O Exame Nacional do Ensino Médio Digital (Enem Digital) 2020 chegou ao fim com abstenção de 71,3% dos mais de 93 mil participantes aguardados para o último dia de provas, 7 de fevereiro. No domingo anterior (31/01), o exame já tinha registrado ausência de 68,1% dos inscritos.
Em sua primeira edição digital, o Enem seguiu a tendência apresentada pelo Enem Impresso 2020, provas que tiveram 51,5% de ausentes no primeiro dia e 55,33% no segundo, registrando a maior abstenção de sua história.
Neste último domingo, os participantes contaram com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática. No fim de semana anterior, os inscritos passaram pelas 45 perguntas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma redação com o tema "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil".
Neste domingo, 21 pessoas não conseguiram fazer o Enem Digital no campus de Queimados da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, por conta de um problema de conexão com a internet.
Assim como no primeiro dia, 111 participantes que fariam o Enem Digital no Instituto Federal do Amapá (IFAP), em Macapá, não fizeram o Enem Digital por causa da interdição do local.
Nos dois casos, os participantes já estão escalados para a reaplicação das provas e, por isso, não é necessário solicitar a realização do exame.
De acordo com o Inep, 146 pessoas solicitaram a reaplicação do segundo dia do Enem Digital 2020 por causa de doenças infectocontagiosas. Em relação ao primeiro domingo de provas, o instituto já havia recebido 174 pedidos e foram aceitos 118.
Quem apresentou sintomas de Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas após as 12h do último sábado (6) podem solicitar a reaplicação do segundo dia do Enem Digital de hoje (8) até 12 de fevereiro.
O mesmo prazo vale para quem teve problemas logísticos na aplicação do Enem Digital 2020. São alguns exemplos:
A reaplicação do Enem será para os mais de 167 mil participantes do Amazonas (impresso e digital); estudantes de Espigão D'Oeste e Rolim de Moura (impresso); inscritos que fariam o exame no IFAP, em Macapá (digital); os participantes do campus de Queimados da Universidade Estácio de Sá (RJ) (digital) e todos os que tiverem seus pedidos atendidos pelo Inep (doenças infectocontagiosas e problemas logísticos).
O Inep fará a reaplicação do Enem 2020 em 23 e 24 de fevereiro, com provas impressas, composto por 180 questões objetivas igualmente distribuídas por Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação.
Além da reaplicação, o Enem será aplicado em 23 e 24 de fevereiro para pessoas privadas de liberdade ou em medidas socioeducativas. Tais inscritos farão as provas nas unidades prisionais ou em que estão internados.
Os gabaritos do Enem Digital devem sair nesta quarta-feira, 10 de fevereiro. O Inep não aceitará recursos sobre as respostas divulgadas.
O resultado do Enem Digital 2020 é esperado para 29 de março, mesma data em que sairão as notas da versão impressa.
Mais informações no site da Inep.
Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/em-sua-primeira-edicao-enem-digital-2020-chega-ao-fim-com-abstencao-de-71-por-cento/349434.html