Enem 2019: Inep alerta para motivos que geram eliminação do participante

Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro e estudantes precisam estar atentos às regras do edital.
Em 08/08/2019 18h40 , atualizado em 09/08/2019 11h18 Por Giullya Franco

Crédito: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com
Crédito: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com
Crédito da Imagem: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alertou nesta quinta-feira, 8 de agosto, os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 sobre os motivos que podem causar eliminação na prova.

As provas do Enem 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país para mais de 5 milhões de estudantes. Mesmo que seguindo um cronograma intenso de estudos, nesta reta final de preparação é importante que todos os inscritos tenham conhecimento das regras do edital para não correr o risco de uma eliminação.

Mais: Como se preparar a 100 dias da prova do Enem 2019

- Informação de dados

É de extrema importância que os participantes não façam declarações falsas no sistema de inscrição e nas documentações do exame. Todas as informações são checadas pela comissão organizadora para não haver erros de dados.

Saiba mais: Como serão as provas do Enem 2019

- Comunicação

É proibido que o participante se comunique verbalmente com qualquer pessoa que não seja o fiscal ou o aplicador de provas no dia do exame. Além disso, o estudante não deve causar qualquer tipo de perturbação nos locais de prova.

- Anotações

Os participantes são proibidos de entrar na sala de prova com livros, notas, papéis ou outros materiais impressos. Os que desejarem sair da sala com o caderno de questões só poderão fazer isso nos 30 minutos que antecedem o término das provas. É proibido também deixar o local com o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja também: Como estudar para o Enem 2019

- Horários

Para deixar a sala os estudantes devem aguardar 2h após o início de aplicação do exame, caso contrário, o mesmo é eliminado, assim como aqueles que chegarem atrasados. Os participantes podem sair da sala somente com acompanhamento de um fiscal para o caso de ir ao banheiro. 

- Eletrônicos

Nenhum participante pode se recusar a fazer a revista eletrônica, a coleta de dado biométrico e a ter seus objetos revistados eletronicamente. Os participantes que forem flagrados com qualquer dispositivo eletrônico ou outros objetos como lápis e anotações serão eliminados. É permitido apenas o uso de caneta esferográfica preta de tubo transparente.

Veja: 10 temas que podem cair na redação do Enem 2019

- Celular

Os celulares podem ser levados no dia da prova, mas devem ser desligados e guardados dentro do envelope para objetos que é disponibilizado na entrada das salas. O envelope deve ser lacrado e identificado e só pode ser aberto quando o estudante sair definitivamente do local de provas. Qualquer som emitido pelo aparelho durante as provas causa a eliminação do participante.

Para mais informações acesse a página do Enem 2019 no Brasil Escola e confira o edital.


Relacionados

Crédito: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com
10 temas que podem cair na redação do Enem 2019
Confira 10 temas que podem cair na redação do Enem 2019. Assuntos foram listados por professores especialistas em redação.
Enem
Crédito: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com
Como estudar para o Enem 2019
A prova do Enem acontece apenas uma vez no ano e é de extrema importância para todos os estudantes. Por isso, é preciso estar bem preparado. Neste ano as provas serão nos dias 3 e 10 de novembro.
Enem
Crédito: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com
Como serão as provas do Enem 2019?
Confira todas as etapas da prova do Enem 2019 e saiba como elas serão. Veja também quantas questões há por disciplina e como é cobrada a redação.
Enem
Crédito: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com
Enem 2019 registra o menor número de inscritos da década
A edição de 2019 do Enem terá o menor número de participantes dos últimos nove anos. Apenas 5.095.308 tiveram a inscrição confirmada após o pagamento da taxa.
Notícias
Crédito: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com
Enem 2019: como se preparar a 100 dias da prova
As provas do Enem 2019 serão aplicadas em 100 dias. Conheça as principais dicas para se sair bem no exame.
Notícias
Crédito: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com
Inep aceitará identidade vencida no Enem 2019
O Inep anunciou que os participantes do Enem 2019 poderão usar documentos de identificação vencidos para a realização das provas.
Notícias
Crédito: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com
Inscrições para trabalhar no Enem 2019 foram prorrogadas
Termina nesta segunda-feira o período de inscrição para quem deseja trabalhar no Enem 2019. Valor pago é de R$ 342, sendo R$ 28,50 por hora de trabalho.
Notícias
Crédito: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com
MEC afirma que Enem 2019 não terá questões polêmicas e ideológicas
O MEC afirmou que Enem 2019 não terá questões polêmicas e ideológicas. Declaração foi dada pelo ministro Abraham Weintraub ontem, 25 de abril.
Notícias