Enem 2020: estudantes reclamam de uma série de problemas na inscrição

Principal reclamação é em relação à demora na emissão do boleto. Inep ainda não se pronunciou sobre nenhum problema.
Em 14/05/2020 15h39 , atualizado em 15/05/2020 14h59 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estudantes estão relatando nas redes sociais alguns problemas durante o processo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As inscrições foram abertas na última segunda-feira, dia 11 de maio, e encerrarão no próximo dia 22.

Saiba como fazer a inscrição no Enem 2020

A reclamação mais comum é em relação a demora do sistema em gerar o boleto para o pagamento da taxa de R$ 85. Ao fazer a inscrição, o sistema informa que o robô Beto irá gerar o boleto e que o processo pode demorar um pouco. No entanto, alguns estudantes que se inscreveram no primeiro dia não tiveram o boleto gerado até hoje.

A estudante Júlia Silva fez a inscrição no Enem 2020 no primeiro dia e ainda não teve o boleto gerado. Sua mãe, Adriana, afirmou que entrou em contato pelo autoatendimento on-line do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na terça-feira, dia 12, e recebeu a resposta ontem, dia 13, informando que o boleto seria disponibilizado após acessar a Página do Participante novamente. Isso não aconteceu.

Júlia aguarda emissão do boleto desde segunda-feira, 11

Isenção

A estudante Nathalya Navyla Silva, de Caucaia/CE, disse que não conseguiu a isenção mesmo sendo cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). “Eu perdi o prazo para isenção, mas esse ano estão dando isenção automática ao informar o NIS [Número de Identificação Social]. Eu fiz isso, mas não consegui o benefício e, agora, preciso pagar o boleto”, explicou.

Nathalya disse que faz o Enem desde 2013, com exceção do ano passado, e que sempre conseguiu a isenção ao informar o NIS. "Eles têm todos os meus dados das edições anteriores e podem se certificar da veracidade desta informação", afirma a estudante cearense.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Erros no sistema

Alguns participantes reclamaram, principalmente no primeiro dia de inscrição, que o sistema acusava erro ao informar a data de nascimento. A mensagem "a data de nascimento informada não está de acordo com o cadastro da Receita Federal" aparecia na tela, impossibilitando a inscrição no Enem. Esse mesmo problema aconteceu durante o período para solicitar isenção da taxa.

A baiana Kethelly Silva foi uma das estudantes afetadas por este problema no primeiro dia de inscrição. Apesar da mensagem de erro não aparecer mais, ela ainda não conseguiu fazer a inscrição no Enem. “Agora eu completo todos os requisitos e, na hora de finalizar a inscrição, diz que houve uma falha de comunicação com o Inep”, reclama Kethelly.

Falha no sistema do Inep impede a inscrição de alguns estudantes

Um outro erro relatado foi a ausência de campo para enviar a foto digital, uma novidade desta edição. Na última terça-feira, o Brasil Escola fez uma inscrição no Enem e o sistema não pediu a foto. Nas redes sociais, o Inep informa que a foto pode ser enviada durante todo o período de inscrição, ao acessar a Página do Participante, mas acessamos o sistema hoje e não apareceu um campo para o envio da foto.

O que diz o Inep

Todos esses casos foram relatados para a assessoria de imprensa do Inep ontem e na manhã desta quinta-feira, mas até o momento não fomos respondidos. Nas redes sociais, o Inep pede para os estudantes entrarem em contato com o 0800 616161.

A demora na emissão do boleto do Enem também é a causa de reclamações nas redes sociais do Inep.
Crédito: reprodução Twitter

Caso o Inep responda sobre esses problemas, esta notícia será atualizada. Também nos colocamos a disposição do Inep para conceder o contato das estudantes mencionadas nesta notícia.

ATUALIZAÇÃO

Na manhã desta sexta-feira, 15, o Inep respondeu que o atraso na emissão dos boletos foi devido a uma lentidão no sistema ocasionada pelo grande volume de acessos. O problema foi solucionado nesta manhã.

Sobre os outros problemas, o Inep não se pronunciou.