Comemora-se hoje, 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Quem está na fase do vestibular e deseja atuar na área pode escolher um curso de graduação que esteja ligado ao meio ambiente, como, por exemplo, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Oceanografia.
Normalmente, para optar por uma dessas carreiras, o aluno deve gostar bastante das disciplinas ligadas às Ciências da Natureza, ou seja, biologia, química e física. Também é interessante que o estudante se interesse pela parte da geografia física.
O que é meio ambiente?
O Meio ambiente é o conjunto de elementos, processos e dinâmicas biológicos, físicos e químicos que criam condições e mantêm a vida no planeta Terra, compreendendo também os seres humanos e as dinâmicas sociais, culturais e econômicas.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Cursos para trabalhar com o meio ambiente
Os cursos nos quais se estuda o meio ambiente estão ligados às ciências biológicas, mas também há alguns da área de Engenharias. Confira abaixo qual curso é para você:
Gestão ambiental
Este curso habilita o profissional a trabalhar com ações que ajudam a cuidar e a manter o meio ambiente da forma mais saudável. O tecnólogo em Gestão Ambiental é um profissional que auxilia na preservação dos recursos naturais e aplica os conhecimentos da gestão ambiental nos processos industriais.
Confira detalhes sobre o curso de Gestão Ambiental
Ciências Biológicas
O curso de Ciências Biológicas ou Biologia agrada os estudantes que gostam de ciências da natureza e, ainda, das práticas de laboratório e pesquisa. Contudo, mais do que se identificar com plantas e animais, o estudante também precisa gostar de estudar a espécie humana. Na hora do vestibular, o aluno pode escolher entre o curso de bacharelado em Biologia ou licenciatura em Biologia (para ministrar aulas).
Veja mais sobre o curso de Ciências Biológicas
Saneamento ambiental
O curso de Saneamento Ambiental ensina o profissional a ser capaz de compreender, tomar decisões e propor soluções para problemas ambientais de todo o tipo (exploração excessiva dos recursos e uso indevido de matéria ou energia por indústrias ou comunidades). O profissional graduado em Saneamento Ambiental é extremamente necessário nos dias de hoje, para manutenção da vida saudável e das condições de sobrevivência do meio ambiente.
Saiba se o curso de Sanemento Ambiental é para você
Engenharia Ambiental
A Engenharia Ambiental trabalha com a conservação da natureza. Para tal, o profissional projeta tecnologias para evitar que o meio ambiente sofra danos causados pelo ser humano. O curso está em alta nos últimos anos em razão da preocupação ambiental que vem ganhando força na sociedade.
Leia como é o curso de Engenharia Ambiental
Oceanografia
A oceanografia é a ciência que investiga as características de mares, rios, lagos e oceanos. Ela oferece uma formação técnico-científica para pesquisar os seres animais e vegetais, o ambiente e os processos marinhos. O oceanógrafo coleta e interpreta informações sobre a biodiversidade marinha, os fenômenos climáticos e a composição dos solos e da água.
Saiba mais sobre o curso de Oceanografia
Engenharia de Alimentos
A Engenharia de Alimentos trabalha com as principais técnicas para garantir um processo saudável e de conservação dos alimentos em uma indústria. O engenheiro de alimentos é quem supervisiona as etapas de produção de um alimento desde a sua fase inicial até a distribuição. O profissional também está apto a desenvolver embalagens para os produtos, planejar processos de produção e até mesmo criar novos tipos de alimentos.
Entenda como é o curso de Engenharia de Alimentos
Zootecnia
Zootecnia é uma boa opção para estudantes que gostam de cuidar de animais, mas não se identificam com a parte clínica e preferem o campo ou áreas ligadas à nutrição, alimentação e administração. O curso também agrada os que preferem trabalhar com produção animal em vez de doenças, e possuem perfil empreendedor. Além de habilidade com ciências exatas, é recomendável que o profissional tenha raciocínio espacial, aptidão mecânica, habilidade numérica, interesse por atividades científicas, pró-atividade e saiba trabalhar em equipe.