Enem 2023: fazer simulado ajuda a estudar para exame educacional

Especialistas recomendam fazer simulado para conhecer estilo da prova e treinar o tempo
Em 27/06/2023 16h55 , atualizado em 27/06/2023 17h10 Por Silvia Tancredi

Estudante olhando para tela do notebook. Na tela, está escrito: Simulado Enem 2023
Simulado precisa ser parecido à prova do Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Fazer um simulado do Enem ajuda a estudar para o exame. Essa é uma das recomendações de especialistas em educação para quem fará as provas do Enem 2023.

Confira simulado do Enem

Os simulados são testes cuja proposta é literalmente simular o formato de determinadas provas. Os estudantes fazem esses exames como maneira de se preparar para as futuras avaliações.

A ideia é que o aluno simule que está fazendo as provas do Enem, determinado um horário e um local específico para essa atividade. Depois, é só conferir os erros e os acertos.

Leia como estudar fazendo simulados

Simulado do Enem 

O simulado do Enem é uma prévia da avaliação utilizando questões de provas anteriores do próprio Enem. Nesse teste, é possível selecionar o número de perguntas por área e ver a porcentagem de acertos ao final.

Essa prova que simula o Enem também é uma forma de calcular o tempo gasto em cada matéria cobrada e, assim, determinar qual merece mais dedicação nos estudos.

O simulado do Enem é feito pelo computador e precisa ter o mesmo estilo do exame educacional, ou seja, ter questões objetivas das quatro áreas do conhecimento:

=>Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura e Artes)
=>Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
=>Matemática
=>Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que fazer o simulado do Enem?

O CEO Paulo Jubilut recomenda fazer simulados do Enem/ Crédito: divulgação

Fazer um simulado do Enem possibilita vantagens aos estudantes inscritos no exame educacional. A principal delas é se preparar especificamente para a prova.

Outro benefício de fazer o simulado do Enem é o aluno perceber quais questões acertou e quais errou. Caso tenha errado, pode verificar o motivo do equívoco e, com isso, aprender a matéria cobrada.

Paulo Jubilut, CEO e fundador da plataforma de educação Aprova Total, acredita que não basta apenas estudar, mas é fundamental estudar da maneira correta. 

Segundo o profissional, realizar simulados é um ótimo recurso de aprendizagem e oferece resultados aos inscritos no Enem.

"Fazer muitos exercícios e simulados do Enem é interessante para entender como as questões são formuladas e ganhar mais confiança no dia da prova", recomenda o CEO.

Leia também:

15 dicas de estudo para o Enem

Como estudar para o Enem 2023

Estudantes que se deram bem nas provas do Enem também aconselham fazer simulados do Enem como forma de estudo.

Thales Tinoco, aprovado em primeiro lugar para Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre de 2023, que usou as notas do Enem 2022, é um exemplo de que ter feito simulados do Enem ajuda na preparação para o exame.

Conforme o futuro médico conta, a resolução e a correção de questões de simulados e provas antigas auxiliaram nos estudos para o Enem.

"Minha rotina de estudos para o Enem envolvia todos os dias da semana: de segunda a sábado, tinha aulas do cursinho. Aos finais de semana, no sábado à tarde ou no domingo, eu resolvia simulados do Enem e ia corrigindo os erros na semana", lembra.

Thales Tinoco fez simulados na preparação para o Enem 2022

Veja abaixo por que fazer um simulado do Enem de acordo com especialistas em educação:

  • Ajuda a conhecer a prova

  • Ensina uma forma de estudar

  • Auxilia no controle e organização do tempo

  • Detecta os erros

  • Mostra como são as questões

  • Aprofunda o estilo da prova

  • Revisa conteúdos

  • Trabalha o autocontrole e ansiedade

  • Treina o emocional

Enem 2023

O Enem 2023 será realizado nos domingos 5 e 12 de novembro em todo o Brasil. Normalmente, o cartão com o local de prova é liberado aos participantes no final do mês de outubro.

No primeiro dia de prova, os estudantes deverão produzir uma redação e responder 45 questões objetivas de Linguagem e Códigos e 45 de Ciências Humanas.

No segundo dia, será a vez de 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

O resultado do Enem 2023 deve sair no dia 16 de janeiro. Com as notas em mãos, os estudantes poderão ingressar no ensino superior, por meio de programas do Ministério da Educação (SiSU, ProUni e Fies) e por vestibulares.

Saiba tudo sobre o Enem 2023