Whatsapp
Em 10/02/2021 17h47 , atualizado em 10/02/2021 18h37

Inep divulga gabaritos do Enem Digital 2020

Notícias

Gabaritos do Enem não aceitam pedidos de recursos. Resultado deve ser liberado em 29 de março. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

Os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 na versão digital foram liberados nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Veja as provas e gabaritos do Enem

Os participantes não podem apresentar recursos contra os gabaritos do Enem. Porém, na segunda-feira (08/02) uma questão já havia sido anulada pelo instituto. De acordo com o Inep, a questão (140 do Caderno Amarelo; 148 do Caderno Cinza; 157 do Caderno Azul; 165 do Caderno Rosa) foi aplicada na edição de 2009 do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) e reaplicação.

Como saber a nota do Enem?

Antes da publicação do resultado pelo Inep é impossível saber a nota do Enem. Só com a publicação dos gabaritos o participante não pode calcular sua nota por causa da metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

O Inep utiliza a TRI para calcular a nota dos participantes, nela mais importante do que o número de acertos é quais questões o estudante acertou.

Veja mais: Entenda o cálculo da nota do Enem

Quando sai o resultado do Enem?

O resultado do Enem 2020 está previsto para ser liberado no dia 29 de março para a versão impressa e digital. No caso dos estudantes treineiros, que ainda não concluíram o ensino médio, e fizeram as provas impressas, a consulta será disponibilizada em 29 de maio.

Enem Digital 2020

Pela primeira vez o Enem foi aplicado na versão digital as provas foram realizadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Para esta edição foram confirmadas 93 mil inscrições, no entanto, a aplicação do exame terminou com 71,3% de abstenção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No primeiro dia do Enem Digital foram aplicadas em computadores as 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e as 45 sobre Ciências da Natureza. A redação continuou sendo manuscrita e teve como tema “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil.”

O segundo dia foi composto pelas 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática, seguindo o formato tradicional de provas do Enem.

Nesta primeira aplicação, muitos problemas foram enfrentados, desde o acesso ao sistema de provas, falta de estrutura dos locais de aplicação e a pandemia do coronavírus. Com isso, em diversos locais, participantes relataram que tiveram atrasos para começar a prova e até mesmo que foram dispensados do exame.

Reaplicação

Os participantes que foram afetados com problemas logísticos na aplicação do Enem Digital poderão solicitar a reaplicação da prova até sexta-feira, 12 de fevereiro.

As provas serão realizadas nos dias 23 e 24 de fevereiro. Na mesma data será feita a aplicação do Enem PPL e reaplicação do exame para os que faltaram às provas impressas. As provas terão o mesmo formato da primeira aplicação, mas só haverá provas impressas, independente da versão para a qual o candidato esteja inscrito.

Mais: Saiba como pedir a reaplicação do Enem 2020

Para mais informações acesse a página do Enem Digital.

Relacionados
O Enem Digital 2020 chegou ao fim com abstenção de 71,3% dos mais de 93 mil inscritos esperados. Provas foram aplicadas no último domingo (7)
Enem Digital 2020 chega em seu 2º dia neste domingo, 7 de fevereiro. Após abstenção de 68,1% em sua estreia, exame terá Ciências da Natureza e Matemática.
O Inep divulgou hoje, 1º de março, os gabaritos da reaplicação do Enem 2020 e do Enem PPL. Provas foram em 23 e 24 de fevereiro.
O Inep anulou uma questão da prova de Matemática do Enem Digital 2020. Item já havia sido aplicado em edições anteriores.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES