O Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alertou nesta quinta-feira, 8 de agosto, os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 sobre os motivos que podem causar eliminação na prova.
As provas do Enem 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país para mais de 5 milhões de estudantes. Mesmo que seguindo um cronograma intenso de estudos, nesta reta final de preparação é importante que todos os inscritos tenham conhecimento das regras do edital para não correr o risco de uma eliminação.
Mais: Como se preparar a 100 dias da prova do Enem 2019
- Informação de dados
É de extrema importância que os participantes não façam declarações falsas no sistema de inscrição e nas documentações do exame. Todas as informações são checadas pela comissão organizadora para não haver erros de dados.
Saiba mais: Como serão as provas do Enem 2019
- Comunicação
É proibido que o participante se comunique verbalmente com qualquer pessoa que não seja o fiscal ou o aplicador de provas no dia do exame. Além disso, o estudante não deve causar qualquer tipo de perturbação nos locais de prova.
- Anotações
Os participantes são proibidos de entrar na sala de prova com livros, notas, papéis ou outros materiais impressos. Os que desejarem sair da sala com o caderno de questões só poderão fazer isso nos 30 minutos que antecedem o término das provas. É proibido também deixar o local com o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho.
Veja também: Como estudar para o Enem 2019
- Horários
Para deixar a sala os estudantes devem aguardar 2h após o início de aplicação do exame, caso contrário, o mesmo é eliminado, assim como aqueles que chegarem atrasados. Os participantes podem sair da sala somente com acompanhamento de um fiscal para o caso de ir ao banheiro.
- Eletrônicos
Nenhum participante pode se recusar a fazer a revista eletrônica, a coleta de dado biométrico e a ter seus objetos revistados eletronicamente. Os participantes que forem flagrados com qualquer dispositivo eletrônico ou outros objetos como lápis e anotações serão eliminados. É permitido apenas o uso de caneta esferográfica preta de tubo transparente.
Veja: 10 temas que podem cair na redação do Enem 2019
- Celular
Os celulares podem ser levados no dia da prova, mas devem ser desligados e guardados dentro do envelope para objetos que é disponibilizado na entrada das salas. O envelope deve ser lacrado e identificado e só pode ser aberto quando o estudante sair definitivamente do local de provas. Qualquer som emitido pelo aparelho durante as provas causa a eliminação do participante.
Para mais informações acesse a página do Enem 2019 no Brasil Escola e confira o edital.