Dia do Nordestino: confira 10 escritores e compositores que caem no Enem

Jorge Amado, Castro Alves e Caetano Veloso são exemplos de escritores e compositores que aparecem nas provas do Enem
Em 08/10/2024 15h04 , atualizado em 31/10/2024 15h28 Por Silvia Tancredi

montagem de 10 escritores e compositores nordestinos que aparecem no Enem
Escritores e compositores costumam cair na prova de Linguagens do Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Jorge Amado, Castro Alves e Caetano Veloso são exemplos de escritores e compositores que aparecem nas provas do Enem. Hoje, 8 de outubro, no Dia do Nordestino, homenageamos dez autores cobrados no maior exame educacional do Brasil.

De acordo com o Senado Federal, o Dia do Nordestino foi criado por uma lei municipal do estado de São Paulo. A data comemorativa faz uma homenagem direta ao cearense Patativa do Assaré, que foi poeta popular, compositor e cantor. Ele morreu em 2002, aos 93 anos.

Os autores nordestinos costumam cair na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem, mas trechos de suas obras também podem estar presentes em provas de Ciências Humanas e nos textos motivadores da redação do Enem. 

Leia também:

Enem 2024: veja 12 artistas da música brasileira que podem aparecer nas provas

10 escritores e compositores nordestinos que aparecem no Enem

Escritores e compositores que nasceram na região Nordeste do Brasil aparecem com frequência nas provas do Enem. Veja abaixo dez personalidades, em qual estado nasceram e suas principais obras.

1) Castro Alves 

=>Nasceu em Castro Alves, na Bahia

Castro Alves 

Antônio Francisco de Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847, na vila de Curralinho (BA), lugar que hoje abriga um município com seu nome. Conforme este artigo, o escritor  é considerado o principal poeta da Terceira Geração do Romantismo brasileiro e figura entre um dos mais renomados escritores da literatura nacional.

A obra de Castro Alves divide-se em dois principais eixos temáticos: a temática lírico-amorosa, na qual se percebe a influência da poesia ultrarromântica de Lord Byron e Junqueira Freire, entre outros poetas; e a temática abolicionista, cuja veia social é um traço do último período do movimento romântico.

Principais obras de Castro Alves

  • O navio negreiro

  • Espumas flutuantes

  • O escravo 

  • Melhores poemas de Castro Alves

Leia a biografia de Castro Alves

2) Jorge Amado

=>Nasceu em Itabuna, na Bahia

Jorge Amado [2]

Jorge Amado foi um escritor brasileiro. Ele nasceu em 10 de agosto de 1912, na cidade baiana de Itabuna. Este artigo detalha que o romancista faz parte da Geração de 1930 do modernismo brasileiro. Suas obras, portanto, valorizam a cultura regional e apresentam crítica sociopolítica.

O romance Gabriela, cravo e canela, é um dos livros mais famosos desse autor, que faleceu em 6 de agosto de 2001, em Salvador.

Principais obras de Jorge Amado

  • Capitães de areia

  • Mar morto

  • Tenda dos milagres

  • Dona Flor e seus dois maridos

  • Gabriela, Cravo e Canela

Videoaula sobre Jorge Amado

3) Rachel de Queiroz

=>Nasceu em Fortaleza, no Ceará

Rachel de Queiroz [2]

Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza, Ceará, em 17 de novembro de 1910 e ali viveu até os cinco anos de idade. Segundo este artigo, a autora udou-se com a família para o Rio de Janeiro em virtude da terrível seca que assolou o Ceará em 1915. 

A escritora foi uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX. Pertencente à geração modernista de 1930, também trabalhou como jornalista e foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.

Principais obras de Rachel de Queiroz

  • Memorial Mouro

  • As três Marias

  • O quinze

  • Caminho de Pedras

Confira mais detalhes sobre Rachel de Queiróz

Rachel Queiroz no Enem

A autora Rachel de Queiroz caiu na prova de Linguagens do Enem 2009. Confira abaixo a questão:

Rachel de Queiroz no Enem 2009

4) Gonçalves Dias

=>Nasceu em Caxias, no Maranhão

Gonçalves Dias [4]

Gonçalves Dias (Antônio Gonçalves Dias) nasceu em 10 de agosto de 1823, em Caxias, no Maranhão. O poeta, que faleceu em 3 de novembro de 1864, em um naufrágio, faz parte da primeira geração do Romantismo brasileiro.

As obras de Gonçalves Dias, de acordo com este artigo, apresentam elementos indianistas e nacionalistas, como é possível verificar em seus poemas Canção do exílio e I-Juca-Pirama. Além disso, seus textos possuem um caráter teocêntrico e realizam a idealização do amor e da mulher.

Principais obras de Gonçalves Dias

  • Canção do exílio

  • Os timbiras

  • I Juca Pirama

Saiba mais sobre a vida e obra de Gonçalves Dias

5) Aluísio Azevedo 

=>Nasceu em São Luís, no Maranhão

Aluísio Azevedo

Aluísio Azevedo foi o principal autor da vertente naturalista no Brasil e o primeiro escritor a viver de literatura no país. Exímio retratista de tipos sociais, escreveu inúmeras obras, entre romances, contos, crônicas e peças teatrais, além de ter sido  desenhista e caricaturista.

A produção literária do escritor, segundo mostra este artigo, concentra-se entre os anos de 1882 e 1895, aproximadamente, com destaque para o célebre romance O cortiço, leitura obrigatória para ingresso em diversas universidades brasileiras, bem como para a compreensão das estruturas sociais cariocas, no final do século XIX, pautadas na exploração econômica e na perpetuação das desigualdades.

