Enem 2017: estudantes surdos contarão com tradutores especializados em Libras

Iniciativa está sendo adotada pela primeira vez para atender legislação e demanda desses candidatos.
Em 26/04/2017 10h54 Por Wanja Borges

Crédito da Imagem: Enem 2017
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em atendimento a prerrogativas legais e uma demanda antiga de estudantes surdos ou com alguma deficiência auditiva, candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 nessas condições contarão com tradutores especializados em língua brasileira de sinais (Libras).

Clique aqui e confira o edital do Enem 2017

Além de esclarecer dúvidas que não interfiram nas respostas às questões, os intérpretes também vão traduzir informações gerais sobre a aplicação transmitidas pelos chefes de sala. Serão exibidos, ainda, vídeos explicativos para orientações durante a prova.

A iniciativa, que está sendo adotada pela primeira vez, tem caráter experimental. Para esses participantes, as provas serão aplicadas em salas adaptadas e separadas dos demais candidatos com apenas seis estudantes e dois intérpretes.

Estudantes com deficiências como surdez, bem como de cegueira, déficit de atenção, dislexia e discalculia, também podem requerer tempo adicional. O pedido deve ser feito no ato da inscrição, de 8 a 19 de maio, mediante apresentação de laudo comprobatório.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2017

As provas do Enem 2017 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, em dois domingos consecutivos e não mais em um único fim de semana, como aconteceu até o ano passado. A mudança atende resultado da consulta pública e também beneficia os sabatistas.

Os participantes terão 5 horas e 30 minutos no primeiro domingo para produzir a redação e responder as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. 

O domingo seguinte será reservado para as provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias com 4 horas e 30 minutos de duração. A divulgação do resultado está programada para 19 de janeiro de 2018.


Relacionados

Após reclamações, Inep justifica aumento da taxa de inscrição do Enem
Alvo de reclamações de estudantes desde a última semana, o aumento no valor da taxa de inscrição do Enem 2017 foi explicado pelo Inep. Confira!
Notícias
Enem 2017 deve ter o menor número de inscritos em 4 anos
Considerando o último balanço de inscritos divulgado pelo Inep, o número de participantes no Enem 2017 não deve ultrapassar a marca de 7 milhões.
Notícias
Enem 2017 já tem mais de 2 milhões de candidatos inscritos
Conforme boletim de inscrições divulgado pelo Inep na manhã de hoje, 11 de maio, mais de 2 milhões de candidatos já se inscreveram no Enem 2017.
Notícias
Enem 2017 registra quase 1 milhão de inscritos
O Inep divulgou nas suas redes sociais que o número de inscritos no Enem 2017 chegou a 970.553 às 11h de hoje, 9 de maio. Prazo segue até 19 de maio.
Notícias
Enem 2017: atendimento especial deverá ser comprovado por laudo médico
Os candidatos que necessitarem de atendimento especializado ou específico no Enem 2017 serão submetidos à apresentação de documentação compratória.
Notícias
Enem 2017: edital já está disponível
O Inep publicou nesta segunda-feira (10) o Edital com as informações do Enem 2017. As inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 19 de maio.
Notícias
Enem 2017: número de inscritos passa de 1,5 milhão
A edição 2017 do Enem já contabiliza mais de um milhão e meio de estudantes inscritos. Inscrições podem ser feitas até 19 de maio com taxa de R$ 82.
Notícias
Enem será aceito por mais duas Universidades de Portugal
A Universidade de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, e no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vão receber alunos brasileiros, com base na nota do Enem.
Notícias