Dicas de como estudar para o Enem

Especialista compartilha dicas de como estudar para as provas do Enem
Por Lucas Afonso

Estudante negra jovem estudando
Utilizar diferentes ferramentas de estudo e montar um planejamento estão entre as dicas.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Como estudar para o Enem? Essa é uma dúvida que surge para muitos candidatos que desejam fazer a principal avaliação de ingresso ao ensino superior no país.

Os estudos para o Enem exigem dos estudantes dedicação, compromisso e foco ao longo de um processo de preparação permeado de abdicações.

O Brasil Escola conversou com o professor e palestrante João Lucas Barban Ruiz que compartilhou dicas e orientações importantes para quem irá iniciar os estudos ou está estudando para o Enem. 

Veja abaixo dicas de como estudar para o Enem:

  • Desenvolva um plano de estudos;

  • Faça revisões semanais e mensais;

  • Saiba os temas que mais caem nas provas;

  • Teste diferentes ferramentas de estudo;

  • Tenha cuidado com o sono, alimentação e corpo;

  • Saiba utilizar o celular a favor dos estudos.

Confira: Tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2023

Tópicos deste artigo

Plano de estudo para o Enem

O plano de estudo para o Enem é um dos maiores desafios para os vestibulandos, na opinião de João Lucas. O básico, para ele, é que que os estudantes tenham as melhores condições para estudar antes de iniciar o planejamento e organização.

"É importante uma alimentação que favoreça a disposição e não provoque cansaço ou sonolência. É importante que a quantidade e qualidade do sono estejam ajustadas. E é importante que o estudante faça exercícios físicos regularmente. Tais aspectos devem ser inegociáveis para que o estudante atinja sua melhor performance. Se ele fizer isso, vai ser muito mais eficiente no tempo que tiver ao seu dispor para os estudos."

É interessante se ater à gestão do tempo, já que este fator é um aspecto que influencia no momento de responder às provas do Enem.

Para isso, o estudante deve delimitar o período em que ele estudará cada aula e ficar cada vez melhor dentro deste tempo. Os tempos de estudo devem ser definidos e delimitados como se fossem peças de quebra-cabeça que são encaixadas ao longo da semana. 

Caso as peças não se encaixem durante a semana, o sábado e o domingo podem ser utilizados para os estudos. Entretanto, é fundamental não abrir mão dos aspectos inegociáveis, para o professor João, que são o sono, terapia, exercício físico e a alimentação. 

"Mesmo que o aluno tenha pouco tempo de estudos, ele jamais pode decidir dormir menos para tentar estudar mais. É durante o sono que nós memorizamos. Trocar o sono por estudar é paradoxal. Trata-se do maior erro que qualquer estudante possa cometer. Aconteça o que acontecer, 8 horas de sono por noite tem que ser inegociáveis."

Revisões semanais e mensais

As anotações feitas sobre os conteúdos das videoaulas de revisão e listas de exercícios podem ser utilizados como forma de rever os temas estudados ao longo da semana e também do mês.

Para João Lucas, esse método é imprenscindível para reduzir o esquecimento das matérias. 

Contéudos vistos em sala de aula

A aulas do ensino médio são essenciais ao longo do processo de estudos para o Enem. O professor João Lucas destaca que em provas como o Enem, não se cobra todos os conteúdos vistos nessa etapa do ensino, e sim temas que estão hierarquizados em uma ordem de prioridade.

Isto quer dizer que alguns assuntos costumam cair com mais frequência nas provas do Enem. Os professores em sala de aula são importantes para o direcionamento dessas temáticas.

Fique por dentro: Os temas que mais caem nas provas do Enem 

Ferramentas de estudo para o Enem

É interessante o estudante testar diferentes ferramentas de estudo para o Enem e perceber qual ou quais são mais interessantes para a sua realidade e sua forma de estudar. 

João Lucas lista opções como:

  • Realização de exercícios;

  • Resumos de conteúdos, temas e assuntos das disciplinas;

  • Anotações das aulas.

O professor destaca a importância das listas de exercícios nesse processo. O estudante deve buscar responder as questões da forma mais rápida possível, dentro de um modelo de simulado de tempo, para que possa treinar para a condição do exame. 

As provas anteriores do Enem podem ser uma excelente opção de estudo para a avaliação, principalmente quando estiver faltando pouco tempo para o dia das provas, pontua João.

Confira: Página de exercícios sobre diferentes conteúdos no Brasil Escola

Alimentação e as provas do Enem

Confira no vídeo abaixo as dicas do professor João Lucas sobre os cuidados com a alimentação no Enem: 

Uso do celular nos estudos para o Enem

"Herói e vilão", é assim que o professor João Lucas define o celular para o estudante.

Algo fundamental, que o educador alerta é que os estudantes devem desativar as notificações do celular, elas podem tirar a concentração no momento dos estudos. Assim, ele recomenda deixar em "modo avião".

Outra dica é limitar o tempo para as redes sociais e atividades de entretenimento no smartphone que podem tirar o foco.

Já em relação ao uso do aparelho como ferramenta de estudo, João menciona:

  • Utilizar o celular para a visualização de resumos em PDF;

  • Baixar listas de exercícios;

  • Assistir videoaulas para compreender ou revisar a matéria;

  • Acompanhar influenciadores digitais da área da educação que podem compartilhar dicas interessantes para os estudos.

Outro ponto importante é a oportunidade de poder estudar em grupo por meio da internet e do celular.

Nesses espaços é possível as trocas de arquivos e conteúdos sobre as matérias interessantes que podem ser úteis para diferentes pessoas. 

Outro ponto que João destaca é o estudo ativo a partir da explicação. Quando se explica algo para alguém se exige "muito mais conexões neurais do que apenas ler uma teoria ou assistir uma aula (estudos passivos). Toda  vez que você escreve alguma coisa ou explica um assunto para alguém, a sua memorização vai “nas alturas”. Estudar em grupos pode estar incluso na jornada de um estudante de sucesso."

 

O professor João Lucas é autor do livro Manual do Estudante - Guia Prático: Tudo o que vai além dos estudos e que você precisa saber.