Inep divulga gabaritos do Enem Digital 2020

Gabaritos do Enem não aceitam pedidos de recursos. Resultado deve ser liberado em 29 de março.
Em 10/02/2021 17h47 , atualizado em 10/02/2021 18h37 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 na versão digital foram liberados nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Veja as provas e gabaritos do Enem

Os participantes não podem apresentar recursos contra os gabaritos do Enem. Porém, na segunda-feira (08/02) uma questão já havia sido anulada pelo instituto. De acordo com o Inep, a questão (140 do Caderno Amarelo; 148 do Caderno Cinza; 157 do Caderno Azul; 165 do Caderno Rosa) foi aplicada na edição de 2009 do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) e reaplicação.

Como saber a nota do Enem?

Antes da publicação do resultado pelo Inep é impossível saber a nota do Enem. Só com a publicação dos gabaritos o participante não pode calcular sua nota por causa da metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

O Inep utiliza a TRI para calcular a nota dos participantes, nela mais importante do que o número de acertos é quais questões o estudante acertou.

Veja mais: Entenda o cálculo da nota do Enem

Quando sai o resultado do Enem?

O resultado do Enem 2020 está previsto para ser liberado no dia 29 de março para a versão impressa e digital. No caso dos estudantes treineiros, que ainda não concluíram o ensino médio, e fizeram as provas impressas, a consulta será disponibilizada em 29 de maio.

Enem Digital 2020

Pela primeira vez o Enem foi aplicado na versão digital as provas foram realizadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Para esta edição foram confirmadas 93 mil inscrições, no entanto, a aplicação do exame terminou com 71,3% de abstenção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No primeiro dia do Enem Digital foram aplicadas em computadores as 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e as 45 sobre Ciências da Natureza. A redação continuou sendo manuscrita e teve como tema “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil.”

O segundo dia foi composto pelas 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática, seguindo o formato tradicional de provas do Enem.

Nesta primeira aplicação, muitos problemas foram enfrentados, desde o acesso ao sistema de provas, falta de estrutura dos locais de aplicação e a pandemia do coronavírus. Com isso, em diversos locais, participantes relataram que tiveram atrasos para começar a prova e até mesmo que foram dispensados do exame.

Reaplicação

Os participantes que foram afetados com problemas logísticos na aplicação do Enem Digital poderão solicitar a reaplicação da prova até sexta-feira, 12 de fevereiro.

As provas serão realizadas nos dias 23 e 24 de fevereiro. Na mesma data será feita a aplicação do Enem PPL e reaplicação do exame para os que faltaram às provas impressas. As provas terão o mesmo formato da primeira aplicação, mas só haverá provas impressas, independente da versão para a qual o candidato esteja inscrito.

Mais: Saiba como pedir a reaplicação do Enem 2020

Para mais informações acesse a página do Enem Digital.