Em 12/05/2020 12h42 , atualizado em 12/05/2020 14h45

Restam poucas vagas para as provas digitais do Enem 2020

Notícias

Do total de 100 mil vagas disponíveis, 93 mil estudantes já fizeram a opção pelas provas digitais do Enem. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira, 12 de maio, que 93% das vagas do Enem Digital 2020 já foram ocupadas. O sistema recebeu quase 93 mil inscrições até as 10h de hoje, do total de 100 mil vagas.

Faça aqui sua inscrição no Enem 2020

No seu primeiro ano, o Enem Digital terá a participação de até 100 mil estudantes que concluíram o ensino médio ou irão concluir este ano. Ficam com as vagas os primeiros participantes que fizerem a opção pelas provas digitais. 

Twitter do Inep informa total de inscritos nas primeiras 24 horas
Crédito: reprodução Twitter

As provas digitais serão aplicadas nos dias 22 e 29 de novembro, em 110 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. Essas provas serão feitas em computadores instalados em locais com estrutura adequada e as questões poderão conter infográficos, vídeos e games. Somente a redação será redigida em papel.

Em primeiro momento, as provas digitais do Enem estavam marcadas para os dias 11 e 18 de outubro, mas foram adiadas devido à pandemia de coronavírus. Agora, elas serão nos mesmos dias das primeiras fases dos Vestibulares 2021 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fuvest, que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP).

Veja as datas dos Vestibulares 2021 da Fuvest, Unicamp, Unesp e ITA

Como fazer a inscrição no Enem

As inscrições para o Enem 2020 seguem abertas até o dia 22 de maio, pela Página do Participante. A taxa é de R$ 85, exceto para os participantes que conseguiram a isenção. Quem não conseguiu o benefício deve pagar a taxa até 28 de maio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Excepcionalmente, o Inep concederá isenção da taxa durante o período de inscrição para aqueles que têm direito ao benefício. A isenção será concedida automaticamente quando o inscrito preencher seus dados, sem a necessidade de fazer o pedido.

Saiba quem tem direito à isenção da taxa do Enem

Quem não possuir um cadastro no Portal Gov.BR deverá fazê-lo antes de acessar a Página do Participante. Para fazer a inscrição no Enem 2020 é necessário informar o CPF próprio e cadastrar uma senha.

Durante a inscrição, o estudante deverá informar seus dados pessoais (data de nascimento, sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade), local de nascimento, número do RG, endereço com CEP, opção de língua estrangeira, cidade onde fará as provas e escolaridade, além de preencher um questionário socioeconômico.

Veja um passo a passo de como se inscrever no Enem

Ao final da inscrição, será necessário enviar uma foto atual e nítida, sem uso de óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, lenço, gorro ou similares). O arquivo deve ser JPG, JPEG ou PNG, com tamanho máximo de 2 MB.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES