Linguagens no Enem 2024: professores comentam como fazer prova e temas que mais caem

Prova, que será aplicada no 1º dia do Enem, é considerada a mais cansativa do exame por ter muitos textos
Em 24/09/2024 18h56 , atualizado em 25/09/2024 16h42 Por Silvia Tancredi

Estudante com óculos abraçada aos livros. Na imagem, está escrito: Linguagens do Enem
Prova de Linguagens do Enem tem 45 questões objetivas [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A prova de Linguagens do Enem 2024 avaliará as habilidades de leitura e de compreensão de texto dos estudantes. Os mais de 5 milhões de inscritos farão a prova dessa área do conhecimento no domingo 3 de novembro, primeiro dia do exame educacional.

Conhecer como é a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é fundamental. Também é necessário que os alunos cheguem preparados para ler bastante, pois vão encontrar muitos textos e por isso, de acordo com professores, a prova é a mais cansativa do exame educacional.

Outra recomendação de professores é que os inscritos verifiquem os temas mais cobrados em Linguagens nas últimas edições do Enem. Por fim, os profissionais destacam que é necessário organizar o tempo e ser estratégico na hora de resolver as questões.

Vale lembrar que, no dia da prova de Linguagens, os estudantes também terão provas de Ciências da Natureza e de Redação. Ao todo, serão 5 horas e meia de prova, com início às 13h30 e fim às 19h.

Veja como funciona a prova de Linguagens do Enem 

Como é a prova de Linguagens do Enem?

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem conta com 45 questões objetivas das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa

  • Literatura

  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)

  • Artes

  • Educação Física

  • Tecnologias da Informação e Comunicação

Thiago Braga é autor de  Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH [2]

Thiago Braga, autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH, comenta que, na prova de Linguagens do Enem, por mais que sejam trabalhados conceitos relacionados à área de linguagens, esses conceitos sempre são instrumentalizados em um texto.

"Na prova de Linguagens do Enem, o aluno encontrará um texto, seja ele verbal, não verbal ou híbrido, e, a partir desse texto, será feita alguma proposição de entendimento ou leitura para verificar o nível de compreensão do aluno em relação aos tipos textuais apresentados"

Para o professor, Linguagens é a prova mais cansativa do Enem por ter muitos textos. "Em relação à quantidade de leitura e à comparação entre textos — como, por exemplo, ter que ler dois textos e compará-los — a prova de Linguagens é também, sem dúvida, a mais desafiadora do exame", acredita.

Andrés Germán González Valenzuela, autor de espanhol do Fibonacci Sistema de Ensino, avisa que a prova de Língua Estrangeira do Enem é mais tranquila, pois tem apenas cinco questões. 

"A prova da Língua Estrangeira do Enem avalia o estudante em relação à interpretação, ao poder de leitura na linguagem estrangeira e também às análises de interpretação para a mesma leitura", explica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como fazer a prova de Linguagens do Enem?

Thiago Braga acredita que, na hora de fazer a prova de Linguagens do Enem, os alunos devem ganhar tempo e ser estratégicos. Veja abaixo o passo a passo recomendado pelo professor:

=> Primeiro leia o enunciado da questão para entender o assunto;

=> Em seguida, leia o texto já com o olhar direcionado pelo enunciado; 

=> Por fim, verifique as alternativas para escolher a correta.

Quais temas mais caem na prova de Linguagens do Enem?

Cada região do Brasil possui suas variedades linguísticas.
Variações linguísticas é um assunto que cai na prova de Linguagens do Enem 

O autor de Língua Portuguesa verificou que há assuntos que aparecem em todas as edições do Enem. Confira abaixo os principais temas que aparecem na prova de Linguagens do Enem:

Dicas para prova de Linguagens do Enem

A principal dica para a prova de Linguagens, segundo professor Thiago Braga, é resolver provas anteriores do Enem, como, por exemplo, das edições de 2017 a 2023. Com isso, na opinião dele, o estudante se habituará ao modelo das questões, ao tipo de linguagem da prova, ao que normalmente é solicitado e ao estilo de texto que a prova utiliza para elaborar seus itens.

"Fazer provas antigas do Enem é especialmente fundamental nos estudos para a prova de Linguagens, pois ajuda o aluno a se acostumar com o modelo de prova e aprimora suas habilidades de leitura, resultando em um desempenho melhor"

No caso da prova de Língua Estrangeira, o professor de espanhol Andrés recomenda fazer uma interpretação que considere o contexto do texto apresentado ao estudante. O profissional acredita que não é preciso traduzir perfeitamente uma frase específica mencionada no comando, mas que a compreensão do contexto é fundamental.

Leia também:

Redação no Enem 2024: professor explica como fazer proposta de intervenção

Enem 2024

Os inscritos farão as provas do Enem 2024 em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro em várias cidades do Brasil. A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.

Veja abaixo a distribuição das provas:

=>03/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens

=>10/11, das 13h às 18h30:  45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza

Leia também: O que estudar para o Enem 2024

Crédito da imagem:

[1] Shutterstock

[2] Arquivo pessoal