Principais obras de Aluísio Azevedo

  • O Cortiço

  • O mulato

  • Casa de Pensão

Confira mais informações sobre Aluísio Azevedo

6) Manuel Bandeira

=>Nasceu em Recife, no Pernambuco

Manuel Bandeira

Manuel Bandeira nasceu em 1886 e morreu em 1968. Na juventude, sua saúde frágil, devido à tuberculose, levou o poeta a uma vida de insegurança em relação ao futuro. Não obstante, em 1917, ele publicou seu primeiro livro de poesia: A cinza das horas. De acordo com este artigo, o caráter sombrio dessa obra é vinculado a elementos autobiográficos, pois foi escrita durante o período em que o poeta lutava contra sua doença.

Apesar de iniciar sua carreira literária com poemas em que eram evidentes os traços da poesia parnasiana e simbolista, Bandeira fez parte da primeira geração modernista. Assim, em 1930, publicou o livro Libertinagem, em que as características desse estilo, como o uso de versos livres e a liberdade de criação e de linguagem, estavam presentes, além da temática do cotidiano. 

Principais obras de Manuel Bandeira

  • Vou-me embora pra Passárgada

  • Libertinagem

  • A cinza das horas

Estude mais sobre Manuel Bandeira 

Videoaula sobre Manuel Bandeira

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

7) Ariano Suassuna

=>Nasceu em João Pessoa, na Paraíba

Ariano Suassuna [5]

Ariano Suassuna é um dramaturgo brasileiro. Ele nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, no estado da Paraíba. Mais tarde, ele se formou em Direito e em Filosofia, foi professor da Universidade Federal de Pernambuco, além de exercer o cargo de secretário de Cultura do estado de Pernambuco.

O escritor, que faleceu em 23 de julho de 2014, em Recife, escreveu, conforme revela este artigo, obras que valorizam a cultura popular nordestina e brasileira. Ele é autor de livros como Romance d’A pedra do reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta e Auto da Compadecida, peça teatral que o tornou conhecido nacionalmente.

Principais obras de Ariano Suassuna

  • O auto da Compadecida 

  • O santo e a porca

  • O rico avarente

Confira mais dados sobre Ariano Suassuna

8) Caetano Veloso

=>Nasceu na Bahia

Caetano Veloso [6]

Caetano Veloso é um grande nome da música brasileira. Ele nasceu em 7 de agosto de 1942, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. O cantor possui seis irmãos, dentre eles a cantora Maria Bethânia, outro importante nome da música brasileira.

O cantor foi um dos criadores do tropicalismo, importante movimento artístico do Brasil. Junto a artistas como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa e Chico Buarque, Caetano Veloso ajudou a dar tom ao que viria a ser a música brasileira do final dos anos de 1960 até atualmente.

Principais músicas de Caetano Veloso

  • Alegria, alegria

  • Sozinho

  • Você é linda

Veja mais detalhes sobre a vida e obra de Caetano Veloso

Caetano Veloso no Enem

Canção de Caetano Veloso no Enem 2023

9) Raul Seixas

=>Nasceu na Bahia

Raul Seixas [7]

Raul Seixas foi um famoso cantor e compositor baiano que esteve ligado ao surgimento do rock no Brasil. Fez muito sucesso na década de 1970, especialmente pelas composições em parceria com o escritor Paulo Coelho. Embora esteja relacionado ao rock nacional, Seixas também adotou outros gêneros musicais nas suas canções, como o baião, o country e o folk.

Também conhecido como Maluco Beleza pelas suas composições, Raul Seixas morreu aos 44 anos, na sua casa, em 1989, em decorrência de uma pancreatite aguda. Lembrado frequentemente pelo bordão “toca Raul”, o baiano, até hoje, é admirado e cultuado pelos seus antigos e novos admiradores, contando com diversos fã-clubes no país.

Principais músicas de Raul Seixas

  • Metamorfose ambulante

  • Sociedade Alternativa

  • Maluco beleza

  • Tente outra vez

Confira mais sobre a vida e obra de Raul Seixas

10) Graciliano Ramos

=>Nasceu no Alagoas

Graciliano Ramos

Escritor, jornalista e preso político, Graciliano Ramos é considerado o mais importante prosador da Geração de 30. O estilo próprio de sua narrativa, sem floreios, seco e simples, propicia uma abordagem direta e profunda das situações e personagens retratadas. Grande romancista e contista, o autor destaca-se pela habilidade em abordar a interioridade humana, as reações psicológicas humanas e as relações humanas com o meio que se impõe.

Principais obras de Gracialiano Ramos

  • Vidas secas

  • Memórias do cárcere

Confira mais sobre a importância de Graciliano Ramos para a Literatura

Enem 2024

Os inscritos farão as provas do Enem 2024 em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro em várias cidades do Brasil. O cartão de confirmação de inscrição deve sair ainda em outubro.

Veja abaixo a distribuição das provas:

=>03/11, das 13h30 às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens

=>10/11, das 13h30 às 18h30:  45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza

Segundo o Edital, os portões de acesso às provas do Enem 2024 serão abertos às 12h e fechados às 13h. A recomendação é chegar com antecedência ao local de prova para evitar contratempos.

Leia também:

O que estudar para o Enem 2024

Crédito das imagens:

[2] coelhomochileiro / Shutterstock

[3] Shutterstock

[4] L&PM Editores (reprodução)

[5] Commons

[6] A.PAES / Shutterstock

[7] Commons