Dia mundial do meio ambiente: conheça cursos para trabalhar na área

Entre as carreiras, destacam-se Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Oceanografia
Em 05/06/2023 16h43 , atualizado em 05/06/2023 18h21 Por Silvia Tancredi

Cursos para trabalhar com o meio ambiente
Biologia e Gestão Ambiental são exemplos de cursos para trabalhar com o meio ambiente
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Comemora-se hoje, 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Quem está na fase do vestibular e deseja atuar na área pode escolher um curso de graduação que esteja ligado ao meio ambiente, como, por exemplo, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Oceanografia.

Normalmente, para optar por uma dessas carreiras, o aluno deve gostar bastante das disciplinas ligadas às Ciências da Natureza, ou seja, biologia, química e física. Também é interessante que o estudante se interesse pela parte da geografia física.

O que é meio ambiente?

O Meio ambiente é o conjunto de elementos, processos e dinâmicas biológicos, físicos e químicos que criam condições e mantêm a vida no planeta Terra, compreendendo também os seres humanos e as dinâmicas sociais, culturais e econômicas. 

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Cursos para trabalhar com o meio ambiente

Os cursos nos quais se estuda o meio ambiente estão ligados às ciências biológicas, mas também há alguns da área de Engenharias. Confira abaixo qual curso é para você:

Gestão ambiental

Este curso habilita o profissional a trabalhar com ações que ajudam a cuidar e a manter o meio ambiente da forma mais saudável. O tecnólogo em Gestão Ambiental é um profissional que auxilia na preservação dos recursos naturais e aplica os conhecimentos da gestão ambiental nos processos industriais.

Confira detalhes sobre o curso de Gestão Ambiental

Ciências Biológicas

Biólogo

O curso de Ciências Biológicas ou Biologia agrada os estudantes que gostam de ciências da natureza e, ainda, das práticas de laboratório e pesquisa. Contudo, mais do que se identificar com plantas e animais, o estudante também precisa gostar de estudar a espécie humana. Na hora do vestibular, o aluno pode escolher entre o curso de bacharelado em Biologia ou licenciatura em Biologia (para ministrar aulas).

Veja mais sobre o curso de Ciências Biológicas

Saneamento ambiental

O curso de Saneamento Ambiental ensina o profissional a ser capaz de compreender, tomar decisões e propor soluções para problemas ambientais de todo o tipo (exploração excessiva dos recursos e uso indevido de matéria ou energia por indústrias ou comunidades). O profissional graduado em Saneamento Ambiental é extremamente necessário nos dias de hoje, para manutenção da vida saudável e das condições de sobrevivência do meio ambiente.

Saiba se o curso de Sanemento Ambiental é para você

Engenharia Ambiental

Engenheira ambiental

A Engenharia Ambiental trabalha com a conservação da natureza. Para tal, o profissional projeta tecnologias para evitar que o meio ambiente sofra danos causados pelo ser humano. O curso está em alta nos últimos anos em razão da preocupação ambiental que vem ganhando força na sociedade. 

Leia como é o curso de Engenharia Ambiental

Oceanografia

A oceanografia é a ciência que investiga as características de mares, rios, lagos e oceanos. Ela oferece uma formação técnico-científica para pesquisar os seres animais e vegetais, o ambiente e os processos marinhos. O oceanógrafo coleta e interpreta informações sobre a biodiversidade marinha, os fenômenos climáticos e a composição dos solos e da água.

Saiba mais sobre o curso de Oceanografia

Engenharia de Alimentos

Engenheiras de alimentos

A Engenharia de Alimentos trabalha com as principais técnicas para garantir um processo saudável e de conservação dos alimentos em uma indústria. O engenheiro de alimentos é quem supervisiona as etapas de produção de um alimento desde a sua fase inicial até a distribuição. O profissional também está apto a desenvolver embalagens para os produtos, planejar processos de produção e até mesmo criar novos tipos de alimentos.

Entenda como é o curso de Engenharia de Alimentos

Zootecnia

Zootecnia é uma boa opção para estudantes que gostam de cuidar de animais, mas não se identificam com a parte clínica e preferem o campo ou áreas ligadas à nutrição, alimentação e administração. O curso também agrada os que preferem trabalhar com produção animal em vez de  doenças, e possuem perfil empreendedor. Além de habilidade com ciências exatas, é recomendável que o profissional tenha raciocínio espacial, aptidão mecânica, habilidade numérica, interesse por atividades científicas, pró-atividade e saiba trabalhar em equipe.

Confira mais detalhes sobre o curso de Zootecnia


Relacionados

Cursos para trabalhar com o meio ambiente
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Conheça o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, saiba o que faz o cientista de alimentos e como é o mercado de trabalho.
Guia de Profissões
Cursos para trabalhar com o meio ambiente
Ciências Biológicas
Saiba como é o trabalho do biólogo e entenda a formação. Veja o salário e as áreas de atuação do profissional formado em Ciências Biológicas.
Guia de Profissões
Cursos para trabalhar com o meio ambiente
Dia Mundial do Meio Ambiente e a importância da Educação Ambiental
O Dia Mundial do Meio Ambiente faz que com que reflitamos sobre a importância do conteúdo Educação Ambiental ser inserido efetivamente nas escolas
Blog do Vestibular
Cursos para trabalhar com o meio ambiente
Dia Mundial do Meio Ambiente: o que pode cair no Enem
No Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, analisamos assuntos voltados a essa temática que podem aparecer nas provas do Enem 2022
Notícias
Cursos para trabalhar com o meio ambiente
Dia do Meio Ambiente: o que estudar sobre as questões ambientais para o Enem e vestibulares
Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, saiba o que estudar sobre a temática ambiental para as provas do Enem e vestibulares.
Notícias
Cursos para trabalhar com o meio ambiente
Engenharia Ambiental
É o profissional de Engenharia Ambiental que projeta tecnologias para evitar que o meio ambiente sofra danos causados pelo ser humano.
Guia de Profissões
Cursos para trabalhar com o meio ambiente
Engenharia de Alimentos
Conheça o curso de Engenharia de Alimentos, como é a faculdade e as disciplinas. Saiba como é a profissão de engenheiro de alimentos e quanto ganha.
Guia de Profissões
Cursos para trabalhar com o meio ambiente
Gestão Ambiental
Ele auxilia na preservação dos recursos naturais e aplica seus conhecimentos nos processos industriais.
Guia de Profissões