por isso, na opinião dos professores, o assunto que já aparecia nas provas pode estar ainda mais presente no Enem.

A autora Jessica acredita que temas ligados à educação financeira, como os listados abaixo, podem aparecer cair na prova de Matemática do Enem:

• Planejamento financeiro

• Controle de gastos

• Investimentos ou financiamentos

• Aumentos e descontos

• Despesas e receitas

• Inflação

• Poder de compra

Para chegar preparado para resolver questões relacionadas à matemática na prática ou educação financeira na prova de Matemática do Enem, Jessica recomenda que os estudantes conheçam e resolvam provas anteriores do Enem para entender como a matemática é cobrada no exame educacional.

"Fazer provas anteriores de matemática do Enem pode ajudar a familiarizar-se com o estilo das questões e a aplicabilidade dos conceitos de educação financeira. Assim, o estudante chega preparado para a prova"