A pedido do MEC, governo adia início do horário de verão por causa do Enem 2018

Antes previsto para o dia 4 de novembro, o novo horário deve entrar em vigor no dia 18 seguinte.
Em 04/10/2018 08h40 , atualizado em 04/10/2018 09h10 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O presidente Michel Temer resolver atender o pedido do Ministério da Educação (MEC) para adiar o início do horário de verão. A mudança nos relógios estava prevista para o dia 4 de novembro, primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, mas foi adiada para o próximo dia 18 do mesmo mês.

Com início geralmente em outubro, o horário de verão desse ano já havia sido adiado uma vez por conta das Eleições. No final de 2017, o presidente Michel Temer assinou um decreto transferindo o início do horário de verão para um final de semana depois do segundo turno das Eleições, que será no dia 28 de outubro. As datas das provas do Enem 2018 foram definidas janeiro, portanto, depois da decreto de Temer.

A decisão do presidente da república deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União. Atualmente, o horário de verão vale para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e para o Distrito Federal.

Ao solicitar a mudança no início do horário de verão, o MEC alegou que essa coincidência com as provas do Enem poderia confundir alguns participantes do exame.

Fechamento dos portões

O Enem 2018 acontece nos dias 4 e 11 de novembro, com portões abertos às 12h e fechados às 13, pelo horário de Brasília. Com o adiamento do início do horário de verão e o fuso horário de algumas regiões, o fechamento dos portões acontecerá nos seguintes horários:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- 13h: estados do Sul, Sudeste, Nordeste, Pará, Tocantins, Amapá, Goiás e Distrito Federal
- 12h: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia e Roraima
- 11h: Acre

Enem 2018

A partir do dia 22 de outubro, os participantes do Enem 2018 terão acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento informa o local das provas dos dias 4 e 11 de novembro, com endereço e número de sala.

O primeiro dia de provas terá cinco horas e meia de duração, e o segundo cinco horas. As provas começarão às 13h30, horário de Brasília, mas os participantes deverão chegar com antecedência mínima de meia hora.

- Dia 4/11: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação.
- Dia 11/11: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Com as notas do Enem 2018, os estudantes podem ingressar em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O exame também é usado em universidades privadas, oferecendo bolsas de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e financiando as mensalidades por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).


Relacionados

10 temas para a redação do Enem 2018
Confira sete apostas de temas que podem cair na redação do Enem 2018. Conteúdos sociais que abrangem minorias brasileiras têm sido cobrados nas últimas edições do exame educacional.
Enem
Enem 2018: Governo Federal contraria MEC e decide manter início do horário de verão
O Governo Federal retorna em sua decisão e mantém o início do novo horário para 4 de novembro, dia da primeira prova do Enem 2018. Veja quando os portões serão fechados nos horários locais de cada estado.
Notícias
Enem 2018: Página do Participante aceitará pedidos de reaplicação de prova
O Inep apresentou um novo processo para solicitação de reaplicação de prova.No Enem 2018, estudantes poderão solicitar a reaplicação das provas dentro da Página do Participante. Em anos anteriores, o pedido era realizado pelo Fale Conosco. A reaplicação do Enem 2018 ocorrerá nos dias 18 e 19 de dezembro.
Notícias
Enem 2018: divulgada cartilha com orientações para a redação
O Inep disponibilizou a Cartilha do Participante - Redação no Enem 2018. O material contém as instruções para a prova de redação, as competências avaliadas e exemplos de redações nota máxima no Enem 2017.
Notícias
Enem 2018: o que você precisa saber a um mês das provas
Faltando um mês para o Enem 2018, o Brasil Escola traz tudo o que você precisa saber sobre o exame que será realizado em 4 e 11 de novembro! Tire suas dúvidas e confira dicas para estudar nesta reta final de preparação para a prova.
Notícias
Inep altera data de aplicação das provas do Enem 2018 para Privados de Liberdade
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem, dia 8 de outubro, uma retificação ao Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 para Privados de Liberdade (PPL).
Notícias