"Fazer a proposta de intervenção da redação do Enem 2024 usando os elementos adequados rende excelente nota em uma das competências avaliadas na prova", garante Rafael Bonifácio, professor de produção textual do ensino médio.
A competência a que o professor faz referência é a número 5: "Elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos". O profissional lembra que a proposta de intervenção deve estar no último parágrafo da redação do Enem.
Vale lembrar que a produção textual do Enem deve ser feita no formato dissertativo argumentativo e que os temas geralmente estão relacionados a questões sociais. No Enem 2023, por exemplo, o tema da redação foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
"O tema da redação do Enem é sempre uma questão social, cultural, política ou científica relevante no contexto brasileiro. O estudante deve, obrigatoriamente, elaborar uma proposta de intervenção com o objetivo de diminuir os impactos do problema na realidade social"
Confira também: 7 exemplos de redações do Enem que ganharam nota 1.000
O que é proposta de intervenção da redação do Enem?
De acordo com a Cartilha de Redação do Enem 2023, a última divulgada pelo Inep, proposta de intervenção da redação do Enem é o estudante sugerir uma iniciativa que busque enfrentar o problema apresentado no tema da redação.
A proposta de intervenção da redação do Enem, conforme a Cartilha, é ainda o momento em que o participante precisa demonstrar seu preparo para exercitar a cidadania e atuar na realidade, em consonância com os direitos humanos.
O que deve ter a proposta de intervenção da redação do Enem?
O professor Rafael Bonifácio, do Colégio Integrado, de Goiânia (GO), também mestre pela PUC-Goiás, explica que a proposta de intervenção da redação do Enem deve ter quatro elementos e os seus detalhamentos. Confira abaixo:
-
Agente: aquele que é responsável pela ação
-
Ação: a própria ação, ou seja, aquilo que será desenvolvido
-
O meio modo: como essa ação será desenvolvida
-
Finalidade: para que fim essa ação será desenvolvida
Video sobre proposta de intervenção da redação do Enem
Importância da redação do Enem
Rafael Bonifácio ressalta que a redação do Enem vale 1.000 pontos e pode representar até 20% da nota total do exame educacional, considerando que cada uma das cinco provas apresenta o mesmo peso no cálculo bruto.
"A redação do Enem é uma parte crucial do exame, especialmente para cursos em que a capacidade de argumentação e de comunicação escrita é muito valorizada"
O profissional explica que a importância da nota da redação do Enem pode ser grande ou moderada. "O peso da redação do Enem na nota final do estudante varia conforme o curso e a instituição de ensino superior que ele deseja ingressar", avisa.
Bonifácio lembra que, no Sistema de Seleção Unificada (SISU), que usa as notas do Enem, as instituições de ensino superior têm a liberdade de definir como utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos.
"Com isso, algumas instituições podem atribuir um peso maior à redação para cursos que demandam boas habilidades de escrita, como Direito, Jornalismo, e Medicina. Em contrapartida, outras universidades podem dar um peso menor à redação, valorizando mais as áreas de Ciências Exatas, como para o curso de Engenharia", exemplifica.
Saiba como fazer a redação do Enem
Diferença da redação do Enem com redação de vestibulares
Rafael Bonifácio comparou a redação do Enem com a redação do Vestibular da Fuvest, um dos maiores processos seletivos do Brasil. Confira abaixo as principais diferenças:
Redação do Enem |
Redação da Fuvest |
Tema é questão social, cultural, política ou científica relevante no contexto brasileiro. |
Temas mais amplos, abstratos e filosóficos envolvendo questões éticas, culturais, literárias ou de reflexão crítica sobre a sociedade. |
Textos motivadores fornecem informações e dados sobre o tema, ajudando candidatos a refletirem e construírem seus argumentos. |
Temas exigem repertório cultural mais amplo, levando o candidato a mobilizar conhecimentos de literatura, história, filosofia, sociologia, etc. |
Estrutura da redação é bastante clara: introdução, desenvolvimento e conclusão (proposta de intervenção). |
Estrutura mais flexível. Dá para explorar tema com liberdade e criatividade. Não há necessidade de concluir com uma proposta prática. |
Precisa de proposta de intervenção. |
Não exige proposta de intervenção. Foco é na argumentação e reflexão crítica do tema. |
Enem 2024
Os inscritos farão as provas do Enem 2024 em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro em várias cidades do Brasil. A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.
Veja abaixo a distribuição das provas:
=>03/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens
=>10/11, das 13h às 18h30: 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza
Leia também: O que estudar para o Enem 2024
Banco de redações do Brasil Escola
O Brasil Escola conta com o banco de redações, um serviço gratuito e totalmente on-line. Os estudantes podem enviar o seu texto para ser corrigido por uma professora de redação.
Todos os meses contam com temas diferentes. O tema de setembro do Banco de Redações do Brasil Escola é "O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil".
Envie sua redação para o Brasil Escola
Crédito da imagem:
[1] Arquivo pessoal