Dia da prova do Enem 2023

O dia da prova do Enem 2023 será nos domingos 5 e 12 de novembro, à tarde, em todo o Brasil.
Por Silvia Tancredi

Calendário do Enem 2023 com informações sobre o dia do Enem, bem como as datas das inscrições e resultado.
As provas do Enem serão realizadas em várias cidades do Brasil.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A prova do Enem 2023 acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o Brasil. No primeiro dia, o exame ocorrerá das 13h30 às 19h e, no segundo dia, das 13h30 às 18h30.

No dia do Enem, os estudantes precisam organizar-se e planejar suas ações com os mínimos detalhes. Afinal, é um dia importante no qual o estudante mostrará todo o conhecimento adquirido no ensino médio e que pode resultar no ingresso ao ensino superior.

Para poder planejar o dia da prova do Enem com tranquilidade, é necessário saber o que se deve fazer antes, durante e depois, além de conferir as outras datas importantes do cronograma do exame.

Leia também: Quais são os temas que mais caem na prova do Enem?

Tópicos deste artigo

O que é o Enem?

O Enem é uma prova educacional que os estudantes que terminaram o ensino médio fazem para poder ingressar no ensino superior.

As provas do Enem são aplicadas em novembro em todo o Brasil. O exame é formado por uma redação e 180 questões objetivas de conhecimentos gerais. Para saber mais sobre a prova e como ela acontece, clique aqui.

Como fazer a inscrição no Enem?

A inscrição no Enem 2023 deve ser feita na Página do Participante entre os dias 5 e 16 de junho. Os inscritos devem pagar taxa no valor de R$ 85.

Primeiro, o candidato deve fazer uma conta no Portal Gov.br para, em seguida, fazer o cadastro na página do Enem.

No momento da inscrição no Enem, o estudante deve apresentar os seguintes dados:

  • nome completo;

  • CPF;

  • data de nascimento;

  • nome da mãe ;

  • dados pessoais (sexo, raça, estado civil e nacionalidade);

  • endereço e contato;

  • atendimento especializado e uso do nome social;

  • opção de língua estrangeira;

  • escolaridade;

  • cidade de realização da prova;

  • questionário socioeconômico.

Para conferir um passo a passo de como fazer a inscrição, clique aqui.

O que fazer um dia antes da prova do Enem?

Antes da prova do Enem, deve-se organizar alguns itens, como:

  • separar o material que se deve levar para as provas: documento, caneta esferográfica transparente de tinta preta e algum alimento e bebida;

  • conhecer o local onde será aplicada a prova do Enem;

  • checar o melhor meio de transporte e o melhor trajeto para chegar ao local de prova;

  • descansar para controlar a ansiedade e relaxar a mente e o corpo, uma vez que o Enem é uma prova longa e cansativa.

O que fazer no dia da prova do Enem?

No dia da prova do Enem, o estudante precisa organizar seu tempo para chegar ao local de prova com antecedência. Os portões das escolas são abertos uma hora antes do horário de início do exame.

Nutricionistas recomendam que, nesse dia, o aluno faça uma refeição leve, mas nutritiva ao mesmo tempo, para enfrentar as mais de 5 horas de prova.

Outra dica é usar roupas leves e confortáveis para fazer a prova do Enem. A organização do exame não permite que o aluno use acessórios como relógios, bonés, gorros, entre outros.

Vale lembrar que o participante pode levar o celular para a prova, mas, antes de entrar na sala, deve desligá-lo e inseri-lo em uma embalagem fornecida pelo fiscal de sala. Caso o aparelho toque, o inscrito estará eliminado.

O que fazer durante a prova do Enem?

Durante a prova do Enem, o estudante deve manter a postura adequada e fazer alongamentos ao longo do tempo, assim sentirá menos tensão e cansaço.

Ainda durante a prova do Enem, especialistas da área de saúde aconselham que o aluno faça exercícios respiratórios para tentar aliviar a ansiedade.

Por fim, o inscrito deve controlar o tempo de prova do Enem. Ele deve se lembrar que precisa responder às questões objetivas e, depois, preencher o cartão-resposta.

A redação é aplicada no primeiro dia de prova do Enem. Então, nesse dia, o estudante também precisa separar mais tempo para passar o rascunho a limpo.

Quais são os horários da prova do Enem?

Em tempo: veja os horários das provas do Enem a seguir.

  • 1º dia: das 13h30 às 19h

  • 2º dia: das 13h30 às 18h30

Como estudar para o Enem?

A melhor forma de estudar para o Enem é resolver as provas anteriores, recomendam professores e alunos que tiraram notas altas no exame educacional. Ao fazer as provas antigas, o estudante deve anotar o que errou e, em seguida, estudar o assunto que foi cobrado.

Outras formas de estudar para o Enem são fazer simulados, ler artigos de professores sobre assuntos específicos de cada disciplina, conferir dicas sobre as provas, analisar depoimentos que estudantes que se deram bem no exame e, ainda, assistir a videoaulas sobre temas que geram dificuldade.

 

Por Silvia Tancredi
Jornalista