Whatsapp
Em 14/05/2020 15h39 , atualizado em 15/05/2020 14h59

Enem 2020: estudantes reclamam de uma série de problemas na inscrição

Notícias

Principal reclamação é em relação à demora na emissão do boleto. Inep ainda não se pronunciou sobre nenhum problema. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Estudantes estão relatando nas redes sociais alguns problemas durante o processo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As inscrições foram abertas na última segunda-feira, dia 11 de maio, e encerrarão no próximo dia 22.

Saiba como fazer a inscrição no Enem 2020

A reclamação mais comum é em relação a demora do sistema em gerar o boleto para o pagamento da taxa de R$ 85. Ao fazer a inscrição, o sistema informa que o robô Beto irá gerar o boleto e que o processo pode demorar um pouco. No entanto, alguns estudantes que se inscreveram no primeiro dia não tiveram o boleto gerado até hoje.

A estudante Júlia Silva fez a inscrição no Enem 2020 no primeiro dia e ainda não teve o boleto gerado. Sua mãe, Adriana, afirmou que entrou em contato pelo autoatendimento on-line do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na terça-feira, dia 12, e recebeu a resposta ontem, dia 13, informando que o boleto seria disponibilizado após acessar a Página do Participante novamente. Isso não aconteceu.

Júlia aguarda emissão do boleto desde segunda-feira, 11

Isenção

A estudante Nathalya Navyla Silva, de Caucaia/CE, disse que não conseguiu a isenção mesmo sendo cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). “Eu perdi o prazo para isenção, mas esse ano estão dando isenção automática ao informar o NIS [Número de Identificação Social]. Eu fiz isso, mas não consegui o benefício e, agora, preciso pagar o boleto”, explicou.

Nathalya disse que faz o Enem desde 2013, com exceção do ano passado, e que sempre conseguiu a isenção ao informar o NIS. "Eles têm todos os meus dados das edições anteriores e podem se certificar da veracidade desta informação", afirma a estudante cearense.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Erros no sistema

Alguns participantes reclamaram, principalmente no primeiro dia de inscrição, que o sistema acusava erro ao informar a data de nascimento. A mensagem "a data de nascimento informada não está de acordo com o cadastro da Receita Federal" aparecia na tela, impossibilitando a inscrição no Enem. Esse mesmo problema aconteceu durante o período para solicitar isenção da taxa.

A baiana Kethelly Silva foi uma das estudantes afetadas por este problema no primeiro dia de inscrição. Apesar da mensagem de erro não aparecer mais, ela ainda não conseguiu fazer a inscrição no Enem. “Agora eu completo todos os requisitos e, na hora de finalizar a inscrição, diz que houve uma falha de comunicação com o Inep”, reclama Kethelly.

Falha no sistema do Inep impede a inscrição de alguns estudantes

Um outro erro relatado foi a ausência de campo para enviar a foto digital, uma novidade desta edição. Na última terça-feira, o Brasil Escola fez uma inscrição no Enem e o sistema não pediu a foto. Nas redes sociais, o Inep informa que a foto pode ser enviada durante todo o período de inscrição, ao acessar a Página do Participante, mas acessamos o sistema hoje e não apareceu um campo para o envio da foto.

O que diz o Inep

Todos esses casos foram relatados para a assessoria de imprensa do Inep ontem e na manhã desta quinta-feira, mas até o momento não fomos respondidos. Nas redes sociais, o Inep pede para os estudantes entrarem em contato com o 0800 616161.

A demora na emissão do boleto do Enem também é a causa de reclamações nas redes sociais do Inep.
Crédito: reprodução Twitter

Caso o Inep responda sobre esses problemas, esta notícia será atualizada. Também nos colocamos a disposição do Inep para conceder o contato das estudantes mencionadas nesta notícia.

ATUALIZAÇÃO

Na manhã desta sexta-feira, 15, o Inep respondeu que o atraso na emissão dos boletos foi devido a uma lentidão no sistema ocasionada pelo grande volume de acessos. O problema foi solucionado nesta manhã.

Sobre os outros problemas, o Inep não se pronunciou.

Relacionados
Nesta quarta-feira, 13 de maio, o presidente Jair Bolsonaro cogitou o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, cujas provas estão marcadas para novembro
O Inep reconheceu que houve uma lentidão na emissão dos boletos de alguns inscritos no Enem 2020. Estudantes reclamavam na demora desde o início das inscrições.
As inscrições para o Enem 2020 foram abertas nesta segunda-feira, 11 de maio. Os estudantes poderão se inscrever pela Página do Participante, até o dia 22 de maio.
A Facape (PE) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2020/2. Seletiva é gratuita e será feita via Enem.
Em entrevista concedida ao Brasil Escola, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou que este não é o momento para pensar no adiamento do Enem 2020.
Quase todas as 100 mil vagas destinadas ao Enem Digital 2020 já foram ocupadas. Saiba como vão funcionar as provas digitais, que serão nos dias 22 e 29 de novembro.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES